sábado, maio 18, 2024
Home Arte e Literatura Sombras tenebrosas e o vampiro Barnabas Collins

Sombras tenebrosas e o vampiro Barnabas Collins

Por Nelsinho Toledo

   As novelas feitas para a TV nos Estados Unidos são bem diferentes das novelas feitas no Brasil.

   Hoje vou comentar sobre uma novela americana (de terror)  da década de 1960 que marcou época e deu origem , entre outras produções  , a dois filmes  de longa metragem feitos para o cinema no início da década de 1970.

   Estou falando da novela DARK SHADOWS, exibida nos  Estados Unidos entre 1966 e 1971, pela Rede de TV ABC ,  com um total de 1225 capítulos (!) . Criada pelo cineasta Dan Curtis , a novela começou a ser exibida em 27 de junho de 1966 . Cada capítulo teve  em média 30 minutos de duração.

   A novela contava  a história da riquíssima e misteriosa  Família Collins, que morava na mansão chamada Collinwood, no Maine , EUA. 

   A matriarca da Família CollinsElizabeth Collins Stoddard,  foi interpretada pela famosa atriz Joan Bennett, que brilhou no cinema durante a Idade de Ouro de Hollywood.

   A novela não  teve a audiência esperada em 1966 e estava para ser cancelada. Mas quando o cineasta Dan Curtis introduziu elementos sobrenaturais à trama e  o vampiro Barnabas Collins como personagem ,  em 1967 , a novela tornou-se um grande sucesso.

 

   Barnabas Collins foi interpretado pelo ator canadense Jonathan Frid, que faleceu em 2012, aos 87anos de idade, na mesma cidade onde nasceu : Hamilton, Ontário, Canadá.

   Jonathan Frid foi muito  famoso no teatro e fez apenas dois filmes para o cinema : “Nas Sombras da Noite” (“House of Dark Shadows”) , de 1970 , baseado na novela “Dark Shadows” , e o terror “Seizure”, de 1974, dirigido por Oliver Stone. 

    No início da década de 1970, a TV  Bandeirantes exibiu no Brasil a novela “Dark Shadows”,  parcialmente . Em nosso país, a novela ganhou o título “Sombras Tenebrosas” . Os capítulos exibidos aqui foram dublados em português e concentraram-se basicamente em parte da história do vampiro Barnabas Collins , que ficou aprisionado num caixão acorrentado por 175 anos, desde o século 18  ,numa sala secreta na cripta da Família Collins. Um empregado da mansão, Willie Loomis, descobre essa sala secreta , onde ele pensa encontrar as jóias perdidas da família . E ele acaba libertando Barnabas de seu cativeiro. Barnabas, então, apresenta-se aos seus parentes do século 20 como um primo vindo da Inglaterra. E começa a fazer várias vítimas.

   Além do filme para o cinema “Nas Sombras da Noite”, de 1970 , sobre Barnabas Collins , a novela também inspirou a realização do filme “Maldição das Sombras”,  em 1971, este sem relação com o vampiro Barnabas Collins. O filme  “Nas Sombras da Noite” foi exibido na TV brasileira e foi lançado oficialmente em DVD aqui no Brasil pela distribuidora Versátil Home Vídeo, como parte do box “Vampiros no Cinema Volume 2”.

   Em 2012 , Tim Burton e Johnny Depp cometeram o grande erro de refilmar “Dark Shadows” para o cinema como uma comédia . Exibido no Brasil como “Sombras da Noite” , o filme teve Johnny Depp como o intérprete do vampiro Barnabas Collins. Esse é o único filme da dupla Burton e Depp que não aprecio.

   Meus amigos, peço que vocês conheçam meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meus programas  “Falando de Cinema”  inéditos, pela Rede SDP TV , todas as sextas-feiras, às 23 horas, horário do Brasil. Um abração a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...