sábado, maio 18, 2024
Home Destaques Você conhece a FILOSOFIA IKIGAI?

Você conhece a FILOSOFIA IKIGAI?

Por Dôra Paiva

A palavra IKIGAI, em japonês tem o significado de “Razão para viver”. Ela é originária da ilha Okinawa, que se localiza ao sul do arquipélago japonês. Ela tem como principal objetivo, a elevação do nível do Propósito de vida e da Felicidade. Essa filosofia traz para todos os seus adeptos e seguidores, o desenvolvimento da busca pelo sentido de todas as nossas realizações. Trocando em miúdos, a Filosofia IKIGAI incentiva todos os dias às pessoas, a buscarem motivação para viver.

Ela delineia o caminho para a felicidade e para a realização do Propósito de vida, independente de crença ou religião. Para o povo japonês, todos nós possuímos um IKIGAI dentro de nós. Para tanto precisamos descobri-lo, torna-lo nosso e carrega-lo sempre conosco. Para eles, o IKIGAI é a filosofia para uma vida mais feliz. Descobrir o nosso IKIGAI, nos levará ao entusiasmo, à alegria e ao estado de excitação, que é chamado de Fluxo.

QUAL É A IMPORTÂNCIA DO IKIGAI? Essa filosofia tem como estrutura basilar, a revelação de um Propósito de Vida, como forma de se atribuir um sentido ao viver. Como nós vivemos em uma sociedade eminentemente imediatista e altamente veloz, o IKIGAI propõe que realizemos movimentos contínuos, voltados para uma maior motivação. Ele cultiva a meta de combate ao desânimo e ao desinteresse. Vai buscar nas pessoas, a possibilidade de uma vida plena e ocupada, através de pequenas coisas. A exemplo de fazermos uso de alimentação saudável, assim como também praticando exercícios físicos.

COMO O IKIGAI FOI IMPLANTADO? Para os japoneses, essa filosofia já era bastante conhecida. A prova disso, está na ilha de Okinawa, onde ela surgiu. Nesta área, o índice de longevidade entre os seus populantes, é muito alto e expressivo. É nela que se concentra a população mais velha do planeta, no vilarejo Ogimi. Esse vilarejo encontra-se lançado no Guinness Book, o livro dos recordes.

PORQUE A FILOSOFIA IKIGAI FUNCIONA? Se encontrarmos a satisfação e a motivação para a nossa vida, consequentemente as pessoas irão fortalecer o seu sistema imunológico. Dessa forma, o surgimento doenças e outros males, estará em baixa. Com esse padrão, as pessoas gozam de uma saúde plena. Vejamos agora, algumas das estruturas praticadas por esses habitantes, neste vilarejo.

1)Exercitam- se todos os dias, o corpo e a mente.

2)Se conectam em demasia, com a Natureza.

3) Conservam e mantém as boas amizades.

4) Cultivam hábitos salutares para o corpo, do tipo alimentação mais frugal, bebem muita água durante o dia, evitam o excesso de bebidas alcoólicas.

5) São praticantes das meditações e técnicas de relaxamento.

Por todo esse contexto, é que precisamos mais do que nunca, descobrir as coisas que nos proporcionam alegrias, satisfação e bem estar. Vamos procurar desacelerar e resgatar as boas vivências que tivemos outrora. Valorize-se perante os desfeitos e objetivos. Cuide-se. Pense nisso carinhosamente. Namastê!

Referências

Texto:www.fia.com.br

           www.ikigaibrasil.com

Imagem:www.filosofiaikigai.com.br

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Gilberto Romano       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...

Os Trapalhões: como tudo começou?

Por Teo Gelson  Os trapalhôes A primeira formação de “Os Trapalhões” tinha Renato Aragão (Didi), Wanderley Cardoso, Ivon Cury e Ted Boy Marino. O programa chamava-se...