terça-feira, abril 23, 2024
Home Destaques Em tempos de Pandemia, como ficam os relacionamentos?

Em tempos de Pandemia, como ficam os relacionamentos?

Por Auxiliadora Paiva

Na semana próxima passada, estivemos participando da Live, do IGOR SALDANHA, na qual ele nos apresentou de forma carinhosa e muito suave, “ As 15 Dicas para Alavancar Seu Relacionamento”. Foi uma abordagem muito TOP, e durante o desenrolar da mesma, o meus neurônios começaram a trabalhar freneticamente, tendo como foco um tema, deverasmente preocupante. Foi assim que vivenciando um misto de curiosidade e preocupação, resolvemos pesquisar sobre o assunto: COMO ESTÃO OS RELACIONAMENTOS EM TEMPOS DE PANDEMIA DO CORONAVÍRUS? Com a recomendação do Isolamento Social, como uma das medidas preventivas para desacelerar o índice de propagação da COVID-19, tivemos a oportunidade de observar, que alguns relacionamentos, já estão sofrendo consideráveis alterações, durante esse período. O fato de ficarmos 24 horas com o nosso (a) companheiro (a), tem contribuído para a instalação de um processo altamente desgastante.
A cidade de Xi’am, capital da província de Shaaenxi, na China, nessas últimas semanas, tem registrado um número recorde de pedidos de Divórcio. Esse fato inusitado está ocorrendo justamente, no período da Quarentena, onde os casais por força alheia a sua vontade, passaram a conviver em tempo integral. Esse quadro sui generis, começa a preocupar e assustar as pessoas em todo o mundo.
Será que estamos preparados para a convivência a dois, em tempos de Coronavírus? Nesses tempos de distanciamento social e de quarentena, a rotina de inúmeros núcleos familiares, foi afetada? As crianças estão sem aulas e impedidas de praticarem o seu lazer, ao qual já estavam ambientadas, tais como: frequentar aos salões de jogos; brincar nos parquinhos; nadar nas piscinas dos seus condomínios. Casais que por força da atividade laboral, só se encontravam a noite, hoje eles são obrigados a conviverem em tempo integral, um com o outro. E para não entrarem na faixa do estresse e da irritabilidade, precisam acionar a tecla da Criatividade, para minorar a situação.
Esse confinamento, para nós, é uma avenida de mão dupla, com ele, poderemos resolver questões que não eram colocadas em pauta familiar, por falta de coragem ou até por medo. Por outro lado, observamos que esse período de recolhimento, é uma grande oportunidade para exercer esse entendimento, assim como também, será uma chance para as novas descobertas. Esse é o momento ideal para termos as conversas francas e verdadeiras. É também uma grande sacada para colocar a nossa vida sexual em dia. Essa vida sexual que já estava entrando na Seara do descuido, em nome do cansaço rotineiro e na falta do tesão. Estávamos entrando no mesmismo, no desalinhamento.
Também não podemos esquecer, dos relacionamentos de casais que não vivem sob o mesmo teto. São eles : os namorados, os ficantes, os crushers. E então como eles se virando neste período de Isolamento Social? Como esses casais estão resistindo a essa situação? Com a palavra a toda poderosa, TECNOLOGIA.
Em tempos de Coronavírus, o mundo científico não pode deixar de fazer uma análise, sobre a repercussão do Distanciamento Social, na vida dos solteiros. Como essa distância entre eles poderá proporcionar um aumento no nível de ansiedade e estresse? Desde quando a transmissão do vírus se intensificou em todo o planeta, os solteiros pararam de se encontrarem, atendendo as recomendações das autoridades sanitaristas. Como lidar com essa inusitada situação, onde não se pode abraçar, beijar na boca e transar, ao vivo e a cores? É nesse momento que a Tecnologia entra em ação. Ela vem sendo a “arma” fundamental para se manter acesso o fogo da paixão e a chama do amor.
Hoje os casais que estão separados pelo vírus, só se amam virtualmente. Qual será a grande dica para eles? Nesse prisma, é preciso se reinventar para manter o relacionamento. É hora de acionar a criatividade nas Lives, proporcionando ao outro (a) uma expectativa, de que ao vivo será muito melhor. Essa situação que estamos vivendo hoje, é um grande teste de resistência, de perseverança e de criatividade. Existem hoje, inúmeras formas de ficar na intimidade, mesmo que ela esteja sendo compartilhada a distância, virtualmente.
Estamos precisando voltar para os gloriosos “Nos Tempos da Brilhantina”, com uma roupagem moderna, cibernetizada. Ao invés das outrora, românticas e perfumosas cartas, troquemos elas por apimentadas e insinuantes mensagens via WhatsApp. A imaginação sempre foi e sempre será, a rainha de todos os prazeres. Essas dicas preciosas, e que não tem validade apenas para os casais héteros. Essas informações, também são válidas para os casais homos, para os trans e para todas as formas de identidade sexual. Como dizem os versos da música dos Titãs, “ é preciso saber viver…” e aproveitar tudo de bom que a vida pode nos ofertar.
O importante agora é a preservação e a manutenção de uma vida saudável e plena. O isolamento é uma forma de nos preservarmos, através da contenção do vírus e consequentemente da sua proliferação. Vamos ter a consciência sábia, de que hoje estamos distanciados, para que amanhã voltemos a nos aproximarmos, com mais carinho, mais amor e mais tesão. Pense nisso.
Namastê.

Referencias bibliográficas:
Texto: www.emtempo.com.br
www.liabock.blogosfera.uol.com.br
Imagem: www.uol.com.br

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...