sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Você sabe  lidar com os Espaços Vazios, existentes  em sua vida?

Você sabe  lidar com os Espaços Vazios, existentes  em sua vida?

Por Dôra Paiva

 

Quando falamos ou pensamos em  Espaços Vazios, no nosso pensamento, chegam as imagens  e as sensações  de: ausência  de objetos, de pessoas,  de sentimentos  e de emoções.  Um espaço vazio é  a representação  de falta de ocupação espacial, de inércia  e da ausência  de criatividade.  Nele falta algo ou alguém  que seja muito  importante  e nos ajude a (re)pensar a vida. Assim como no mundo físico, existem os vazios, na nossa Alma. Eles também  se fazem  presentes em nossa existência, no nosso dia a dia

E O QUE SÃO  ESSES ESPAÇOS VAZIOS  NA NOSSA VIDA?

Esses espaços, aparecem em nossa vida, quando sofremos uma decepção,  frustração, separação,  enfim, quando há um desenlace.  Em muita das vezes,  os espaços vazios,  são essenciais para que possamos  repensar e  repaginar  a nossa vida. Eles podem servir como um processo de pausa em nossa existência.  Costumo sinalizar  na Terapia, com os meus atendidos, sobre essa sistemática,  fazendo uma  analogia  da situação, com um reservatório de água abandonado. Nesse reservatório, ao longo dos anos, vamos acrescentando  a água, simplesmente para manter  o seu nível. Um certo dia, resolvemos fazer a limpeza total do mesmo, como medida profilática de higienização. Assim retiramos toda a água lodosa, lavamos o seu interior e enchemos com água limpa e higienizada. Eis aí  todo o processo  que envolve os denominados Espaços Vazios. Ou seja, eles existem para serem ocupados.

COMO PREENCHER OS ESPAÇOS VAZIOS EM NOSSA VIDA?

A Logosofia, é uma ciência que nos ensina, através dos seus postulados, a entender  o por quê  e  o sentido dos Espaços Vazios,  em  nossa  vida. Ela nos informa  que o preenchimento  desses espaços,  passa por primeiro  pelo processo  do conhecimento de si próprio. Mostrando também, que esse preenchimento  está  latente  dentro  de nós. O que buscamos no nosso exterior,  para essa ocupação espacial, está dentro de cada um. Bastando apenas  acessar a bússola direcional.

O vazio pode e deve ser preenchido  tranquilamente  e com harmonização,  desde que saibamos ocupar esses espaços, com coisas boas e gratificantes. Assim evitaremos o acúmulo  de lixo energético,  tão comum na ocupação  dos nossos Espaços Vazios. Poderemos até  fazer esse preenchimento, com algumas coisas materiais, com algum tipo de trabalho,  com relações  amorosas e com outras “cositas más”.  Porém,  esses artifícios apenas irão  saciar e preencher  os vazios, momentaneamente. Visto que, não realizamos a tarefa  principal,  que é  a integração  da nossa parte através  do processo  do autoconhecimento.

QUAIS SÃO AS FORMAS  DE PREENCHIMENTO  DOS ESPAÇOS VAZIOS?

Sabemos de antemão,  que esse processo  de preenchimento  dos Espaços Vazios, é  uma estrutura pessoal, é  uma conquista de cada um.  Mostraremos aqui, apenas as 5 formas mais utilizadas pelas pessoas, são  elas:

  1. Preencher os vazios internos, com coisas ou situações positivas e elevadas. Traga as coisas boas e gratificantes para junto de si.
  2. Refletir sobre o Modus Operandis da nossa vida. As vezes nos ocupamos tanto com coisas fúteis e  banais, que mal temos tempo de parar para entender, o que estamos sentindo e o que estamos vivendo.
  3. Reservar um espaço com grande atenção, para aqueles que estão  ao nosso redor. E vá ouvindo as suas angústias,  seus medos, suas idéias  e também as suas paixões, comparando  com o seu sentimento.
  4. Apreciar a natureza, com toda a sua beleza e força que ela nos oferece gratuitamente. Ela é o elemento renovador das nossas forças.
  5. Buscar ajuda na Psicoterapia, pois ela nos possibilitará  um verdadeiro  (re) encontro consigo mesmo. Peça a ajuda de um profissional.

Pois bem amigos,  aí está o verdadeiro roteiro, que possamos realizar o preenchimento  dos nossos Espaços Vazios. Que saibamos filtrar  e analisar corretamente,  todas as coisas que poderemos ter acesso e colocá-las nesse espaço,  que é  tão íntimo e tão pessoal. Que possamos decorá-lo com as coisas e situações  positivas e renovadoras, nos proporcionando a inauguração de uma nova etapa em nossa vida. Pense nisso carinhosamente.  Namastê!

os Espaços Vazios  na Alma, só são preenchidos  amando e não esperando ser amado”.   ( Ivânia D. Farias.)

 

Referências:

Texto: www.oficinadepsicologia.com

            www.agência.ecclesia.pt

Imagem: www.pinterest.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...