Por Dôra Paiva
A Terapia Floral, é uma prática terapêutica desenvolvida pelo Dr. EDWARD BACH, na década de 30, através da utilização das essências das flores, colhidas das plantas silvestres. O seu objetivo principal, é fundamentalmente, promover a recuperação da saúde nas pessoas. Pelo fato de ser uma abordagem salutogênica, essa terapia tem como princípio básico, buscar as razões que levam alguém a desenvolver as doenças, sejam elas físicas, psicológicas ou emocionais.
O Dr. EDWARD BACH, foi um médico inglês que viveu no início do século passado, na Europa. Ele possuía especialização nas áreas da Bacteriologia e da Patologia, além de ter dedicado à sua carreira profissional, aos estudos e às pesquisas científicas. Quando trabalhou no London Homeopathic Hospital, ele teve a grande oportunidade de conhecer, a doutrina e os princípios do Dr. Samuel Hahnemann, considerado pelo seu trabalho extraordinário, como o Pai da Homeopatia. Encantado com o trabalho desenvolvido pelo seu Mestre, o Dr. Bach, ao longo dos seus estudos e apontamentos, descobriu que cada planta e cada flor, possuía um princípio ativo, que tem uma função única. Foi assim que ele desenvolveu os Métodos de Produção de Florais, com as fórmulas derivadas dessas flores, extraindo a sua essência e criando O Florais de Bach.
O Sistema Floral, criado e desenvolvido pelo Dr. Bach e é fruto de um estudo realizado entre 1928 e 1935. Esse Sistema é composto por 38 essências, mais um Remédio Emergencial, que é a união de 5 essências, e que deverá ser utilizado apenas em situações de caráter urgência. Ele dividiu esse Sistema em 3 grupos de florais. E esses grupos estão assim distribuídos:
Grupo 1. Dos 12 Curadores – eles são considerados como auxiliares no processo do desenvolvimento das qualidades da vida. Foram os primeiros a serem manipulados.
Grupo 2. Dos 7 Auxiliares- são aqueles para serem utilizados, nos casos dos desequilíbrios crônicos.
Grupo 3. Dos 19 Complementares- são aqueles que são utilizados para os grandes desafios e nos grandes traumas. E em paralelo, ele desenvolveu o Remédio Emergencial, cuja utilização está relacionada às situações de alto nível de estresse e desorientação emocional ou psicológica.
Os Florais, podem ser utilizados por qualquer pessoa, independentemente de sua idade, desde que o seu uso esteja sob recomendação e orientação dos profissionais habilitados para o serviço. Eles correspondem às alternativas que auxiliam no tratamento das doenças, como por exemplo: a ansiedade, a insônia e a depressão. Eles atuam e trabalham as emoções e não a doença em si. Vamos analisar uma frase dita pelo Dr. Bach, na qual está resumido todo o conteúdo, a ação e o trabalho dos Florais, em cada um de nós. A frase é: “A saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções”. Trocando em miúdos, ele quis nos dizer, que a doença e o sofrimento, acontecem com a desconexão da nossa essência divina. A saúde acontece, quando a personalidade estiver alinhada com a Alma. Os Florais equilibram as polaridades que existem em nós. Exemplo: a polaridade do Medo, é a coragem e a confiança.
Podemos usar o mesmo Floral, que outra pessoa está usando? A fórmula Floral, tem que ser personalizada, para fazer efeito. Daí a necessidade da intervenção de um terapeuta floral, para a prescrição e manipulação da essência a ser adotada. Como já afirmamos, os Florais, não trabalham com a doença, ele age no sentimento e na emoção. Ou seja, eles atuam na causa que possibilitou o aparecimento da sintomatologia. Duas pessoas podem estarem convivendo com crises de ansiedade ou insônia, ou seja, estarem vivenciando a mesma sintomatologia. Porém a causa primária que originou esse contexto, vai ser diferente em cada um. Por isso, antes de usar a Terapia Floral, é fundamental buscar as orientações com um profissional da área.
Os Florais, são grandes auxiliares para a estruturação dos relacionamentos; do trabalho; dos propósitos; da autoestima; da alimentação; do sono e do autoconhecimento. Eles equilibram a vida, a mente, os sentimentos e as emoções. “Precisamos voltar a ter sabedoria, para entender que dentro de nós, está a Verdade” – Edward Bach. Que bela reflexão, ele nos deixou.
Pois bem amigos, aí está uma pequena mostra dos benefícios, que a Terapia Floral, pode proporcionar a todos nós. Como ela é uma terapêutica complementar, não há restrições em sua utilização em conjunto com as prescrições alopatas. Desde que a mesma esteja sob orientação de um profissional plenamente capacitado, para esse desiderato. Na oportunidade, faço um convite a todos vocês, para conhecerem todas as maravilhas, que essa terapia poderá nos proporcionar. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.00
Referências:
Texto: www.essentia.com.br
Imagem: www.pinterest.com.br


