quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques O mês de Janeiro é branco. Por que será?

O mês de Janeiro é branco. Por que será?

Por Auxiliadora Paiva

Janeiro é o primeiro mês do ano e é um mês de grandes festividades, com inúmeras comemorações importantes. Entre elas estão: a Festa dos Reis Magos (06/1); a Lavagem do Bonfim (data móvel), em Salvador; o aniversário da cidade de São Paulo (25/1), dentre outros. Porém, o mês de Janeiro também foi escolhido para ser o mês de uma campanha de extrema importância, para todos nós. Estamos nos referindo ao JANEIRO BRANCO. Qual o principal foco dessa campanha? Por quê o mês de Janeiro, foi escolhido para descortinar esse contexto? Porquê será?
O JANEIRO BRANCO, foi idealizado pelo psicólogo LEONARDO ABRAHÃO, em 2014, no Estado das Minas Gerais. Essa campanha surgiu, visando chamar atenção das pessoas para a preservação da sua SAÚDE MENTAL. Essa articulação ocorreu em função do grande número de casos que surgiram em todo o Estado Mineiro. Iniciou-se como uma campanha regional e logo em seguida tornou-se nacional. E o que é a SAÚDE MENTAL? Muito embora seja confundida, com a DOENÇA MENTAL, ela faz parte de um contexto de vital importância, para as todos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a SAÚDE MENTAL, é o estado de bem estar, no qual uma pessoa consegue desempenhar as suas atividades, lidando com as adversidades da vida, de uma forma produtiva e equilibrada. Um ser Mentalmente Saudável, entende que na vida não existe Perfeição e que todos indistintamente, possuem Limites.
A SAÚDE MENTAL, tem tudo a ver com algumas estruturas basilares, entre elas listamos: 01. Saber lidar com as Emoções, sejam elas boas ou desagradáveis, pois devemos entender que elas fazem parte da vida. 02. Reconhecer e aceitar os próprios limites, buscando toda ajuda possível, quando houver uma necessidade premente. 03. Compreender e estruturar os desafios da vida, procurando solucioná-los, na medida do possível.
O por que da escolha do mês de Janeiro, para ilustrar essa campanha? Não foi ao acaso, pois o primeiro mês do ano, é justamente o mês onde as pessoas estão estabelecendo os planos para a mudança no estilo de vida. Com todo esse arsenal, as pessoas estarão mais fragilizadas, diante da grande reflexão, que sempre é realizada na “virada do ano”.
Todo ser humano deveria de forma incisiva, buscar fazer um pacto de vida, voltado para a sua SAÚDE MENTAL. Um pacto que evidencie a necessidade de estarmos cuidando da nossa Mente e atento às consequências advindas das situações adversas. Isso porque, estamos vivendo episódios extremamente estressantes e desorganizadores em função de uma Pandemia, dos altos índices de desempregos, do isolamento social e do pânico generalizado nas pessoas, para não contrair essa doença letal denominada Covid-19, que vem ceifando milhares de vidas em todo o planeta.
Esses fatores estão contribuindo de forma avassaladora, para que a SAÚDE MENTAL das pessoas, sofresse um grande e tenebroso abalo. Durante todo o ano 2020, fatos inusitados aconteceram, colocando em xeque o poder de controle e a manutenção de uma estrutura mental organizada e em equilíbrio. Durante esse período, pudemos observar o crescente e assustador número de Feminicídios em nosso país. Observamos também aumentar consideravelmente, os episódios de Suicídios e dos quadros depressivos. Ou seja, 2020 foi sem sombra de dúvidas, um grande teste para avaliarmos, como se encontra a nossa SAÚDE MENTAL.
Durante toda a nossa existência, sempre estaremos lidando com inúmeras emoções, que podem ser: Alegrias. Tristezas. Frustrações. Satisfação e Felicidades, dentre outras. São elas que vão determinar o nível da nossa SAÚDE MENTAL. Esse equilíbrio irá possibilitar o nosso Bem Estar e Harmonia. A manutenção dessa estrutura não é tarefa fácil, tendo em vista aos inúmeros problemas que vivenciamos na atualidade.
Zelar pela SAÚDE MENTAL é tarefa fundamental para a nossa harmonização. O grande problema detectado, é o preconceito e a discriminação ainda hoje encontrados. Tudo isso decorrente de uma grande confusão feita pelas pessoas. Elas confundem SAÚDE MENTAL, com Doença Mental ou Transtorno Mental. Daí a importância da campanha do JANEIRO BRANCO, para desmistificar todo esse processo. Assim sendo, em 2021, vamos fazer diferente e cuidar da nossa Casa Mental, em busca da Harmonia e do Bem Estar de todos nós. Como diz o velho e conhecido jargão popular “MENS SANA IN CORPORE SANO”. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Referências:
Texto: www.ostomais.com
www.einstein.br
www.imtep.com.br
Imagem : www.hospsagradafamilia.com.br

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente!
    Eu, particularmente tenho a impressão de que no início de todos os anos surge uma claridade. Talvez seja o espectro da esperança de que as coisas e as pessoas tenham aprendido com o ano anterior e então crio a expectativa de ver tudo melhorar, e isso me conforta.
    Levo essa expectativa por um tempo, até que se desfaz e então esqueço.
    Aí vc me faz lembrar deste sentimento… pelo que agradeço, porque me conforta e muito.
    Obrigado! Deus nos proteja!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...