segunda-feira, abril 29, 2024
Home Arte e Literatura EWA AULIN: a sueca que foi uma das musas do Giallo Italiano

EWA AULIN: a sueca que foi uma das musas do Giallo Italiano

Por Nelsinho Toledo

    Meus amigos, em 1962 o cineasta italiano Mario Bava criou um gênero no cinema italiano que ficou conhecido como giallo.  Esse gênero  conheceu o seu auge na década de 1970. Mas, afinal, o que é um filme do gênero giallo ? É um filme que mistura os seguintes ingredientes : terror, suspense, mistério e erotismo, tudo isso com um tempero bem  italiano.

   Nas década de 1960 e 1970 , uma das musas do giallo italiano foi a atriz sueca Ewa Aulin . Nascida em 1950 , Ewa era uma loira lindíssima que fez sua estreia como atriz quando ainda era menor de idade . Ela teve uma  curta carreira no cinema. Fez filmes até 1973. Em 1974 ela casou-se e abandonou sua carreira de atriz . Ela somente quebrou esse jejum em 1996, quando fez uma participação especial no filme italiano MI FAI UN FAVORE  , comédia dramática com Ornella Muti.  Atualmente, Ewa está com 73 anos de idade.

    Seu primeiro giallo foi o filme ELIMINAÇÃO  (DEADLY SWEET), de 1967, que ela estrelou ao lado do ator francês Jean Louis Trintgnant . Ele faleceu em 2022, aos 91 anos de idade . Curiosamente  , ELIMINAÇÃO, filme disponível em DVD no Brasil, é um giallo italiano que tem como astros principais dois atores  que não são italianos. Na Itália, o filme ganhou uma versão resumida em super 8.

   ELIMINAÇÃO foi o único giallo dirigido pelo italiano Tinto Brass, hoje com 90 anos de idade. Tinto Brass especializou-se em realizar filmes eróticos.

   Em 1968, Ewa Aulin e Jean Louis Trintgnant estiveram juntos novamente em outro giallo italiano  : A MORTE FEZ UM OVO, filme dirigido por Giulio Questi, que será lançado em DVD no Brasil em outubro pela distribuidora Versátil Home Vídeo. Além deles, A MORTE FEZ UM OVO também conta com a presença de Gina Lollobrigida, falecida em janeiro de 2023.

   Em 1971, Ewa Aulin estrelou ao lado de Jean Sorel o giallo UMA NOITE DE AMOR (LA CONTROFIGURA), dirigido por Romulo Guerrieri.

   Em 1973, Ewa Aulin participou do último giallo de sua carreira : A MORTE SORRIU PARA O ASSASSINO, do diretor Joe D’Amato.

   Mas o filme mais famoso de Ewa Aulin não foi um giallo. Foi a comédia CANDY , de 1968 , dirigida por Christian Marquand . CANDY foi talvez o filme mais exótico da década de 1960, com uma história psicodélica satirizando a pornografia. Em CANDY, disponível em DVD no Brasil, Ewa Aulin contracenou com vários atores famosos de Hollywood, entre eles : Marlon Brando, Richard Burton, Walter Matthau , James Coburn e John Huston. Dois cantores famosos também participaram como atores de CANDY : Charles Aznavour e  o Beatle Ringo Starr.   

   Meus amigos : peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube  www.youtube.com/nelsontoledofilho  e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira às 23 horas, horário de Brasília. Estão sendo exibidos programas inéditos.  Sigam nas redes sociais @redesdptv e @portalsomdepapo .Um abração a todos.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...