quarta-feira, abril 24, 2024
Home Destaques Vamos celebrar as festas de fim de ano com muita saúde

Vamos celebrar as festas de fim de ano com muita saúde

Por Ana Lucia Reis.

O Natal está chegando, a nossa tradição é comemorar com muitas alegrias, saúde e paz entre parentes e amigos ao redor da mesa, sem dúvida, a comida é um dos grandes protagonistas das reuniões natalinas, porém não podemos deixar que as comemorações comprometam o nosso bem estar, é preciso manter o equilíbrio na dieta durante as festas de fim de ano, pois o exagero de determinados alimentos pode ser prejudicial para a saúde, portando aposte na alimentação saudável também durante o Natal e o Réveillon.
Não existe uma determinada regra, o importante é a quantidade e a frequência na hora de escolher o que vamos consumir nas celebrações natalinas. O segredo é o equilíbrio, se você fizer uma alimentação mais leve, com mais saladas, frutas, cereais e alimentos integrais durante o dia, pode comer um pouco mais na ceia sem preocupação, porém sem exageros!
Então vamos seguir algumas dicas para não afundar a dieta e festejar sem culpas:
Escolha as comidas leves e saudáveis, vamos pensar em como fazer da ceia uma refeição de baixa caloria. Então, os ingredientes com menor teor calórico são bem-vindos a exemplo dos queijos brancos, leite desnatado, proteína texturizada de soja, verduras, legumes, frutas são excelentes sugestões nas preparações dos pratos.
Uma importante dica é começar a refeição pela salada, que é rica em fibras, auxiliando na diminuição da absorção das gorduras dos outros alimentos e oferecendo saciedade.
O prato principal também não pode ser esquecido. As dicas são usar carnes brancas como o peru, chester, frango, tender magro e lombo, acompanhados de cereais integrais a exemplo do arroz com sete grãos, tendo assim grande valor nutritivo e pouco calórico. O ideal é optar por uma porção de arroz, uma carne de ave (como o peru ou o chester) ou um peixe com molho natural, uma salada verde e uma porção de farofa de aveia por exemplo. Enfeitar as receitas com tomate seco, castanhas, frutas naturais dão um visual diferenciado e um toque especial à ceia.
Evite o consumo de bebidas alcoólicas sem valor nutricional algum, prefira drinks sem álcool feitos com frutas, água gaseificada e ervas como alecrim, hortelã e manjericão.
Para acompanhar, beba vinho de maneira moderada, essa bebida é rica em antioxidantes que ajudam a combater o envelhecimento precoce e tem poucas calorias.
Cuidado com os aperitivos, alguns são vilões da ceia, como os queijos amarelos, salames, azeitonas, presuntos, calabresa. Uma opção saudável para petiscos são as torradas com pastas a base de ervas, de soja de diversos sabores, as castanhas, porém sem exageros.
Nas sobremesas, a prioridade é sempre das frutas, em especial da época, como figos, pêssegos, abacaxi, uva, ameixa fresca entre outros, complementam a refeição de forma nutritiva e saudável.
Recomendo beber água, pois é o ideal para hidratar e degustar melhor os sabores das refeições natalinas, além disso, não fornece calorias!
É isso, espero ter contribuído um pouco na vida de cada leitores do Som de Papo durante todo esse ano aqui com a coluna de nutrição e ter orientado vocês na preparação de uma ceia de natal mais saudável e sem culpas!
Quero deseja-lhes uma abençoada e feliz noite de Natal e um Ano Novo de muita saúde, paz, amor, esperança e felicidades. Abraços!

Fontes da pesquisa:
www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/nutricao/alimentacao-saudavel
www,globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...