terça-feira, abril 23, 2024
Home Destaques Você se sente feliz ou simplesmente está contente?

Você se sente feliz ou simplesmente está contente?

Por Dôra Paiva  

 

Será que existe alguma diferença entre Ser Feliz e Estar Contente? De cara, logo acreditamos ser a mesma coisa. Porém, se aprofundarmos o nosso olhar, iremos perceber, que as duas são situações absolutamente diferentes. As suas características personalisticas, são muito precisas e completamente personalizadas. O Ser Feliz, está atrelado à noção de Felicidade, que é um sentimento pleno, profundo e pessoal. A Felicidade, tem a sua moradia no interior de cada um de nós. Ela independe do momento em que estaremos vivenciando, pois está firme e plenamente alojada em nosso Ser.

Já o Estar Contente, tem uma ligação muito intensa com a Alegria, que é uma estrutura momentânea e passageira.  A Alegria, é uma emoção, que se materializa em decorrência de um fato ou de uma ação que está sendo vivenciada. A Alegria, é um processo extremamente externo, pois apenas se concretiza, de acordo com o fato que está em vigência.

A Felicidade é perene, ou seja, ela sempre estará presente em nossa vida, pois é uma construção da nossa Alma. Poderemos estar tristes, descontentes ou desolados com alguma situação ou algum fato, porém continuaremos sendo felizes. A Felicidade é Ser, enquanto a Alegria é Estar. O Ser, é constante e o Estar, é momentâneo.

Vamos exemplificar, para um melhor entendimento: João, conseguiu um trabalho que é muito gratificante materialmente. O salário muito favorece ao cumprimento das suas obrigações e compromissos financeiros. Mas intimamente, João não se sente gratificado pela sua função. Como se explica essa situação? Obviamente ele está muito contente, com o seu serviço, porém não é feliz, falta aquele algo mais, para completar o processo de felicidade. Isso acontece em razão de que, há um ganho material, mas não há recompensa espiritual, que possa gerar uma completa satisfação íntima. Nessa função, o João defende a empresa que proporciona a ele, a estabilidade econômica.  Porém não facilita em nada, no seu crescimento pessoal, assim como também na prática da Empatia.

COMO SER É FELIZ?

Ser Feliz, não é estado de euforia. Às vezes nos questionamos, se realmente existe essa tal felicidade. Isso acontece, porque sempre associamos felicidade, à perfeição.  E sabemos que a perfeição não existe. Precisamos deixar de pensar que Ser Feliz, é ter a ausência de problemas, de perdas e de frustrações. Ser Feliz, é sentir prazer em desenvolver as nossas atividades diárias, com tranquilidade e harmonia. É saber superar esses problemas, as perdas e as frustrações, suavemente.  É saber lidar com as adversidades e encontrar as alternativas para superá-las. É saber dar a virada da chave e ressurgir das cinzas, tal como fez a Fênix. Ser Feliz, é poder depositar diariamente, uma moeda de gratidão, no grande e profundo cofre da vida. Ser Feliz, é compreender e aceitar que tudo o que temos e o que conquistamos, são passaportes para a felicidade.  E essas conquistas são estruturas que nos foram dadas por empréstimos, ou seja, provisoriamente, para nos possibilitar um crescimento e um amadurecimento. A Felicidade será toda nossa, desde que saibamos conquistá-la e mantê-la junto a nós. Sem pânico, sem estresse, sem tristezas, poderemos criar e desenvolver uma vida melhor.

CINCO DICAS PARA COMEÇAR A SER FELIZ!

1.Ter contato habitual com a Natureza. (Diariamente).

2.Cuidar da saúde física e mental. (Sempre).

3.Exercitar e praticar a Gratidão. (Obrigação).

4.Cultivar bons relacionamentos. (Fundamental).

5.Ser alegre, confiante e otimista. (Basicamente).

Caso não você não esteja conseguindo seguir e praticar esse roteiro básico, está chegando a sua hora de solicitar ajuda. E essa ajuda, deverá ser principalmente, de um profissional devidamente capacitado, para esse desiderato.  Com certeza absoluta, vocês dois em conjunto, agindo e interagindo em comunhão, encontrarão o caminho, a rota em direção ao Portal SER FELIZ.  Pense nisso carinhosamente.  Namastê!

“A gente só é feliz quando decide ser feliz. Ninguém nos traz felicidade ou nos faz infeliz. Esse poder está em nossas mãos”. 

    Autor desconhecido.

 

Referências:

Texto: www.pt.quora.com

            www.superela.com

Imagem: www.blogcantinhodasideias.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...