Por: Henrique Couto
Muito se fala de Atendimento a Clientes nos dias de hoje, e na verdade a nova nomenclatura responde por Sucesso do Cliente. E essa área que deve cuidar dos Clientes da Empresa e tudo o que diz respeito a Satisfação do Cliente.
Primeiro quero informar que não adiantar ter uma área destinada ao Cliente, pois essa tarefa deve ser de todos, todas as áreas da Empresa devem ter orientação para a Satisfação do Cliente. Se isso não for possível, você não tem satisfação do Cliente na sua Empresa. E eu entendo que esse é o maior desafio de todas as Empresas. Sabem por quê? Porque enquanto o Cliente for encarado como um peso, um problema, um incômodo nas áreas, essa Empresa prova que não tem compromisso com a verdadeira satisfação do Cliente. Isso pode ser visto em parte, nos Processos que a Empresa possui, porém em outra parte importante pode ser confirmado na postura comportamental dos funcionários dessa Empresa. Temos muitos exemplos de pessoas que possuem compromisso com as pessoas, com os Clientes, mas não sei se isso resolve, porque estamos falando de uma Empresa e sua filosofia de trabalho, e de como ela reconhece verdadeiramente seus Clientes.
Esse compromisso começa na alta gestão, mas deve e precisa ser comum a todos os níveis hierárquicos da companhia, e em especial nas áreas onde o Cliente conversa claro, mas não somente nessas áreas que tem a responsabilidade de atender o Cliente. Pois se a TI, a Logística, o Financeiro, o DP não tiverem essa visão e comportamento, não teremos uma companhia voltada para o Cliente.
Sem isso, teremos práticas de marketing que fingem ser voltadas para a satisfação do Cliente, porém não uma filosofia de atendimento ao Cliente, com compromissos verdadeiros, escuta atenciosa, e soluções rápidas para resolver os problemas que essa empresa apresentar a eles: Seus Clientes!
Você que deseja empreender, cuide do seu Cliente, estruture processos voltados para o mesmo e desburocratize sua empresa, resolva as coisas de forma rápida e simples. Agindo assim você terá muito mais chances de ter sucesso no seu negócio.
Fonte das imagens: Blog da Qualidade e Evolux