Por Dôra Paiva
Hoje 04 de agosto de 2023, vamos inaugurar um novo momento de encontro com a coluna Positividade. Agora estaremos no ar, às segundas e nas sextas-feiras. Esse novo contexto, foi em atendimento às inúmeras solicitações dos leitores e usuários do Portal Som de Papo. E como primeira matéria desse nosso novo encontro, estaremos abordando um tema que está viralizado em todo universo da mídia, seja televisionada ou cinematográfica. É um assunto que ganhou proporções gigantescas em todo os países, por onde ele transitou. Todo esse rebuliço, veio a trazer à tona, alguns questionamentos sobre a figura feminina, ao longo dos tempos. A Alma Feminina, tomou uma coloração rosácea e desprovida de identidade de gênero.
Estamos falando da saga de uma boneca, que tornou-se a mais conhecida de todo o planeta. Vamos dar conhecimento neste texto, aos elementos que estão atrelados à figura da BARBIE. Primeiramente, falaremos da sua origem, do seu “nascimento”. A boneca BARBIE, é uma formosa jovem senhora de 64 anos de idade. Nascida nos Estados Unidos, na cidade de Nova York. Ela foi idealizada por RUTH HANDLER, uma das fundadoras da famosa fábrica de brinquedos estadunidense chamada MATTEL. O objetivo dessa criação, foi para enriquecer as brincadeiras da sua filha Bárbara, que vestia as suas bonecas como se fossem mulheres adultas e não como bebês. Naquela época, as bonecas em geral, tinham o aspecto de um bebê recém nascido.
Desde a sua criação, a BARBIE criou um forte impacto na sociedade, pois ela surgiu para ser vendida como uma boneca inspirada na figura de uma mulher. Ou seja a BARBIE, foi a primeira boneca a surgir no mercado, sem ter a forma de um bebê. Os anos se passaram e esse brinquedo icônico, passou a fazer parte do universo infantil feminino. Toda essa caminhada de sucesso, ao longo dos anos, despertou no ambiente cinematográfico, a ideia de levar para a telona o mundo cor de rosa e perfeito da BARBIE.
Coube a Warner Bros, a tarefa de produzir o filme contando a história verdadeira da famosa boneca. Após o período o das locações, o filme foi lançado em Julho de 2023. Uma verdadeira avalanche de pessoas, lotaram as salas de cinema em todos os países, onde a película seria exibida. Foi, e está sendo um verdadeiro boom. Vários segmentos passaram a discutir sobre essa explosão gerada pelo filme. E dessa forma, um novo olhar mais criterioso e apurado, passa a começar a estudar os efeitos desse endeusamento à boneca. E assim, surgiu a ideia de se entender, conhecer e discutir a SÍNDROME DE BARBIE. E afinal o que é essa SÍNDROME?
A SÍNDROME DE BARBIE, surge da idéia de que é a “coisificação” da mulher, onde ela é influenciada a estar sempre servindo a alguém. Isso se deve ao fato de que a sociedade a colocou ao longo dos tempos, em posição de dependência de outrem. Essa conjunção, também veio a implantar dentre as mulheres, um padrão de beleza, que não corresponde com a estrutura corpórea de alguém. Essa postura vai incentivando às mulheres, estarem buscando um modelo de beleza tão perfeito, que beira à artificialidade. Causando em muitas mulheres a acreditarem que a beleza plástica, supera a inteligência e à competência profissional.
Essa SÍNDROME DE BARBIE, também faz pouso na estrutura da Vitimologia, onde as Mulheres, ao serem pressionadas, desprezam a sua dignidade e se posicionam como vítima incapacitante de exercer os seus direitos. Esse processo vem sendo muito discutido e debatido nas rodas sociais. Pois a Mulher não precisa ser um modelo de perfeição. Ela precisa assumir o seu corpo físico imperfeito, mas que é o seu elemento de trabalho. Precisa assumir os seus cabelos, sejam eles crespos, brancos ou escassos. É preciso ser autêntica e verdadeira. Assim como no filme, onde a BARBIE, sai do seu mundo perfeito e vai em busca do mundo real e verdadeiro. Nesse processo as Mulheres, se sentem um objeto, uma coisa que foi tratada para servir ao sexo oposto. Como se fosse uma boneca perfeita e manipulável.
Muito mais coisas poderíamos aqui citar, mas em outra oportunidade voltaremos a falar desse tema, que é polêmico e bastante questionador nas discussões em rodas de amizade. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências
Texto:www.vidaeacao.com.br
Imagem:www.brasil.elpais.com



