sábado, maio 4, 2024
Home Decoração e Paisagismo Homenagem pra você mulher arquiteta

Homenagem pra você mulher arquiteta

Por Angelica Schianta

No Dia Internacional das Mulheres escolhemos homenagear todas as mulheres Arquitetas, Urbanistas, Designer de Interiores, Paisagistas, através de algumas profissionais brasileiras. O Conselho de Arquiteturae Urbanismo (CAU/BR) promove no dia 31 de julho o Dia Nacional da Mulher Arquiteta e Urbanista, justamente para estimular a igualdade no setor, que no Brasil já são maioria como profissionais de arquitetura. Sendo assim, vamos aplaudi-las, mulheres que nos encantam e nos estimulam por sua trajétoria e realizações!

Lina Bo Bardi
Uma arquiteta ítalo-brasileira muito reverênciada no mundo, nasceu na Itália, em 1914. Depois da Segunda Guerra Mundial, vem com o marido, Pietro Maria Bardi para o Brasil. Projetou o Museu de Arte de São Paulo (MASP), um marco arquitetônico de São Paulo. Destacamos dentre suas obras o Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão, em Salvador/BA, a Casa de Vidro e o SESC Pompeia, ambos na capital paulista. (imagem Pedro Kok)

Carmen Portinho
A engenheira e urbanista nasceu em 1903 e viveu até 2001. Nascida e formada no Brasil, atuou no país em muitas obras arquitetônicas e urbanísticas. Dentre esses trabalhos citamos o Aterro do Flamengo, os conjuntos habitacionais do Pedregulho e da Gávea, e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/RJ. (imagem Tiago Leitão)

Carla Juaçaba
Nasceu em 1976, brasileira, formou-se em arquitetura no Rio de Janeiro, capital, onde atua profissionalmente com projetos de projeção internacional. Na área residencial, possui várias casas construídas, por exemplo, a Casa Mínima e a Casa Rio Bonito, que se destacam pela integração com a paisagem natural. Elaborou projetos de museus históricos ligados à arte nativa brasileira e o projeto do Pavilhão da Humanidade. (imagem Leonardo Finotti)

Mayumi Souza Lima
Nascida em Tóquio, no Japão, chegou criança no Brasil e se formou’ na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP) na década de 1950. Ela estagiou com Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas e Joaquim Guedes, e desenvolveu projetos públicos voltados para a educação. (imagem foto Arq.)


Dôra Alcantara
Graduada em 1957 na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, a carioca tem relevância nos seus vários estudos sobre a azulejaria nacional. Ela foi professora universitária e trabalhou pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). (imagem Fernando Alvim/CAU/RJ)
São muitas as profissionais arquitetas com inquestionável valor e competência, meu abraço a todas elas e a todas vocês mulheres por seu Dia e por suas mais variadas conquistas, até a próxima coluna, querido (a) leitor (a) do Portal Som de Papo.
Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora/Restauradora de Bens Culturais.

@angelica_schianta
@estudioturmalina

Fontes de pesquisa e imagens:
www.archdaily.com.br/
www.revistacasajardim.com.br
www.revistaimovelmagazine.com

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O sinal do Mais em nossas vidas

                           Por Ramon Henrique                O símbolo...

Brasileirão tem mais uma rodada e jogos dos gaúchos adiados

Por Fernando Francisco  Nesse final de semana tem a quinta rodada do Brasileirão 2024 e com adiamento dos jogos das equipes gaúchas em virtude das...

A Revolução Digital: Como os Negócios se adaptam ao Mundo Online

Por Redação  A era digital trouxe uma revolução sem precedentes no mundo dos negócios. Com a influência crescente da internet e a evolução constante da...

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...