domingo, maio 5, 2024
Home Destaques O mês de Janeiro é branco. Por que será?

O mês de Janeiro é branco. Por que será?

Por Auxiliadora Paiva

Janeiro é o primeiro mês do ano e é um mês de grandes festividades, com inúmeras comemorações importantes. Entre elas estão: a Festa dos Reis Magos (06/1); a Lavagem do Bonfim (data móvel), em Salvador; o aniversário da cidade de São Paulo (25/1), dentre outros. Porém, o mês de Janeiro também foi escolhido para ser o mês de uma campanha de extrema importância, para todos nós. Estamos nos referindo ao JANEIRO BRANCO. Qual o principal foco dessa campanha? Por quê o mês de Janeiro, foi escolhido para descortinar esse contexto? Porquê será?
O JANEIRO BRANCO, foi idealizado pelo psicólogo LEONARDO ABRAHÃO, em 2014, no Estado das Minas Gerais. Essa campanha surgiu, visando chamar atenção das pessoas para a preservação da sua SAÚDE MENTAL. Essa articulação ocorreu em função do grande número de casos que surgiram em todo o Estado Mineiro. Iniciou-se como uma campanha regional e logo em seguida tornou-se nacional. E o que é a SAÚDE MENTAL? Muito embora seja confundida, com a DOENÇA MENTAL, ela faz parte de um contexto de vital importância, para as todos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a SAÚDE MENTAL, é o estado de bem estar, no qual uma pessoa consegue desempenhar as suas atividades, lidando com as adversidades da vida, de uma forma produtiva e equilibrada. Um ser Mentalmente Saudável, entende que na vida não existe Perfeição e que todos indistintamente, possuem Limites.
A SAÚDE MENTAL, tem tudo a ver com algumas estruturas basilares, entre elas listamos: 01. Saber lidar com as Emoções, sejam elas boas ou desagradáveis, pois devemos entender que elas fazem parte da vida. 02. Reconhecer e aceitar os próprios limites, buscando toda ajuda possível, quando houver uma necessidade premente. 03. Compreender e estruturar os desafios da vida, procurando solucioná-los, na medida do possível.
O por que da escolha do mês de Janeiro, para ilustrar essa campanha? Não foi ao acaso, pois o primeiro mês do ano, é justamente o mês onde as pessoas estão estabelecendo os planos para a mudança no estilo de vida. Com todo esse arsenal, as pessoas estarão mais fragilizadas, diante da grande reflexão, que sempre é realizada na “virada do ano”.
Todo ser humano deveria de forma incisiva, buscar fazer um pacto de vida, voltado para a sua SAÚDE MENTAL. Um pacto que evidencie a necessidade de estarmos cuidando da nossa Mente e atento às consequências advindas das situações adversas. Isso porque, estamos vivendo episódios extremamente estressantes e desorganizadores em função de uma Pandemia, dos altos índices de desempregos, do isolamento social e do pânico generalizado nas pessoas, para não contrair essa doença letal denominada Covid-19, que vem ceifando milhares de vidas em todo o planeta.
Esses fatores estão contribuindo de forma avassaladora, para que a SAÚDE MENTAL das pessoas, sofresse um grande e tenebroso abalo. Durante todo o ano 2020, fatos inusitados aconteceram, colocando em xeque o poder de controle e a manutenção de uma estrutura mental organizada e em equilíbrio. Durante esse período, pudemos observar o crescente e assustador número de Feminicídios em nosso país. Observamos também aumentar consideravelmente, os episódios de Suicídios e dos quadros depressivos. Ou seja, 2020 foi sem sombra de dúvidas, um grande teste para avaliarmos, como se encontra a nossa SAÚDE MENTAL.
Durante toda a nossa existência, sempre estaremos lidando com inúmeras emoções, que podem ser: Alegrias. Tristezas. Frustrações. Satisfação e Felicidades, dentre outras. São elas que vão determinar o nível da nossa SAÚDE MENTAL. Esse equilíbrio irá possibilitar o nosso Bem Estar e Harmonia. A manutenção dessa estrutura não é tarefa fácil, tendo em vista aos inúmeros problemas que vivenciamos na atualidade.
Zelar pela SAÚDE MENTAL é tarefa fundamental para a nossa harmonização. O grande problema detectado, é o preconceito e a discriminação ainda hoje encontrados. Tudo isso decorrente de uma grande confusão feita pelas pessoas. Elas confundem SAÚDE MENTAL, com Doença Mental ou Transtorno Mental. Daí a importância da campanha do JANEIRO BRANCO, para desmistificar todo esse processo. Assim sendo, em 2021, vamos fazer diferente e cuidar da nossa Casa Mental, em busca da Harmonia e do Bem Estar de todos nós. Como diz o velho e conhecido jargão popular “MENS SANA IN CORPORE SANO”. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Referências:
Texto: www.ostomais.com
www.einstein.br
www.imtep.com.br
Imagem : www.hospsagradafamilia.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente!
    Eu, particularmente tenho a impressão de que no início de todos os anos surge uma claridade. Talvez seja o espectro da esperança de que as coisas e as pessoas tenham aprendido com o ano anterior e então crio a expectativa de ver tudo melhorar, e isso me conforta.
    Levo essa expectativa por um tempo, até que se desfaz e então esqueço.
    Aí vc me faz lembrar deste sentimento… pelo que agradeço, porque me conforta e muito.
    Obrigado! Deus nos proteja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...