sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Vamos relaxar: alimentos que são calmantes naturais

Vamos relaxar: alimentos que são calmantes naturais

Por Ana Lucia Reis.

Em nossa rotina é importante manter uma alimentação saudável e equilibrada para melhor funcionamento do nosso organismo, o intuito da coluna de hoje é apresentar alguns alimentos que são considerados calmantes naturais que atuam no combate ao estresse, favorecendo assim o sono e fornecendo matéria-prima a qual o organismo necessita para fabricar neurotransmissores, que são substâncias químicas que regulam o humor e induzem ao relaxamento, provocando a sensação de bem-estar.
Porém para melhores resultados é importante introduzir esses alimentos nas refeições diárias. Confira abaixo algumas das fontes de nutrientes para melhorar o seu humor:
A aveia possui dois nutrientes que ajudam a reduzir o estresse. O primeiro é o triptofano, um aminoácido que regula os níveis de serotonina no cérebro, o que reduz a atividade do organismo, relaxa o corpo e facilita um sono mais tranquilo.
A linhaça é fonte rica em ômega 3, um ácido graxo que auxilia na regulação dos neurotransmissores o qual melhora a qualidade do sono e reduz a ansiedade, a irritabilidade e, até mesmo, na depressão.
Quem nunca falou em tomar um suco de maracujá para relaxar? A fruta é considerada um sedativo natural, graças à presença de passiflora em sua composição, é a folha da fruta que possui propriedades calmante que atuam no sistema nervoso como analgésicos e relaxantes musculares.
Na semente de gergelim é encontrada uma grande quantidade de vitamina B6, nutriente que é importante na conversão do triptofano em serotonina, conhecida como o hormônio da felicidade, também auxilia na formação da melatonina, que estimula o sono.
O arroz integral é fonte de carboidrato de boa qualidade, importante para regulação de serotonina e melatonina. Por isso, o consumo de arroz integral ajuda no relógio biológico, o que confere sono à noite e disposição pela manhã.
Banana é uma aliada para quem deseja relaxar, possui um conjunto de minerais que promovem o relaxamento muscular e diminui a atividade cerebral, o que favorece o sono.
A Castanha-do-Pará possui propriedades antioxidantes e isso faz com que o grão seja importante no combate à depressão e à ansiedade.
Não é psicológica aquela sensação de prazer que o chocolate promove. A versão amarga (que possui, pelo menos, 70% de cacau na composição) é fonte de serotonina, o hormônio da felicidade. Por isso, o alimento é considerado boa opção para quem sofre com os sintomas indesejados da TPM.
O Alface possui uma substância que dá à folha a propriedade calmante é a lactucina, concentrada principalmente no talo.
Farelo de aveia e de trigo são fontes de magnésio, mineral que promove o relaxamento, também contêm vitaminas do complexo B (que regula o humor) e fibras, que dão uma força ao funcionamento intestinal e favorecem a síntese de serotonina.
O abacate além do magnésio, contém beta sitosterol, substância que atua na regulação do cortisol (hormônio do estresse), que deixa o corpo todo em ritmo acelerado. O abacate também dá uma força ao funcionamento intestinal, facilitando a síntese de neurotransmissores que melhoram o humor.
Frutas cítricas como, laranja, morango e kiwi, entre outras, são ricas em ácido fólico, potássio e vitamina C, nutrientes que atuam sobre o sistema nervoso, combatendo o estresse e o cansaço.
Nozes, amêndoas e castanhas-do-pará, elas fazem parte da turma de oleaginosas, ricos em magnésio, vitaminas do complexo B e triptofano, que contribuem para minimizar o estresse, combater a depressão e ainda induzem ao sono. Deve ser consumida com moderação, por conta das calorias que oferecem.
Lentilha, grão-de-bico e ervilha, são outras boas fontes de magnésio, mineral de importância fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso, contribui no alivio dos sintomas da ansiedade.
Então, por mais que seja estressante a situação, se controle e não se renda a tentação de comer doces esses alimentos só irá piorar o seu humor além de contribuir para o ganho de peso e desenvolvimento de doenças como a diabetes e doenças cardíacas. A dica para você é, consumir sempre alimentos naturais e nutritivos para uma vida mais relaxante! Abraços e até a próxima coluna.
Fonte de pesquisa:
www.jasminealimentos.com
www.uol.com.br/vivabem

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...