domingo, setembro 26, 2021
Home Destaques Vamos celebrar as festas de fim de ano com muita saúde

Vamos celebrar as festas de fim de ano com muita saúde

Por Ana Lucia Reis.

O Natal está chegando, a nossa tradição é comemorar com muitas alegrias, saúde e paz entre parentes e amigos ao redor da mesa, sem dúvida, a comida é um dos grandes protagonistas das reuniões natalinas, porém não podemos deixar que as comemorações comprometam o nosso bem estar, é preciso manter o equilíbrio na dieta durante as festas de fim de ano, pois o exagero de determinados alimentos pode ser prejudicial para a saúde, portando aposte na alimentação saudável também durante o Natal e o Réveillon.
Não existe uma determinada regra, o importante é a quantidade e a frequência na hora de escolher o que vamos consumir nas celebrações natalinas. O segredo é o equilíbrio, se você fizer uma alimentação mais leve, com mais saladas, frutas, cereais e alimentos integrais durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros!
Então vamos seguir algumas dicas para não afundar a dieta e festejar sem culpas:
Escolha as comidas leves e saudáveis, vamos pensar em como fazer da ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes com menor teor calórico são bem-vindos a exemplo dos queijos brancos, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas são excelentes sugestões nas preparações dos pratos.
Uma importante dica é começar a refeição pela salada, que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.
O prato principal também não pode ser esquecido. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhados de cereais integrais a exemplo do arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico. O ideal é optar por uma porção de arroz, uma carne de ave (como o peru ou o chester) ou um peixe com molho natural, uma salada verde e uma porção de farofa de aveia por exemplo. Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas sem valor nutricional algum, prefira drinks sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como alecrim, hortelã e manjericão.
Para acompanhar, beba vinho de maneira moderada, essa bebida é rica em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e tem poucas calorias.
Cuidado com os aperitivos, alguns são vilões da ceia, como os queijos amarelos, salames, azeitonas, presuntos, calabresa. Uma opção saudável para petiscos são as torradas com pastas a base de ervas, de soja de diversos sabores, as castanhas, porém sem exageros.
Nas sobremesas, a prioridade é sempre das frutas, em especial da época, como figos, pêssegos, abacaxi, uva, ameixa fresca entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva e saudável.
Recomendo beber água, pois é o ideal para hidratar e degustar melhor os sabores das refeições natalinas, além disso, não fornece calorias!
É isso, espero ter contribuído um pouco na vida de cada leitores do Som de Papo durante todo esse ano aqui com a coluna de nutrição e ter orientado vocês na preparação de uma ceia de natal mais saudável e sem culpas!
Quero deseja-lhes uma abençoada e feliz noite de Natal e um Ano Novo de muita saúde, paz, amor, esperança e felicidades. Abraços!

Fontes da pesquisa:
www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/alimentacao-saudavel
www,globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Posso usar?

Por: Priscila Conti   Olá queridos leitores. Na coluna Plus Size de hoje, o assunto é: Posso usar? Quantas vezes nós mulheres Plus ficamos em dúvida do que usar...

P51 Rock Brasil – “Já não sei mais”

Por Juninho Ouro Preto A Capital paulistana é uma zona musical muito especial para o Brasil. São Paulo além de ser a maior metrópole brasileira...

Estilo Minimalista na Decoração

Por  Angelica Schianta No ano que passou de 2020, nunca passamos tanto tempo dentro de casa. Toda essa alteração trouxe novos modos de viver em...

MC G15 lança “Nunca Foi Amor” em parceria com Nattan, DG e Batidão Stronda

Por: Omar Silva   Single estreia o projeto “G de 15 em 15”, em que o artista lançará uma música a cada 15 dias. Nesta sexta-feira, 24...