quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques Você é um somatizador?

Você é um somatizador?

Por Auxiliadora Paiva

A sociedade mundial, vem ultimamente passando por uns períodos cíclicos de grande expansão, os quais vem afetando de forma grandiosa, a estrutura psicoemocional das pessoas. Isso porque vários eventos estão acontecendo, nos diferentes setores da nossa existência. Esses eventos que são classificados, como cíclicos e graduais, se apresentam sob diversas roupagens. Entre eles poderemos citar: o índice crescente da VIOLÊNCIA URBANA, que aparece motivada pelo alto índice de desempregos; o avassalador consumo de drogas ilícitas e agora no presente momento, o surgimento de um “inimigo” invisível, mortal e devastador. Esse “inimigo” que tem ceifado milhões de vidas, em todo o planeta, e que atende pelo nome CORONAVIRUS, o terror das multidões.
Todo esse panorama, vem aos poucos, afetando o nosso estado emocional e psíquico. A instalação desse contexto, traz para o nosso organismo inúmeras situações sintomatológicas, que pode ter como culminância, diferentes episódios de doenças. Esse quadro cada vez mais próximo de nós, vem proporcionando para todos, o surgimento de uma discussão muito proveitosa, e deverasmente polêmica, sobre um fenômeno que vem acontecendo com muita frequência na sociedade, que é o TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO.


E o que é o TRANSTORNO DE SOMATIZAÇÃO? É uma ação que irá desencadear uma série de sintomas, que se agravam e se transformam em doenças. O grande JAQUES LACAN, vem há muito tempo sinalizando para as pessoas que “ as doenças são verdades não ditas”. A Mente Humana, essa poderosa estrutura produzida pelo Arquiteto da Vida, pode ser um poderoso gerador de doenças, desde que não exista uma perfeita harmonia e equilíbrio do seu funcionamento. Essa condição instalada, é a grande facilitadora para a configuração de um quadro, que tende a se materializar fisicamente em diferentes formatos. Aquilo que não é trabalhado adequadamente pelo nosso mental, com certeza absoluta, se transforma em doença.
São várias as situações, que vão proporcionar a SOMATIZAÇÃO e ela consequentemente irá desencadear algum distúrbio orgânico. Esses elementos desencadeadores da dita SOMATIZAÇÃO, estão listados aqui nesta matéria como: a) uma doença de familiar; b) a separação de casal; c) uma perda do emprego; d) o falecimento de ente querido; e) o estresse do dia a dia.
Como resultado desse processo, poderão se manifestar os seguintes sintomas: 1) dores pelo corpo inteiro; 2) problemas nas articulações; 3) insônia; 4) baixa da imunidade; 5) dermatites e alergias em geral; 6) disfunção do sistema digestivo, dentre outros.


Todos esses transtornos, interferem de forma negativa, na performance de uma pessoa, seja na vida pessoal e ou profissional. Quem SOMATIZA sente os sinais no seu corpo, porém está longe de imaginar que esse processo, está lotado no seu Arcabouço Mental. Ou seja, são gerados na nossa Mente.
Quais são os cuidados que precisamos atentar, para não entrarmos na traumática faixa vibratória da SOMATIZAÇÃO? Veja a seguir alguns dos mais conhecidos e recomendados pelos profissionais que atuam na área afim.
Trabalhar na manutenção da faixa do Equilíbrio Emocional;
Buscar a prática de exercícios físicos, sob orientação;
Aprender e praticar os exercícios respiratórios;
Desenvolver em si a capacidade de Amar-se e Amar a vida.
É fundamental que possamos nos manter na Estabilidade Emocional. A SOMATIZAÇÃO é a culminância dos desequilíbrios emocionais, onde as Emoções vivenciadas, não foram devidamente compreendidas e ressignificadas. Pessoas que externam o que estão sentindo e o que pensam, tem mais facilidade de manter um relacionamento mais ameno e organizado, consigo mesmo e com o mundo ao seu redor.
Como esse episódio, trata-se de um processo complexo e desgastante, algumas pessoas necessitam de um acompanhamento terapêutico, com maior brevidade, ao ser identificado o seu primeiro sintoma. Portanto, mãos a obra, ponha para fora todas as questões inconvenientes e incomodadoras. Não retenha as dores e insatisfações e sim as situações positivas e renovadoras que se apresentam para nós. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Referências:
Texto:www.uol.com.br
Imagem: www.psicologiaviva.com.br
www.br.pinterest.com

1 COMENTÁRIO

  1. Na mosca!
    Todos, por menos que tenhamos alguma proximidade com este tema sabemos que esta é uma verdade, entretanto onde encontrar coragem? Nós nos encapsulamos entre nossas próprias desculpas e perdemos a disposição para enfrentar esta “doença”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...