Por Redação
Em um mercado onde a maioria é negra, chefs negros ainda enfrentam desafios. O Guia Black Chefs quebra barreiras, dá voz a esses profissionais e promove a representatividade na gastronomia.
No mercado de bares e restaurantes, pessoas pretas e pardas representam cerca de 61%, segundo levantamento da Abrasel. Apesar disso, esses profissionais desse segmento ainda enfrentam desafios significativos em termos de visibilidade e reconhecimento profissional. Isso se dá, antes de mais nada, por questões estruturais de nossa sociedade, e para tentar reverter esse preconceito, é importante que cada vez mais pessoas do setor tragam a pauta à tona.
O Guia Black Chefs, projeto idealizado por Silvia Nascimento, jornalista e fundadora do portal Mundo Negro, é uma iniciativa que busca promover estabelecimentos gastronômicos liderados por pessoas negras no Brasil, além de destacar profissionais do setor alimentício e outros temas relacionados à culinária, por meio de uma página no Instagram.
Silvia, finalista do Troféu Mulher e Imprensa em 2022 e uma das dez jornalistas negras mais admiradas da imprensa nacional, decidiu lançar o Guia Black Chefs em 2023, devido ao crescente interesse do seu público por assuntos ligados à culinária.
Em entrevista para a revista Bares&Restaurantes, editada pela Abrasel, Silvia explica que a criação da página visa dar destaque aos talentos negros no mundo da gastronomia, confrontando a falta de valorização desses profissionais no setor e promovendo conscientização e visibilidade para ampliar a representatividade.
Com assuntos equilibrados, a página busca criar um ambiente onde as pessoas possam se localizar e procurar por inspirações e serviços. O guia busca apresentar conteúdos de casos de sucesso de chefs renomados, além de receitas das mais diversas, que vão além da gastronomia afro, e principalmente, ajudando a dar visibilidade a essas pessoas no setor.
Embora haja desafio em desenvolver esse trabalho, Silvia conta que é por meio das redes sociais que ela encontra personagens que ajudam a representar outros empreendedores que não possuem acesso a tecnologias, visando assim dar voz a essas pessoas.
“Aquela tia que faz aquela bala de coco com uma receita que é da bisavó dela, original, né? Então, esse tipo de conteúdo, acho que ele é bem rico, e, principalmente, essas mulheres que trazem esses saberes consigo. Se a gente não faz o nosso trabalho de garimpar, não encontramos essa história. Elas não têm assessoria de imprensa, então o projeto ajuda a visibilizar essas pessoas”, afirma a idealizadora.
Projetos como o Guia Black Chefs desempenham um papel crucial ao valorizar e dar visibilidade a profissionais que compõem a maioria do setor, inspirando outros a seguir seus passos como empreendedores por todo o Brasil. Eles não apenas mostram a diversidade e a resiliência desses profissionais, mas também demonstram as vastas possibilidades que existem dentro do mundo da gastronomia.
“Nosso trabalho é mostrar a possibilidade, desde os garçons a donos de restaurantes sofisticados”, diz a idealizadora do trabalho.
Foto: Canva