quinta-feira, abril 25, 2024
Home Destaques Espelho, Espelho Meu: Que tipo de Pai será o meu?

Espelho, Espelho Meu: Que tipo de Pai será o meu?

Por Auxiliadora Paiva

No próximo dia 09 de Agosto, estaremos comemorando o Dia dos Pais, aqui no Brasil. Essa data sofre variações em outros países, como por exemplo, em Portugal, é comemorado em 19 de março. Nos Estados Unidos, ela acontece no terceiro domingo de Junho. Enquanto que no nosso país, sempre é celebrado no segundo domingo de Agosto.
Mesmo sendo para alguns, um elemento coadjuvante, o papel do Pai é de extrema relevância, pois é ele quem gera uma vida, em conjunto com uma Mãe. Muito embora muitos deles, não tenham ainda a percepção, do seu papel e da sua condição essencial para uma estrutura familiar. A presença de um Pai na vida de um filho, representa para ele o EQUILÍBRIO FUNDAMENTAL para toda uma vida.
O pai representa a SEGURANÇA e a PROTEÇÃO para um filho, porém muitos deles estão a quilômetros de distância, dessa grande realidade. Ser Pai é uma tarefa divina e iluminadora, pois ele deve ser o Ponto de Referência, para todos os filhos. Mas, nem sempre essa missão é conduzida com a PLENITUDE e RESPONSABILIDADE, que essa tarefa nobre requer.
Vamos aqui enumerar, alguns tipos de Pais que encontramos na nossa sociedade moderna. Pare, analise e verifique em qual categoria o seu Pai, se encontra, de acordo com as características apresentadas.
1. PAI AUTORITÁRIO – ele possui a mente fechada para as coisa novas. A sua opinião é sempre a que prevalece, como se ele fosse o dono da verdade. Não admite a liberdade de expressão dos filhos. Todos devem seguir o seu manual de conduta e comportamento. Sempre dita as suas regras.
2. PAI COMEDIANTE – esse é piadista, festeiro, uma “casa cheia”, como se diz na gíria popular. É a alegria em pessoa, porém eles possuem uma tremenda dificuldade em sair da brincadeira e encarar a seriedade, sem provocar o estresse e os traumas.
3. PAI ANALÓGICO – é aquele que é resistente em adaptar-se às novas tecnologias. Reclamam o tempo inteiro, do acesso dos filhos às redes sociais. Vivem sempre dizendo “ larga esse celular, isso é uma doença”. São travados nas estruturas da modernidade. Possuem os pés no passado.
4. PAI ESFORÇADO – aquele que faz um esforço terrível para acompanhar os filhos, em suas atividades, seja nos jogos eletrônicos, vídeos games entre outros. Mesmo não entendendo nada, ele fica ao lado dos filhos, dando o maior apoio.
5. PAI SAUDOSISTA – eles insistem em dizer aos filhos “no meu tempo era tudo diferente”. A brincadeira era bola de gude, carrinho de rolimã, “fura pé”, patinete. Tudo no meu tempo era bem melhor. Se esquecem de evoluir modernamente.
6. PAI FAZ TUDO – é aquele que não deixa um prego fora do lugar. Faz serviço de pintura, de eletricista, encanador, jardineiro e tudo mais. As vezes os serviços dão certo, em outras é preciso chamar um profissional para reparar os danos.
7. PAI CALADÃO – esse aqui nunca senta com os filhos para externar os seus sentimentos. Ama, mas não consegue colocar pra fora, o carinho, a ternura e o amor. Ele peca pela escassez de palavras e pela sua grande mudez.
8. PAI EMOÇÃO – é aquele cuja emoção está a “flor da pele”. Se emociona com qualquer ato ou ação dos filhos. Chora por tudo. Gosta de abraçar, beijar nas vitórias alcançadas. Divide com os filhos todas as EMOÇÕES da vida.
9. PAI AMIGÃO – percebe sempre as dificuldades dos filhos, quando elas surgem. Tem sempre uma palavra de conforto. É conselheiro. Busca sempre as alternativas para a superação das coisas. Sempre oferece o ombro amigo.
10. PAI SOLIDÁRIO – ele adora ver a família toda reunida ao seu redor. Não abre mão dos encontros familiares. Sempre está dando uma “ forcinha” no orçamento dos filhos. É sempre grato a Deus pela família que tem e que consegue manter UNIDA. É parceiro. Está sempre ao lado a qualquer hora.
Conseguiu identificar o seu PAI, nos tipos que listamos? Pois é, essa foi uma pequena demonstração dessa listagem patriarcal. Observem que não trouxemos, aqueles tipos de PAIS que são energeticamente descompromissados. O nosso objetivo era trazer, dentro de uma linguagem absolutamente correta, com os diferentes tipos de PAIS, que convivemos diariamente, para nos dar, uma noção do papel que eles representam para nós.
Que saibamos, ter sempre em mente, a figura desse SUPER HERÓI, pois ele tem uma grande representatividade em nossa vida. As ações deles, ficam marcadas como tatuagem na nosso SER. Vamos abraçar, vamos respeitar, vamos amparar essa figura excepciona,l que Deus colocou em nossos caminhos, para o CRESCIMENTO E INOVAÇÃO. Mesmo que ele não se encaixe em um dos tipos listado, se esforce e trabalhe a transformação dessa energia em você. Pense nisso.
Namastê
* Auxiliadora Paiva é Terapeuta Holística.

Referências :
Texto: www.segredosdomundo.r7.com
www.pensador.com
Imagem: br.pinterest.com

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...