sexta-feira, março 29, 2024
Home Destaques Sibha e o Universo Paralelo

Sibha e o Universo Paralelo

Por Juninho Ouro Preto

A genialidade de escrever canções conectadas com vários universos e temáticas essenciais para a construção de uma ideia musical sólida é um grande desafio para muitos artistas em nosso país. Muitos desses artistas deixam de experimentar determinados elementos e a cada lançamento, temos mais ou menos uma ideia do material que está por vir. Artistas como Tom Zé, Carlinhos Brown, os mineiros da banda Pato Fu, e também a banda de Trash/heavy metal Sepultura já experimentaram conectar a sua sonoridade a capacidade de misturar elementos sem perder a sua identidade e o resultado foi super positivo entre os fãs e a crítica. Pois é moçada! É nessa perspectiva que a nossa coluna de música do Portal Som de Papo tem o prazer de apresentar para vocês leitores Sibha cantor, compositor, apresentador, um dos artistas mais completos do Brasil com um currículo musical vasto, muita experiência pela estrada nacional, internacional, mensagens fundamentais e atemporais para a nossa sociedade e que você precisa conhecer é claro.

HISTÓRIA
Artista brasileiro Sibha atualmente residindo em Florianópolis, Sibha é músico, compositor, produtor musical e agitador cultural. Com 30 anos na estrada da música desenvolveu e integrou diversos projetos musicais em Santa Catarina um deles e muito importante para a história da música catarinense foi a banda Primavera nos Dentes sendo um dos principais nomes da década de 90, dentro do cenário musical autoral local da época, foi reconhecida com prêmios nacionais como o terceiro lugar no primeiro Skol Rock e como vencedora da banda do mês de outubro de 1999 do programa Ultrasom da MTV São Paulo.
Em 1997 a banda lançou o seu primeiro CD O Parto. Com o final da Primavera nos Dentes Sibha monta a banda Sibha Terrero e a Esquina que trazia em sua bagagem ritmos e uma estética regional bem acentuada e dentre todos estes elementos trabalhava o ritmo do Cacumbi e do Catumbi, que são oriundos da cultura negra em Santa Catarina, o Catumbi do norte do estado de Santa Catarina no município de Araquari da região de Itapocu e o cacumbi do falecido Capitão Amaro do morro da Caixa continental, fomos a primeira banda a trabalhar o ritmo do Cacumbi e Catumbi dentro da cultura POP e depois deste trabalho musical estes ritmos se tornaram mais conhecidos por todos.
Em 2004 a banda lança o álbum Carnaval do Lixo com seis faixas. Entre 2013 e 2017 Sibha tocou como solista em bares em toda a grande Florianópolis, interpretando músicas de artistas consagrados da música brasileira, totalizando cerca de 600 apresentações. No final do ano de 2017 Sibha faz uma tour por 5 estados Brasileiros (Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia) com seu violão e mala-bumbo, levando em sua bagagem além de clássicos da música brasileira, suas músicas autorais, foram 5 meses na estrada e cerca de 100 apresentações, 45 somente na Bahia.

Ainda em 2017 Sibha foi convidado para participar do Festival Internacional de las Artes, realizado na cidade de Pando no Uruguay, somente dois trabalhos brasileiros estiveram presentes neste festival, uma foi a banda Yangos do Rio Grande do Sul que na época eram os ganhadores do Grammy latino e o outro artista a representar o Brasil e Santa Catarina foi Sibha já com sua banda e com um trabalho totalmente autoral e original. Em 2018 começa a gravar seu primeiro álbum chamado Lua Matrix Em 2019, Sibha lança 2 álbuns independentes um chamado Lua Matrix com 11 faixas e o segundo foi o Trance Regional com 10 faixas, ainda no mesmo ano lança mais 3 singles.
Em setembro de 2019 Sibha e com sua música já sendo transmitida por diversas rádios em diversos pontos da América latina e Espanha e com seu nome circulando pela cena under latino americana, Sibha foi convidado a criar um programa internacional de rádio que ficou denominado QUEMEN TODAS LAS BANDERAS, programa este falado em espanhol e criado para divulgar bandas independentes e emergentes de toda a América latina e foi ao ar por 3 países (México, Bolívia e Argentina), por 7 emissoras de rádio diferentes e com audiência em mais de 20 países.
No começo de 2021 Sibha encerrou o programa para gravar seus próximos álbuns e se dedicar mais a sua carreira musical. Ainda em 2020, em 30 de Julho Sibha lança seu terceiro álbum chamado de Cartas Atemporais, um álbum com 5 faixas inéditas que cantam realidades atemporais vivenciadas nos dias de hoje, além deste álbum um total de 6 singles ainda neste mesmo ano. Em fevereiro de 2020 Sibha lançou a música Submundo composta para fazer parte do quinto álbum da banda argentina Limbo Tecno Rock, em abril de 2020 Sibha lançou com a banda europeia da Polônia Mad in Poland a música/single Walk on By (caminhando por ai), onde foi convidado para produzir, participar da faixa e para produzir um lançamento internacional, em maio lançou o single Revolcon, música do compositor argentino Pablo Carrupan que convidou Sibha para produzir e participar da faixa, além de Pablo e Sibha participaram da faixa José Mansilla (Argentina) e Alice Quint (Colômbia) e em novembro lançou seu penúltimo single do ano chamado Mezcla de Acentos com as participações especiais de Max Montanari e Fábio Monty da Itália, El Ro da super banda Dezeus do Chile e Juan Abad da grande banda Los Proprios Locos da Colômbia. Para começar 2021, Sibha lançou a faixa single Em que frasco ficou a verdade faixa esta que contou com a participação da banda Lilith Lithium e em 05 de março lançou seu quarto álbum Nem cristão, nem ateu, contendo 11 faixas, sendo 10 inéditas e uma regravação da faixa A nova ordem mundial, que faz parte de seu terceiro álbum Cartas atemporais.


Hoje a música de Sibha está sendo transmitida por mais de 150 rádios internacionais em diversos países da América latina e também na Europa, com toda essa relevância Sibha é visto por produtores internacionais, por radialistas, por seus seguidores e músicos de diversos países com um artista relevante para a música independente autoral produzida hoje em dia, e com isso tem feito o nome Florianópolis ser escutado em diversos cantos da América latina. Sibha é um artista contemporâneo que mescla o regional com o global, que mistura percussão com beats eletrônicos, que canta a cultura e grita a favor do povo olhando por cima do véu que a matrix criada bem diante dos nossos olhos.
Bem vindos ao templo do universo paralelo de Sibha.

Carlos Alberto dos Santos júnior (Juninho Ouro Preto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Para uma boa Páscoa

Por Angelica Schianta  Uma das mais importantes, se não a mais importante celebração para os cristãos, é a Páscoa. Ela representa a ressurreição de Jesus...

Oração à Semana Santa

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  Pedimos ,a Deus nesse momento de luz, de paz de amor de União, que nos conceda muita luz saúde sabedoria. Que...

A Paixão de Cristo foi numa sexta-feira

Por Dôra Paiva SEXTA FEIRA DA PAIXÃO, é um dia voltado para uma grande reflexão, para todos nós. A palavra PAIXÃO, tem o significado de...

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...