quinta-feira, abril 18, 2024
Home Destaques Folia em casa: como vai ser?

Folia em casa: como vai ser?

Por Auxiliadora Paiva

“Esse ano não vai ser igual aquele que passou, eu não brinquei e você também não brincou”. Essa letra maravilhosa é da autoria dos compositores Umberto Silva e Pedro Sette. Ela exprime um sentimento que todos nós atualmente, estamos vivenciando. Tudo isso em função da Pandemia, ocasionada pela ação letal do Coronavirus. Situação essa que nós brasileiros e em especial, nós que somos soteropolitanos estamos aprendendo a lidar. O Carnaval, aquele folguedo tão esperado por todos, foi CANCELADO. Nunca presenciamos essa estrutura. E nunca imaginamos que um dia, isso poderia acontecer.
O que fazer? Como será o Carnaval de 2021? Que alternativas teremos, para contornar esse fato? Pois é, que tristeza nos dá. Que saudade estamos sentindo dos velhos tempos. Saudade da “muvuca” existente nos denominados “ circuitos da folia”, seja no Barra-Ondina; no Campo Grande ou no Pelourinho. Saudade do som potente em decibéis, emitido pelos “trios elétricos” cada vez mais cheios de tecnologia e de modernidades. Como esquecer, a pipoca do Saulo; A irreverência da Ivete; A beleza dos coloridos abadás; o som cadenciado dos blocos afros, dos afoxés e dos blocos de samba. Sem falar, na alegria esfuziante dos blocos travestidos, nos protestos da Mudança do Garcia e no brilho estrelar dos nossos artistas, em suas performances.
Ai que saudade nos dá! Mas, em nome da nossa preservação contra a propagação desse maldito vírus, temos que praticar o Isolamento Social, evitar as aglomerações e ressignificar o “espírito do Carnaval”. Ou seja, a palavra de ordem é “Fique em casa e faça a sua folia”. Pois é amigos, este ano nós teremos um “Carnaval Virtual”, diferente de tudo aquilo que já vivemos em nossa vida.
A coluna Positividade, sempre está no ar, às Segundas feiras. E a Segunda feira de Carnaval, nos traz inúmeras emoções, que são inerentes ao dia. É na Segunda-feira do Carnaval, que a “Mudança do Garcia”, arrasta uma multidão de admiradores do seu humor sarcástico e irreverente, através do protesto sobre as causas que afligem a sociedade como um todo. Esse ano ela iria desfilar sem o seu participante mais ilustre, o mestre Riachão, que faleceu em 30 de março de 2020, aos 98 anos, de causas naturais.
Também não poderemos deixar de registrar, um dos eventos mais esperados, por um segmento da nossa sociedade. Segmento que ainda hoje, em pleno século XXI, ainda sofre a discriminação de algumas pessoas, são “elas”, os que fazem parte do MOVIMENTO LGBT. Era uma tradição, o desfile de fantasias, que eram diferenciadas pelas categorias: Luxo; Originalidade e Folclórico. Era um verdadeiro deslumbre, uma apoteose de alegria e descontração. Esses valorosos irmãos, foram os primeiros a levantarem a Bandeira Arcoiresca, da libertação, contra a repressão, em favor da identidade de gênero.

E hoje o que temos em mãos, em pauta e em ação? O CARNAVAL DOMICILIAR, a folia em família, em nome da Vida. Alguns estão assustados e perplexos, outros apostam no fiasco que será e ainda tem aqueles que por pura rebeldia, não estarão respeitando os Protocolos. Mas eles não perdem por esperar, sabe por quê? QUEM SE AMA, CARNAVALIZA EM CASA.
O CARNAVAL DOMICILIAR, será um sucesso e um grande desafio para todos. Já pensou em estar preservado, resguardado e ainda desfrutando da alegria Momesca, com todo o conforto do seu lar? Pois é e foi pensando no seu bem estar e na sua integridade física, que a mídia digital programou uma série de Lives e Encontros com as Feras do Carnaval. Por isso é recomendável que fiquemos em casa. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Texto autoral – escrito em 2021, fevereiro.
Referências:
Imagem :www.apcefsp.org.br (capa)
www.kamaleao.com ( corpo)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...