Por Dôra Paiva
A ALEGRIA e a FELICIDADE, são duas estruturas que sempre são bastantes questionadas pelas pessoas. Isto por que, as duas sempre se fazem presentes nos diálogos e questionamentos, da maioria dos humanos. Esses diálogos e questionamentos, mostram a falta do desconhecimento que ainda existe, sobre a essência de ambas e de como elas atuam na psicosfera do Homem. A quase totalidade das pessoas acreditam, que as duas sejam sinônimos. Será que isso é verdadeiro? Por isso é que escolhemos, trazer essa matéria através da coluna Positividade, visando dar uma melhor compreensão e desmistificar esses dois conceitos.
O fato de sentir ALEGRIA, não torna uma pessoa FELIZ. Por que será que isso acontece? Vamos explicar: a ALEGRIA, é um sentimento momentâneo e passageiro. Já a FELICIDADE, é um estado de espirito, que aos poucos foi sendo construído, através das nossas atitudes. Ela é construída paulatinamente, tendo como pano de fundo, as nossas decisões acertadas. A ALEGRIA, é um transbordamento da FELICIDADE. Enquanto que a FELICIDADE propriamente dita, está associada ao estado de bem estar. Ela é perene. Atualmente existe uma ciência que trabalha, de forma eficaz, a busca da FELICIDADE. Essa ciência altamente interessante, atende pelo nome de PSICOLOGIA POSITIVA.
E O QUE É A PSICOLOGIA POSITIVA?
É uma nova ciência que surgiu no final da década de 90, através dos estudos e das pesquisas de MARTIN SELIGMAN. Diferente da Psicologia Tradicional, ela busca implantar, nas pessoas a essência da FELICIDADE. E isso será possível, a partir do momento em que o Homem, executa a prática do Autoconhecimento. Essa nova foca ciência, nos aspectos ou elementos que podem trazer FELICIDADE às pessoas. Ela trabalha com ferramentas que possibilitam um maior conhecimento da Autorresponsabilidade, visando dessa forma, alcançar a plenitude e a satisfação pessoal.
FELICIDADE VERSUS ALEGRIA!
Essas duas palavras, são diferentes em suas essências. Vejam as constatações:
- A Felicidade é permanente. Enquanto que a Alegria é momentânea.
- A Felicidade é sentimento. A ALEGRIA é emoção.
- A Felicidade é baseada em acontecimentos A Alegria é satisfação interior.
- A Felicidade garante uma boa vida. A Alegria garante bons momentos.
COMO ALCANÇAR A ALEGRIA E A FELICIDADE?
A Alegria e a Felicidade, nem sempre andam juntas. São parceiras e irmãs, porém cada uma apresenta a sua principal característica. Como alcançá-las? Quais são os fatores contribuintes? Vamos citar alguns:
- Não cobre demais de si mesmo. O excesso de cobrança sobre si, faz com que a psicosfera ao seu redor, esteja repleta de sentimentos negativos. Consequentemente, vai implantar insegurança e limitações, no seu ser.
- Aceitação do passado. O passado já foi e não volta. É preciso investir no presente, como elemento de preparação para o futuro. Viva o seu momento atual.
- Elimine as pessoas nocivas, em sua vida. Essa qualidade de pessoas, são elementos de alta negatividade. Uma pessoa com essa característica, é um veículo de implantação de sentimentos negativos, na vida de qualquer pessoa.
- Execute exercícios respiratórios. Equilibrar a respiração, proporciona calma e tranquilidade. E muito mais, a respiração é o elo de equilíbrio entre o corpo e a mente.
Muitos não sabem, que possuímos armazenados em nosso corpo, os hormônios responsáveis pela sensação de prazer e bem estar. Eles são a Serotonina; a Endorfina; a Oxitocina e a Dopamina. Esse é o famoso Quarteto da Felicidade. Também conhecidos como neurotransmissores. Vamos acioná-los e transformar a nossa vida, em uma nova etapa de vivência. Pense nisso carinhosamente. Namastê!
Referências:
Texto: www.memed.com.br
Imagem:www.institutoholos.org.br




Bom dia eu amei entender o que é alegria e felicidade.
Eu vou feliz D+ graças a Deus
Parabéns e sucesso
Minha mãe ama esse tipo de assunto ela é muito positiva e maravilhosa