quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques Silenciando o Ego?

Silenciando o Ego?

Por Dôra Paiva

Para uma melhor compreensão do contexto que envolve a estrutura do EGO, primeiramente se faz necessário conhecer o seu conceito e a sua definição, sob a ótica das Ciências do trato Psicológico. E afinal o que é o EGO? Como poderemos controlá-lo? É possível diminuir a sua ação sobre nós?
O conceito de EGO, foi criado pelo Pai da Psicanálise, o alemão SIGMUND FREUD. Ao criar essa conceituação, ele objetivava explicar o funcionamento da Mente Humana, isso a cerca de 100 anos atrás. Para ele, o EGO é aquilo que pode ser denominado de Razão e Senso comum. É a parte consciente responsável por interpretar a realidade, a percepção, a memória. Ele o chamava de Princípio da Realidade.
O EGO tem como sinônimos as palavras: eu; individualidade; personalidade. Por essa razão, ele vai dar origem a algumas expressões, bastante conhecidas e incorporadas a situações pessoais. São elas: Egoísmo; Egocentrismo; Egolatria dentre outras.
Para o escritor norte americano Ryan Holiday, “o EGO, é o pior inimigo do homem”. Inclusive essa frase dá título a um dos seus livros, que é considerado um best seller. Segundo o autor, o EGO é um adversário interno e poderoso que nos desafia todos os dias. Precisaremos aprender a destruí-lo, antes que ele nos destrua.
O EGO, faz parte de todos os seres humanos. Oi seja, ninguém pode ficar sem ele ou eliminá-lo. Porém na atualidade, ele passou a ser visualizado como o grande vilão da história. Ele passou a ser conhecido como sinônimo de Vaidade e Presunção. Mas será que é assim mesmo?
O EGO é a nossa personalidade. É a voz interna que vai sinalizar para nós o que é o bom e o que é ruim. Toda vez que agimos pensando que somos o melhor que o outro, estaremos agindo sob os auspícios do EGO.
Como poderemos silenciar e controlar os impulsos do EGO? A chave para esse novo ciclo, está no processo do Autoconhecimento e na conscientização de que estamos tendo atitudes exarcebadas e prejudiciais para com as pessoas. E é justamente nesse período que a assessoria de um profissional habilitado, é extremamente importante, para sanar e ressignificar essa situação.
Uma técnica muito utilizada por conta da sua eficácia, é buscar e encontrar a Paz interior, através do silêncio da voz que vem da nossa mente. E isso ocorre quando as influências negativas, tomam conta do nosso agir, trazendo grandes transtornos em nossa vida. As pessoas que deixam o EGO falar mais alto, tornam-se insatisfeitas consigo mesmo. Isso porque o EGO, está sempre desejando algo mais, ele está sempre querendo mais. Porém quando demonstramos a GRATIDÃO, pelo tudo que realizamos e conquistamos, é o sinal de que, o nosso EGO, não está tomando mais a direção da nossa vida. Esse controle que ele exerce sobre nós, pode nos transformar em uma pessoa egoica, egoística
A noção da compreensão do aqui e do agora, facilitará para que a nossa atenção esteja voltada para as coisas que estão ao nosso redor, que são as pessoas, as atividades e as vitórias. Quando esse nível de consciência, se infiltra em nosso ser, é a resposta que teremos, pelo fato de silenciados o nosso Ego. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências
Texto:www.eusemfronteiras.com.br
www.psicologo.com.br
www.significados.com.br
Imagem: www.eusemfonteiras.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...

Mariska Hargitay: há 25 anos numa mesma série

Por Nelsinho Toledo    O destaque de hoje é a atriz Mariska Hargitay , há 25 anos estrelando a prestigiada série de TV LEI &...

A importância dos Três Poderes na Constituição Democrática do Brasil

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) O Brasil é uma democracia representativa, onde os Três Poderes do Estado desempenham papéis fundamentais na governança e no funcionamento...