terça-feira, abril 30, 2024
Home Destaques Mauricio de Sousa: você sabia que os personagens Cebolinha e Mônica existem...

Mauricio de Sousa: você sabia que os personagens Cebolinha e Mônica existem de verdade?

Por Rony Cysney

Criador da “Turma da Mônica” e de vários outros personagens da história em quadrinhos, Mauricio de Sousa é empresário e cartunista brasileiro, nascido em Santa Isabel, São Paulo. Membro da Academia Paulista de Letras, fará, no próximo dia 27 de outubro, 88 anos, sendo considerado o mais famoso e premiado autor brasileiro de histórias em quadrinhos. 

Sua mãe era Poeta e sua casa, durante a infância em Mogi das Cruzes, vivia sempre cheia de artistas. Desde pequeno tinha a mania de desenhar e enchia as folhas dos cadernos com figuras e desenhos. Quando viu uma revista em quadrinhos pela primeira vez, se encantou e foi criando o seu primeiro personagem: O Capitão Picolé. Logo começou a fazer cartazes e panfletos para as lojas dos comerciantes e, aos 19 anos, mudou-se pra São Paulo, querendo ser ilustrador, mas conseguiu a vaga de Redator e depois, de Repórter Policial, na Folha da Manhã. Mais tarde, convenceu o editor do jornal a publicar uma tirinha vertical semanal e foi o maior sucesso. Daí nasceram os primeiros personagens: “Bidu” e seu dono “Franjinha”.

Personagens de Maurício de Sousa

 Cebolinha, o garoto de cabelos espetados que fala trocando o “R” pelo “L”, foi inspirado em um garoto de Mogi das Cruzes. Criado em 1960, se tornou parceiro de aventuras, ou vítima, da Mônica, a qual vive tentando derrotar com seus planos infalíveis. Seu primeiro “gibi” foi lançado em 1973. 

 A filha de Mauricio, Mônica, foi a inspiradora da Mônica dos quadrinhos. Criada em 1963, como personagem secundária, fez sua estreia na tira de nº. 18 do Cebolinha, juntamente com seu coelhinho Sansão (que ainda não tinha nome). O desenho da Mônica passou por diversas modificações, mas com o sucesso, acabou ganhando uma revista própria em maio de 1970. Aos poucos, Mônica se tornou a líder imbatível dos leitores. 

 O Cascão foi criado em 1961, também inspirado em um menino de Mogi. Mesmo com sua mania de sujeira, teve aceitação imediata e, com grande popularidade, teve sua revista própria criada em 1982. 

Hoje, entre quadrinhos e tiras de jornais, suas criações chegam a cerca de 50 países. O autor já chegou a 1 bilhão de revistas publicadas. Os quadrinhos se juntam a livros ilustrados, revistas de atividades, álbum de figurinhas, CDs, livros tridimensionais e livros em braile.

Mais de 100 indústrias nacionais e internacionais são licenciadas para produzir quase 2.500 itens com os personagens de Mauricio de Sousa, entre jogos, brinquedos, roupas, calçados, decoração, papelaria, material escolar, alimentação, animação, filmes, além das revistas e livros.

Em 2023, a “Turma da Mônica” comemora seus 60 anos. Parabéns e vida longa ao Rei das histórias em quadrinhos, que continua encantando crianças e adultos do mundo inteiro.

Por: Rony Cysney

Fonte de pesquisa e das fotos: www.ebiografia.com

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Silvanno Salles é indicado à Troféu

Por Redação  Silvanno Salles é indicado ao "Troféu Oscar Marques Folia", prêmio oficial da Micareta de Feira, reconhecido por lei municipal. "O Cantor Apaixonado" , Silvanno...

Salto Quântico: entenda o que é

Por Dôra Paiva Nos dias atuais, muito se tem falado sobre a Física Quântica e os seus avanços na área da tecnologia. Em paralelo a...

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...