Por Henrique Couto
Minha Empresa é Pequena e as pessoas não entendem que trabalham numa empresa confundem o tempo todo a nossa Relação de Trabalho. Como fazer para meus funcionários entenderem isso?
As pessoas de forma geral possuem dificuldades, em entender que empresas pequenas são empresas, se você leu a coluna anterior a essa nesse canal, você vai entender que muito da culpa por isso é da postura dos empresários, que muitas vezes tratam seus empregados como amigos, como colegas, como filhos e até como escravos, porém não como funcionários. Para ser uma empresa as pessoas precisam de um patrão que tenha comportamento de Empresário, e a empresa precisa ter práticas de empresas e não de casas da família.
Enquanto você empresário não entender, que por menor que seja seu negócio, estamos falando de um CNPJ, e da relação desse CNPJ com CPFs, a relação tende a ser mais informal e íntima. Não sei, se as pequenas e médias empresas precisam desse tipo de comportamento. Temos no mercado, bons exemplos que pequenas empresas, onde as relações são profissionais, as pessoas são felizes trabalhando lá, e os Clientes gostam e reconhecem os produtos e serviços dessas empresas como excelentes. Mas porque isso acontece?
Uma das coisas mais difíceis é ter que lidar com comportamento das pessoas, lidar com gente realmente não é fácil, e o caminho mais fácil que temos é conhecer as pessoas, e nos tornar próximos, colegas, compreendendo a pessoa. Isso realmente ajuda, e vai acontecer, não tem como não ser assim também, porém como estamos na empresa, precisamos lembrar que as pessoas precisam receber orientações formais da Empresa, quando são contratadas. Elas precisam conhecer a missão, a visão e os valores da empresa. E receber instruções formais sobre o trabalho que ela irá fazer. E esse é o maior erro das empresas de forma geral. As pessoas aprendem umas com as outras, sem orientação formal, porque as empresas não conseguem se organizar para dar essas orientações. Senão temos definições corporativas, as pessoas irão criar suas próprias regras, suas próprias condutas, e seu jeito de fazer as coisas. Quando o patrão descobre, ou aceita, ou discorda, porém estará ele reclamando dele mesmo, da falta de atitude corporativa do CNPJ, que tem a obrigação de estabelecer o manual de condutas da sua empresa. Essa falha, que falo aqui, que parece simples, é um ponto que causa inúmeras injustiças, conflitos e grandes problemas de relacionamento nas empresas, terminando até em causas na justiça do trabalho.
Não acho fácil fazer o que falo, para isso existe uma ciência chamada Administração, que nos ensina como fazer isso. Nem todos são administradores, e se não são, aprendam a pedir ajuda a quem sabe para construir uma empresa organizada, planejada e com processos e regras que funcionem.
Regras são escritas, formais, treinadas e divulgadas e não ditas de forma aleatória para quem deve cumpri-las. Pense nisso!
Estou à disposição de todos para juntos aprofundarmos esse aprendizado sobre os temas apresentados aqui hoje.
Boa sorte a todos.
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