sábado, abril 20, 2024
Home Destaques Você cuida de si, da mesma forma que cuida dos outros?

Você cuida de si, da mesma forma que cuida dos outros?

Por Dôra Paiva

 

Cuidar de alguém nunca foi e nem nunca será, uma tarefa simples e fácil. Isso porque, para esse processo se concretizar, se faz necessário que algumas qualidades sejam acionadas. Dentre elas estão: dedicação- responsabilidade- esforço e tempo disponível. Quando essa tarefa depende unicamente de uma pessoa, no caso você, essa energia empregada e esse tempo de dedicação, pode te levar ao desgaste.

Se perceber, o cuidador de outrem, vai aos poucos abdicando da sua vida pessoal e da sua saúde, para assumir essa função. Nesse contexto, em nome da imensa vontade de prover o outro em cuidados, negligenciamos com a nossa postura: a de ter o cuidado consigo mesmo.

Quando uma pessoa se habilita a cuidar do outro, sem sombra de dúvida, é um ato louvável e muito admirável. Isso porque, o momento que a nossa sociedade está vivenciando, vamos encontrando cada vez mais, pessoas egoístas e exclusivistas em si mesmo. Essas atitudes de cuidar do outro, assumem uma importância fundamental, para alguns. Porém a grande questão, a ser discutida, é que a maioria das pessoas que se habilitam, para essa missão, esquecem de olhar para si. Elas olham para o outro com muito carinho e dedicação, porém quase nunca para si. Elas nunca olham no espelho da vida, para verem-se nesse processo. Quem cuida do outro, precisa estar em boas a condições física, psíquica e emocional, para dar o devido suporte a alguém.

Por maior que, o cuidar do outro seja muito importante, é preciso entender que a vida de quem está cuidando também é. É necessário cuidar de si, para oferecer ao outro, uma qualidade de energia mais harmoniosa e renovadora.  Lembrem -se: ninguém dá ao outro, aquilo que não possui.

Quantas vezes encontramos aquelas pessoas que se autointitulam como “pau para toda obra”! Elas sempre se oferecem para ajudar em tudo, seja numa mudança de endereço, na preparação de um evento, no plantão com pessoas adoentadas etc. Enfim, elas se dedicam de forma tão exagerada ao outro. É aquela mãe que quer cuidar do seu filho e se esquece de arrumar a sua aparência. É aquela dona de casa, que em nome da organização do lar, deixa de fazer as unhas, de tratar do cabelo, de fazer uma depilação.  Ou seja, essa pessoa entra no processo de descuido total e desleixo para consigo mesmo.

Olhar para si, cuidar de si mesmo, não deve ter o significado de narcisismo, onde a pessoa só tem olhos para o seu próprio umbigo. Nem tão pouco, deverá ser chamada de egoísta e impiedosa, sendo considerada como alguém que não se importa com as pessoas.

Mesmo que possa doer a consciência, olhar para si, cuidar de si mesmo, não significa que iremos nos tornar um grande narcisista. Nem tão pouco seremos um egoísta e impiedoso, que não se importa com a vida dos outros. Antes de qualquer coisa, o Homem precisa ser bom para si mesmo. Tudo na vida começa em você, com você e para você.

Amar-se, é fundamental para o estabelecimento de uma relação saudável e prazerosa consigo e para com os outros.  Amar a uma outra pessoa, não significa que teremos que cuidar dela o tempo inteiro.  É necessário ter a consciência de que precisamos determinar os momentos do autocuidado. Cuidando de si e cuidando do outro ao mesmo tempo, é que iremos descobrir as nossas capacidades e potencialidades.  É preciso dosar na balança da vida e dos relacionamentos, as porções de cuidados para com cada um.

O autocuidado é importante para todos nós.  Com ele aprendemos a zelar pelo corpo, pela alma e pela nossa mente. Ele é fundamental para a manutenção do nosso equilíbrio e da nossa paz. Infelizmente, os seres humanos, tem pela frente um grande defeito cultural, onde apenas alguns conseguem observar.  Esse defeito é: dar muita atenção aos problemas físicos e esquecerem os problemas emocionais.

Se colocar em posição de olhar para si, não é Egoísmo.  É necessário que saibamos equalizar o equilíbrio entre o dar e o ser. Nos doamos demais ao outro, porém temos pouco cuidado conosco. Respeitem os seus limites, principalmente os do seu corpo e da sua mente. O Homem foi criado para exalar o seu perfume e espraiar a sua luz. Pense nisso carinhosamente. Namastê.

Referências:

Texto:  www. personare.com.br

              www. psicologiasdobrasil.com.br

Imagem: www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Brasileirão Feminino é destaque no fim de semana

Por Fernando Francisco  Neste final de semana teremos a terceira rodada do da Série A do Brasileirão e teve o início da Série B e...

Doação de sangue LGBTQIA+

                          Por Ramon Henrique            Doação de sangue LGBTQIa+...

Looks do evento AF CONEXÃO

Por Cibele Attallah  Olá Meninas!!! Olha Eu Aqui dando aquela passadinha pra mostrar um pouco do Evento AF conexão que Participei, sendo uma das Madrinhas....

Previsão que se tornou Precisão

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  @ciganaericadiassensitiva Muitas pessoas são avisadas através de previsões e não acreditam de imediato e só percebem que o que um dia...