Por Dra Kátia Pretti
Se olha no espelho e se enxerga um “pandinha”?
Se você se identificou não fique triste!
Como biomedica esteta quero compartilhar uma informação; você faz parte de um grande grupo de indivíduos (homens e mulheres), que são acometidos pela indesejável “olheira”, conhecida cientificamente como Hiperpigmetação Periorbital, causada por alguns fatores.
Dentre os fatores mais conhecidos encontra-se a questão herança familiar, vascular, depósito de melanina na região inferior do olhos e o envelhecimento natural.
Estamos falando de uma patologia que tem causado importante impacto na qualidade de vida, estimulando a crescente busca por camuflagem, maquiagens e procedimentos estéticos como recursos para amenizar o aspecto de envelhecimento, cansaço, “pandinha”.
Pesquisas relatam que a indesejável olheira pode também estar relacionada com o seu estado de saúde.
Um artigo científico realizado na Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) – Porto Alegre (RS), Brasil, publicado Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):3028, apresenta os seguintes dados; 6,8%; dos indivíduos acometidos com hiperpigmetação periorbital apresentam; desvio de septo; 48,4%; ronco à noite, 15,1% asma; 44,7%; rinite,11,2%; dermatite atópica, 20,1%; respiração bucal, e 28,6% outro tipo de alergia.
O que nos traz o entendimento que os indivíduos que apresentam patologias ou alergias respiratórias estão diretamente propensos a se identificar com a imagem ilustrada nesse conteúdo.
Principalmente nesse período de Inverno, momento em que ficamos mais suscetíveis as temperaturas mais baixas, a nos concentramos em ambientes fechados, convívio com os bichinhos de estimação (cães, gatos), poluição, tabagismo, fatores que aumentam os índices de doenças respiratórias, como gripes, rinite, sinusite, contribuindo para o aparecimento da olheira.
Com tudo a intenção desse conteúdo é ampliar o seu conhecimento e entendimento sobre o assunto que te limitava a uma camuflagem para tentar esconder a aparência de “pandinha “.
Com essa maravilhosa informação compartilhada, quero te convidar a parar de se esconder com as camuflagens e maquiagens e vir em busca de entender qual a real causa de sua hiperpigmetação periorbital.
Gosto muito de um trecho escrito por Dagma Moreira;
” O conhecimento liberta, o medo aprisiona, de tal maneira que paralisa e gera o caos dentro de si. Liberte-se da ignorância!”
Esse é o meu convite para você, procure um profissional habilitado na área da saúde estética e liberte-se do que te aprisiona.
Agora você já tem conhecimento, só precisa descobrir a causa!
Referência;
– Id on Line Rev. Psic. V.11, N. 35. Maio/2017 – ISSN 1981-1179 Edição eletrônica em http:idonline.emnuvens.com.br/id
– Surg Cosmet Dermatol 2013;5(4):3028.
Contato para agendamento de consultas ON line ou presencial;
Tel: (11) 5196- 3881
Instagram; @_drakatiapretti