quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques A importância do Serviço Social na Educação

A importância do Serviço Social na Educação

Por Alexandre Nascimento dos Santos

Segundo a Cartilha “Serviço Social na Educação”, elaborada pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), no ano de 2001, a contribuição do Serviço Social consiste em: em identificar os fatores sociais, culturais e econômicos que determinam os processos que mais afligem o campo educacional no contexto atual, tais como: evasão escolar, o baixo rendimento, atitudes e comportamentos agressivos, de risco, etc. Estas se constituem em questão de grande complexidade e que precisam necessariamente de intervenção conjunta, seja por diferentes profissionais (Educadores, Assistentes Sociais, Psicólogos, entre outros), pela família e dirigentes governamentais, possibilitando consequentemente uma ação mais efetiva. (CFESS, 2001, p. 12).
Considerando a atual realidade apresentada nas escolas do país, comprovou-se a necessidade de atuação do assistente social nas escolas de ensino regular, e sendo assim, tramita-se no Senado Federal o Projeto de Lei 3688/2000, que “dispõe sobre a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica”. (BRASIL, 2014).
Deste modo, no âmbito escolar, o Assistente Social apresenta uma ação social centrada na vida dos alunos e suas famílias, tanto no ambiente escolar, quanto nos lares dos indivíduos. Cabendo ao profissional compreender a realidade das crianças e suas famílias, facilitando o trabalho de ajustamento e disciplinamento dos envolvidos. (SOUZA, 2005).
Vale salientar que o desenvolvimento das ações do Serviço Social no campo da educação fundamenta-se na Constituição Federal Brasileira de 1988, na Lei Orgânica da Assistência (LOAS – nº. 742 de 07/12/93), Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96) e Política Nacional da Educação/2000, o código de ética como norteador dos princípios fundamentais da pratica do Assistente Social, o CFESS-CRESS que especifica as seguintes ações para o campo educacional:
A garantia da qualidade da educação que deve pautar a atuação profissional se ancora na perspectiva de uma educação que contribua para emancipação humana e que não prescinde, para tanto, da apropriação, pela classe trabalhadora, do acervo cultural, científico e tecnológico produzido pela humanidade. Assim, como no desenvolvimento das capacidades intelectuais e manuais necessárias à construção de novas formas de produção, distribuição social da riqueza e sociabilidade, distintas daquelas que caracterizam a sociedade capitalista e que determinam o amplo processo de desumanização e de aprofundamento de todos os tipos de desigualdades e injustiças que vivenciamos nesse tempo de barbárie (CFESS-CRESS, 2011-2014, p. 44).
Enquanto politica pública, o Serviço Social tem como finalidade no campo educacional assegurar a educação como direito para todos, oferecer uma ampliação nos processos educacionais, inserir a sociabilidade como parte nos processos pedagógicos, garantindo aos sujeitos o acesso aos direitos socioeducacionais.
Sendo Assim, na perspectiva de fortalecimento do projeto ético-político, o trabalho do/a assistente social na Política de Educação apresenta como referência uma educação emancipadora, que contribui aos indivíduos o desenvolvimento de suas potencialidades e capacidades como gênero humano CFESS/CRESS (2012).

Alexandre Nascimento dos Santos
Pedagogo, Assistente Social, Graduando em História e Pós Graduado em Psicopedagogia Clinica e Institucional.
@alexandrepedagogia.oficial
@alexandrexnascimento

Fotografia:
https://www.instagram.com/p/CEgPGaFnisy/?igshid=1phlyfhuyb8nq

REFERÊNCIAS

SANTOS, A. N. A Importancia do Serviço Social na Educação. Simões Filho, 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Serviço Social.

ALMEIDA, N. L. T. Serviço Social e política educacional: um breve balanço e desafio desta relação. 1º Encontro de Assistentes Sociais na Área de Educação. Belo Horizonte, 28 março 2003, p.1-9.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 2012.
BRASIL, Código de Ética do Assistente Social. Brasília – CFESS, 1993
CFESS. A inserção do Serviço Social na Política de Educação na perspectiva do conjunto CFESS/CRESS. Revista Ser Social, Brasília, jan/jun. 2012.

1 COMENTÁRIO

  1. Percebe-se que apesar, da Lei ter sido sancionada aínda, faz-se necessário que os municípios, através dos gestores municipais, percebam a necessidade desses profissionais na área da Educação, de forma mais específica nas Escolas. Uma vez que entende-se que cabe a escola o papel de promover uma educação emancipadora e deixar o indivíduo , capaz de promover ações, que melhorem a qualidade de vida desses alunos e suas famílias! E o profissional, que estudou e se preparou para promover essa emancipação,da família é o Assistente Social, baseado no conhecimento da realidade, onde a Escola está inserida, seja capaz de Juntamente, com todos os envolvidos na educação, promover projetos que visem promover a realização de projetos sócio assistenciais e educacionais. Garantindo aos mesmos, garantindo a sociabilidade e a desumanização ocorrida nesses espaços! Tudo isso partindo da discussão do PP de cada Unidade de Ensino e do Projeto ético Político do Assistente Social, seja capaz de trabalhar com essas diferenças promover a integração Social!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...