Por Dora Paiva
@dorapaiva51
A pergunta que não quer calar é a seguinte: SERÁ QUE TODOS MERECEM TER UMA SEGUNDA CHANCE? Essa mesma pergunta, é o foco central do livro “Uma Segunda Chance” , da Collen Hoover. Escritora nascida no Texas, Estados Unidos, autora de diversos livros, inclusive alguns best seller e que se transformaram em filmes. Todos eles possuem uma abordagem sempre voltada, para os processos traumáticos e os relacionamentos tóxicos.
Mas afinal, o que consiste uma SEGUNDA CHANCE? Quando a deveremos dar para alguém? Quais consequências poderão advir? Uma SEGUNDA CHANCE, é a oportunidade de proporcionar a alguém, uma nova tentativa de algo que foi um fracasso, um erro ou uma grande decepção. Esse contexto pode acontecer em um relacionamento amoroso, em uma tarefa profissional ou numa convivência entre amigos.
Dar uma SEGUNDA CHANCE, envolve o RECOMEÇO de uma nova situação, de uma mudança comportamental e que em muitas das vezes, o resultado se não for muito bem processado pelas partes envolvidas, pode gerar um resultado decepcionante. Se há a possibilidade de uma SEGUNDA CHANCE, é por que houveram falhas em determinadas ações e atitudes anteriores.
Por ser uma estrutura muito complexa, devido algumas condições, que são necessárias para esse contexto, como por exemplo: o Perdão – a Confiança – o Arrependimento e o Aprendizado. É uma via de Mão Dupla, pois está na dependência da capacidade de Arrependimento de um, atrelada na capacidade de Perdoar, do outro.
COMO PODEMOS DAR AO OUTRO UMA SEGUNDA CHANCE?
1. NOS RELACIONAMENTOS AFETIVOS: nesse quesito, é primordial que se realize, uma grande avaliação na disposição para a mudança do comportamento e das atitudes, na relação. A sinceridade e a comunicação aberta, são fundamentais para eliminar as mágoas e os mal entendidos.
2. NO AMBIENTE PROFISSIONAL: aqui a palavra de ordem é Responsabilidade. Pois, é necessário assumir os erros e também demonstrar ter interesse em despertar a Confiança e o Respeito da equipe ou do grupo empresarial. Ser proativo nas contribuições, em favor da harmonia no espaço de trabalho, é norma fundamental.
3. NOS GRUPOS DE AMIZADES: esse contexto vai exigir um esforço e disposição de ambos os lados. Restabelecer a Confiança não é tarefa fácil. É uma construção gradual e progressiva. Avaliar o fato acontecido é constatar, se vale a pena dar essa SEGUNDA CHANCE.
A Vida não possui uma fórmula mágica, nem um manual de instrução. É preciso estar atento e vigilante aos comportamentos, atos e atitudes. Antes de dar a SEGUNDA CHANCE, se faz necessário observar, analisar e avaliar. Não basta querer, mas é primordial perceber mudanças no outro. Precisamos trabalhar o Perdão verdadeiro e ter a convicção de que o ato de dar a SEGUNDA CHANCE a alguém, é muito mais sério e complexo do que poderemos supor. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências Texto:
www.forbes.com.br
www.em.com.br
Imagem:www.pinterest.com.br
Dora Paiva é graduada em Geologia, pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e em Direito, pelo Centro Universitário Estácio de Sá – Campus Fratelli Vita – Salvador – BA. Pós graduada em Terapias Holísticas, pela FAMART – Minas Gerais.



