sexta-feira, março 29, 2024
Home Destaques De rolé em Salvador: Pelourinho, a alma da Bahia

De rolé em Salvador: Pelourinho, a alma da Bahia

Por Andreza Ferreira

No nosso último encontro falamos dos 10 pontos turísticos marcantes de Salvador e hoje vamos iniciar um tour mais íntimo com cada um desses lugares. Começando pelo Pelourinho.

Acompanhem!

Nenhum lugar reflete tão bem a história e a garra que a Bahia possui como o Pelô, com 800 casarões dos séc. 17 e 18 que funcionam como monumentos históricos (museus e lojas), recebem diariamente grandes quantidades de turistas e curiosos.

Com fácil acesso ao terreiro de Jesus, ponto de partida para o nosso tour, lá há três igrejas (Catedral Basílica, São Pedro dos Clérigos e a Ordem Terceira de São Domingos Gusmão) e alguns bares. Há 200 metros você vê um cruzeiro esculpido e por mais simples que pareça, ali está umas das jóias do barroco brasileiro e é uma das mais importantes atrações do Pelourinho.

Caso algum imprevisto aconteça, inicie o seu passeio com a Igreja e Convento de São Francisco, a quantidade de ouro dentro dela deixa qualquer visitante surpreendido. Fundada por 1587, sua decoração barroca impressiona.

O que ver e fazer no Pelourinho?
O Pelô é um grande centro cultural com diversas manifestações públicas, a Fundação Casa de Jorge Amado é um grande exemplo. Sendo um dos maiores pontos turísticos do bairro e representa os pensamentos de Jorge, um famoso escritor responsável por joias da literatura baiana como: Capitães da Areia, Tieta do Agreste, Gabriela Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Nele é possível ver o legado de Jorge e de sua esposa, Zélia Gattai e da cultura baiana em geral.
A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos é um dos destaques do Pelô, constituída no séc 18, em seu interior é repleto de azulejos portugueses e altares neoclássicos com imagens da Nossa Senhora do Rosário e outros santos.
Nos fundos da Igreja, há uma antigo cemitério de escravos. Mas não é só isso:
Uma dica preciosa para as terças-feiras, é aproveitar esse dia da semana com o cantor Gerônimo que se apresenta no Largo Pedro Arcanjo. Um fim de semana à noite no Pelô conta com um lindo pôr do sol. Barzinhos e café fazem presença na rua Santo Antônio Além do Carmo, com direito a uma vista maravilhosa da Baía de Todos os Santos.
No verão, nas terças feiras, há o ensaio do Olodum, o grupo encanta a Bahia com a música, uma mistura de batidas afro, samba e reggae. Tornou-se também uma ONG responsável por combater as discriminações raciais e sociais, e consequentemente promove o orgulho negro e direitos civis e humanos. O grupo também oferece aulas de percussão para livre expressão da comunidade afro.

Você está conferindo o Pelourinho como você nunca viu. Se está gostando, compartilhe com seus amigos para que também possam conhecer esse lugar pertinho de nós.
No Pelô você encontra também a sede do Afoxé Filhos de Gandhy, um dos blocos de carnaval mais procurados durante a folia. Fundado em 1949, o grupo se inspira em manifestações de paz do ativista indiano Mahatma Gandhi, tradições e cantigas africanas. O grupo durante a festa possui cerca de 10 mil integrantes todos homens.
E os restaurantes?

Maria Mata Mouro
O tradicional Maria Mata Mouro aproveita cada espaço do pátio de um casarão histórico, com direito a fonte (se você for, reserve sua mesa ali). No cardápio, pratos baianos (moquecas, bobó), filés (ao molho de cassis, au poivre, ao chocolate com especiarias) e pescados (bacalhau, camarão com arroz selvagem, atum ao balsâmico).
Villa Bahia
Vizinho à igreja de São Francisco, o restaurante do sofisticado hotel Villa Bahia tem maiores ambições culinárias. O chef Guto Lago revisita a cozinha mediterrânea, incluindo ingredientes brasileiros. Uma boa pedida é o menu executivo de 2º a 6º, com uma entrada de sua preferência e prato principal.

A Cubana
Desde 1930, o grupo ocupa a loja da parte alta do Elevador Lacerda, A Cubana é a sorveteria mais antiga de Salvador. Experimentar os seus sorvetes e os da Sorveteria da Ribeira é a maior preferência entre os turistas e viajantes. Se você for, aproveite e experimente dois lanchinhos com o gostinho da Bahia: o pão-delícia recheado com frango e quiche de carne seca com banana da terra.
Hmmmmm……………… Não tem palavras para descrever esse sabor.
Santo Antônio Além do Carmo/ Poró
Esse restaurante é a cara do bairro, despojado, antenado e com um preço justo. No cardápio você encontra, uma costelinha bêbada, acompanhada com purê de batata doce; filé de peixe no leite de coco e molho de ostras, com arroz japonês e alho-poró, e muitas outras opções.
Faça uma visita!
Pysco
A varanda com uma vista perfeita para a região portuária e a Baía de Todos-os Santos é a principal atração do restaurante, e você ainda pode aproveitar um lindo pôr do sol. Pratos como: Fettucine na tinta de lula com frutos do mar, ravioli de espinafre ao sugo e atum selado com arroz de tomate. É o mesmo local onde por muito tempo funcionou o AI Carmo.
Cafélier
Outra varanda disputada na região é do Cafélier, um café um pôr do sol é uma ótima escolha. Experimente um cafezinho com uma deliciosa torta búlgara. Vale lembrar, que as filas para este restaurante costuma ser grande.

Ainda tem dúvidas de qual lugar visitar?

Se gostou do conteúdo, deixa aqui nos comentários e me conta qual o lugar que você gostaria de viajar, que eu mesma escolherei e farei um conteúdo especial para vocês.

Referências

www.guiaviagensbrasil.com
www.viajenaviagem.com
www.feriasbrasil.com.br

Fotos:

www.booking.com.br
www.tripadvisor.com.br
www.acubanasorvertes.com.br
www.museubrasil.org/
www.deville.com.br
www.voali.com.br
www.saravacidade.com.br/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Paixão de Cristo foi numa sexta-feira

Por Dôra Paiva SEXTA FEIRA DA PAIXÃO, é um dia voltado para uma grande reflexão, para todos nós. A palavra PAIXÃO, tem o significado de...

Recital Performático no Teatro

Por Redação  Nesta quinta-feira (28), às 19h, o grupo poético "Nós Por Acaso" realiza mais uma edição do recital performático “Sonora Poesia & Outros Baratos”,...

Renato Russo: eterno poeta da MPB

Por Teo Gelson    Renato Russo  Nasceu no Rio de Janeiro e viveu durante 3 anos em Nova York. Um dos maiores poetas da MPB de todos os...

Última Rodada da Fase de Grupos da Copa do Nordeste

Por Fernando Francisco    Neste meio de semana o destaque do futebol brasileiro é a última rodada da fase de grupos da Copa do Nordeste com...