sexta-feira, abril 26, 2024
Home Destaques Na Semana Santa, o que vamos amar?

Na Semana Santa, o que vamos amar?

Por Auxiliadora Paiva

Ao serem encerrados os festejos Momescos, é chegada a hora de se pensar um pouco mais na religiosidade, na prática da empatia e também nos nossos relacionamentos familiares e afins. Na quarta feira de Cinzas, temos a intronizaçao da Quaresma, período que antecede a Semana Santa.
É justamente neste período pós Carnaval, que os Homens buscam a inspiração para entender a dinâmica, do que vem a ser: AMAR AO PRÓXIMO. Nesta época, as pessoas costumam pensar com maior intensidade, na Solidariedade, na União, e no Amor. Assim perguntaremos: A Semana Santa nos ensinará a quem devemos e podemos AMAR? Essa é uma pergunta um tanto complicada e deverasmente capiciosa. Porém a resposta é muito simples, clara e objetiva: DEVEREMOS PRIMEIRAMENTE, AMAR A NÓS MESMOS. Pode até parecer aos olhos superficiais, que estamos falando de uma estrutura de cunho egoísta, egocêntrico e tendencioso. Mas, ao analisarmos de forma correta, precisa e verdadeira, observaremos que aí está a resolução para uma grande mudança, para a grande Virada de Chave, em nossa vida.
Durante a SEMANA SANTA, somos no bom sentido, “massacrados” pela mídia religiosa, com o velho e tradicional jargão “ VAMOS AMAR AO TEU PRÓXIMO”. Esse é um dos mandamentos cristão, que precisa ser melhor esclarecido, interpretado e aprofundado. Sem entrarmos na essência de alguma religião, precisaremos interpretar essa expressão à luz das Ciências Comportamentais, onde se afirma com ênfase, que NINGUÉM DÁ AO OUTRO O QUE NÃO TEM. É muito emblemática essa afirmação, mas se analisarmos sem um pré conceito, veremos que é uma expressão correta, muito embora ela seja muito discutível e bastante impactante.
NÓS SÓ IDENTIFICAMOS NO OUTRO, AQUILO QUE TEMOS DENTRO DE NÓS. Isto por que quando identificamos no outro um sinal de POSITIVIDADE e de BENEVOLÊNCIA, é sinal que estamos germinando essa semente dentro de nós. Muito embora, essa semeadura ainda esteja muito distante de ser , por nós a olho nu. Isto simplesmente acontece porque, essa sintomatologia costuma ficar em hibernação, e não é visível aos olhos desatentos.
Aí está o verdadeiro sentido da SEMANA SANTA, que é o revelar das potencialidades amorosas, que permeiam o nosso Universo Cósmico Interior. Essa SEMANA é um verdadeiro repensar, é uma revisão do nosso comportamento de nós para conosco mesmo. É uma oportunidade de realizarmos o processo da Fênix, ressurgindo das cinzas, como um novo Ser, disposto a ter uma nova vida.
A SEMANA SANTA, é um tradição religiosa de cunho cristão. Ela tem início no Domingo de Ramos e se encerra no Domingo de Páscoa. E é justamente nessa semana, que também é denominada de SEMANA MAIOR, que as pessoas resolvem exercitar o seu poder de resgate dos relacionamentos, através da prática do Perdão. Ora, nada contra esse procedimento, ele é viável, é louvável, desde que ele seja seguido de uma verdadeira proposta de mudança, e de uma real resignificação das nossas posturas e atitudes. Qual será o ganho pessoal, que teremos, se apenas realizarmos esse proceder durante a SEMANA SANTA? E os outros dias, como será a postura de cada um?
Ao contrário do que muitos pensam, a SEMANA SANTA não é uma Semana de luto. Ela é o período onde faremos uma grande reflexão, sobre a nossa postura em relação à vida. É um momento de praticarmos o SILÊNCIO INTERIOR, a MEDITAÇÃO e a RETOMADA DE UMA NOVA VIDA. É muito importante que nós possamos fazer, um verdadeiro e propício balanço da nossa existência.
Quando colocamos que antes do AMAR AO PRÓXIMO, deveremos AMAR A NÓS MESMOS, não estamos convidando às pessoas para a prática do Egoísmo ou da Prepotência. Ao contrário, convidamos a todos, para que estejam no verdadeiro propósito de viver e vivenciar as maravilhas, que o Universo preparou para nós. Sem julgamentos, sem culpas ou cobranças, apenas com o real propósito de ser UM ALGUÉM MUITO MELHOR HOJE, DO QUE AQUELE QUE FOMOS ONTEM. Pense nisso carinhosamente.
Namastê.

Referências:
Texto autoral. Salvador, 23 de Março 2021.
Imagem: www.norfipc.com

1 COMENTÁRIO

  1. Aí está a máxima de: “amar ao próximo como si mesmo”! Não podemos desejar para o outro aquilo que entendemos como ruim para nós, e sim, manifestar o amor incondicional , haja, vista que a lei do retorno é certa e tudo o que emanamos volta com maior intensidade.
    Que a mensagem da semana Pascal seja constante em nossas vidas.
    Parabéns Auxiliadora!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas

Por Redação  Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado. Além das paisagens naturais que despertam a atenção de...

Soft Skills: você sabe o que é?

Por Dora Paiva  A SOFT SKILLS, é uma expressão da língua inglesa, que aos poucos vai penetrando e dominando o setor de Recursos Humanos –...

Seleção de Elenco para série “Iceberg”

Por Redação  Inscrições para “Iceberg” são voltadas para pessoas com ou sem experiência em dramatização. A produtora baiana Têm Dendê recebe até o dia 15 de...

CPM 22 era só CPM: vocês sabiam?

Por Teo Gelson  Você sabia que, Badauí no passado já foi entregador de panetone Wally escreveu a música "Garota da TV" para uma ex-namorada que havia...