Por Dr Gilanio Calixto
Você se considera uma pessoa TOLERANTE? Oferece tolerância ou exige tolerância?
A TOLERÂNCIA nos dias atuais parece ser algo incorreto, não mais vemos com frequências, parece ser tolo quem é tolerante. O mais fácil, infelizmente, na atualidade é ser intolerante, não aceitar determinadas circunstâncias e situações e revidar na mesma “moeda”.
Na vida espiritual ela é uma virtude que reflete o amor incondicional que DEUS tem por cada um de nós, pois através da tolerãncia conseguimos compreender as nossas limitações e diferenças nos outros, construir relacionamentos saudaveis, ambientes de respeito e de colaboração seja em casa seja no trabalho.
Quando somos tolerantes vivemos melhor, aprendemos a valorizar as diversidades e praticamos o perdão. É uma lei natural, Divina, e não temos como fugirmos dela, pois quando não toleramos não somos capazes de valorizar o outro, não conseguimos seguir em frente, ficamos lutando internamente conosco mesmo e vivemos numa constante insatisfação e inquietude.
Agir sem refletir, agredir com frequência é uma prova de intolerância muito presente hoje nas relações. Vivemos infelizmente na necessidade de combater idéias opostas constantemente, mas será que é necessário mesmo? Considerar-se superior aos outros é uma das caracteristicas das pessoas infelizes, insatisfeitas e intolerantes, jamais seremos pessoas espiritualmente iluminadas, ter paz interior se desenvolvemos um carater de intolerância, de não aceitação e de egoismo.
A TOLERÃNCIA é uma doutrina ensinada por Jesus, por isso, é biblico o conselho de “não julgueis para não serem julgados”. Em todos os livros e grande maioria das doutrinas religiosas tem como base de vida – a tolerância – abdicar da individualidade, do egoismo, do egocentrismo.
Podemos nos questionar: Como estamos alimentando o nosso espirito? Somos sinais de tolerância ou de intolerância no meio em que vivemos? Exigimos tolerancia apenas ou oferecemos tolerancia?.
Você conhece alguém que apenas pensa em si mesmo? Que como diz a frase popular:; “ só enxerga seu próprio umbigo”? Quase sempre são caracteristicas de pessoas intolerantes e inseguras e que apenas desejam resultados do outro e não de si mesmo.
No meu livro – “Degraus de Deus para uma Vida Nova” – ressalto a importância deste degrau da TOLERÂNCIA para uma mais plena e feliz.
Pense nisso!!!
Gilanio Calixto Velez
Advogado e Professor
Trecho do livro: “Degraus de Deus para uma Vida Nova” – Editora: Bailer Books
Autor: Gilanio Calixto
Advogado especialista em Direito Previdenciário e em Direito de Familia
Professor Universitário em Direitos Humanos e Educação Emocional
Palestrante Motivacional e de Carreira Profissional
Fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano – Crer & Ser – Metodologia e Projeto de Vida – Campina Grande – PB e Queimadas – PB
Perfil no Instagram: @gilaniocalixtoadv; @mcrereser
Email: [email protected] ; fone: (83).9.9866.3639