sexta-feira, março 29, 2024
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Como devo me comunicar com meu público?

Por Thiara Meneses

 

Nessa matéria vamos continuar falando dos 4 passos para começar o Marketing Musical. Vamos aprofundar o terceiro tema que é justamente Comunicação.

Como devo me comunicar? Como estar em contato com meus clientes ou fanbase? Qual o caminho certo para eu me planejar? Essas perguntas e essa etapa se aplicam tanto para o mundo da música como para qualquer outra área.

O estudo preciso do público e as pesquisas são imprescindíveis para responder essas perguntas e começar a construção de um planejamento estratégico assertivo. Sabemos que  com o surgimento das redes sociais e com a pandemia, essas ferramentas se tornaram imprescindíveis para que a empresa ganhe visibilidade e alcance. A questão é, como e o que fazer?

A primeira coisa que precisa decidir é qual o objetivo. Que pode ser um ou mais, como por exemplo: aumentar o alcance ou o reconhecimento da marca; aumentar o engajamento da marca; direcionar os acessos para o site, whatsapp, blog ou loja virtual, gerar cadastro de possíveis clientes (o qual chamamos de leads), fazer atendimento online ou telefônico ou gerar conversas acerca da marca (o que também podemos chamar de buzz).

Como agora você já sabe quem é seu público, o que ele gosta de fazer, e como ele se comporta você vai escolher quais redes sociais utilizar para se RELACIONAR, com este público, é importante que você entenda a partir disso, qual a melhor rede para que esse relacionamento aconteça e você se comunique com seu público. Você não precisa estar em todas, isso pode ser além de muito dispendioso financeiramente, ser também muito desgastante para você lidar com todas as demandas e todas as questões emocionais, porque hoje, com minha experiência de consultoria, me deparo com muitos clientes que não se sentem confortável, por exemplo, em gravar vídeos, fazer coreografias, ou até mesmo tirar fotos. E isso não é uma regra para todos, não se obrigue a fazer tudo só porque a concorrência faz, o bom planejamento e a boa estratégia são para conectar o cliente ao seu negócio, se o seu negócio não é você e sua imagem, se você não é um influencer, artista, pessoa pública, então você pode encontrar outras formas de divulgar o seu trabalho.

Disto isso, sigamos em frente, é hora de pensar no conteúdo, quais conteúdos sua persona consome mais e que pode ser ponte para se conectar a sua empresa? Lembrando que um bom conteúdo não é aquele que fala apenas do seu produto e serviço, precisa pensar em conteúdo que leve informação, entretenimento, educação, e claro, vantagens para o público, falar de descontos, benefícios, promoções, funciona muito bem para lojas virtuais. Nessa questão é importante ir sentindo o que o seu público mais gosta, mais engaja e assim evoluir no que ele gosta mais. Ter um cronograma de postagens e uma linha editorial é super importante, pois o público se conecta com o visual, com a linguagem, representatividade e informação que as peças trazem no post. Capriche!!!

Agora que você já sabe tudo isso, parta para ação e acompanhe todo o processo. Primeiro decida se irá ficar no orgânico ou se irá investir no tráfego pago.  Nem todo mundo tem condições financeiras ou até mesmo conhecimento para realizar o tráfego pago, por isso esse profissional é muito cotado hoje no mercado. Independente do investimento financeiro ou não, é importante acompanhar as métricas e conversões, pois elas te darão norte para os próximos planejamentos.

Esses são os passos desta etapa, agora você precisa colocar em ação, testar seu público, testar seu conteúdo, sua audiência, engajamento e entender quais redes funcionam melhor e te dão o retorno esperado. É importante você não ter medo das avaliações, ajustes são sempre necessários e precisam ser feitos. Conhecer e entender o público faz parte de um processo desafiador, pois comportamentos mudam de acordo com tendências, por isso não existe fórmula mágica, é arregaçar as mangas e botar em prática tudo que você aprendeu até aqui.

Tem alguma dúvida, sugestão ou crítica? Manda pra mim 😉

Nos vemos na próxima matéria. Até logo!

Para acompanhar meu trabalho, saber os meus serviços ou se conectar comigo de alguma forma, acesse: www.thiarameneses.com.br

Fonte da foto: www.rawpixel.com/image/585108/likes-social-media

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