sábado, maio 18, 2024
Home Arte e Literatura Carnaval no fogo: sucesso brasileiro com Anselmo Duarte

Carnaval no fogo: sucesso brasileiro com Anselmo Duarte

Por Nelsinho Toledo

   No ano de 2000, o ator e diretor Anselmo Duarte veio até a cidade de Sorocaba para ser homenageado num evento promovido pela FUNDEC,  onde foi exibido seu filme mais famoso como diretor, O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) , único filme brasileiro até hoje  a ganhar a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em 1963, o filme também concorreu ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira  , mas não ganhou o prêmio.

   Durante esse evento, eu tive a oportunidade de entrevistar  Anselmo Duarte para meu programa de TV e também bati um longo papo com ele. Vejam a foto que tirei com Anselmo nesse evento em 2000.

   Na entrevista, falei para Anselmo que minha chanchada favorita estrelada por ele foi AVISO AOS NAVEGANTES (1950). Anselmo, entretanto , me revelou que sua chanchada predileta era CARNAVAL NO FOGO (1949) ,produção da Atlântida  dirigida por Watson Macedo.

   O filme CARNAVAL NO FOGO é apontado por muitos como o real iniciador da chanchada moderna , cujo auge foi a década de 1950.

    Entre os números musicais do filme , incluídos na esperança de emplacar no carnaval daquele ano ou do seguinte, temos a estreia de canções de renomados compositores como Nássara e Wilson Batista (Balzaquiana) e Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira (Meu Brotinho e Me deixe em paz).

   Em CARNAVAL NO FOGO , quem faz o papel do galã é  Anselmo Duarte. Seu personagem encontra a carteira de um gangster, chefe de uma quadrilha que somente identifica seu líder pelo uso dessa mesma carteira. Resultado disso é que os bandidos  pensam que o “mocinho” vivido por Anselmo é o gangster, apenas porque ele é o portador dessa carteira. 

   CARNAVAL NO FOGO é valorizado pelas presenças de Oscarito e Grande Otelo, que se encarregam das trapalhadas que irão infernizar os bandidos vividos por José Lewgoy (em seu filme de estreia)  e Jece Valadão.

   A cantora Eliana Macedo, ou simplesmente Eliana, faz o papel da “mocinha”  em CARNAVAL NO FOGO . Também participou do filme Adelaide Chizzo, cantora e compositora que ficou famosa tocando acordeon.

   Em 1950, os astros de CARNAVAL NO FOGO :  Anselmo Duarte, Eliana, Oscarito, Grande Otelo, Adelaide Chiozzo  e José Lewgoy , estiveram juntos novamente  em AVISO AOS NAVEGANTES, chanchada que também foi dirigida por Watson Macedo.

   Anselmo Duarte faleceu no dia 7 de novembro de 2009, aos 89 anos de idade.

   Meus amigos, peço  a vocês que conheçam e se inscrevam em  meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho  e acompanhem meu programa FALANDO DE CINEMA, pela Rede SDP TV , toda sexta-feira, às 23 horas, horário de Brasília. Um abração a todos.

   

   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...

Inclusão LGBTQIA+

                                      Por Ramon Henrique       ...

Samba do Carmo comandada por Gominho

Por Gilberto Romano    Gominho vai comandar roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo neste sábado (18)   Intitulado de Samba do Carmo, o projeto que...

A Homossexualidade não é uma doença. A doença é a HOMOFOBIA!

Por Dôra Paiva Hoje, dia 17 de maio de 2024, comemoramos o Dia Mundial de Combate a HOMOFOBIA, a TRANSFOBIA e a BIOFOBIA. Essas denominações,...