Por Rony Cysney
Pra sorte nossa, Ney continua excelente em tudo o que faz, cantando, dançando, interpretando, com sua turnê “Bloco na Rua”. Ontem (30/11) foi a vez de Olinda-PE receber esse incrível artista, levando uma verdadeira multidão à casa de eventos Classic Hall. Uma das maiores turnês do artista, o show conta com repertório recheados de hits, além de aparatos tecnológicos, visuais e cenográficos. Conhecido por sua voz inconfundível e performances eletrizantes, o artista transita por todos os Neys que marcaram sua trajetória.
O figurino, sempre aguardado com expectativa em se tratando de um show de Ney Matogrosso, foi criado sob medida pelo estilista Lino Villaventura. Luiz Stein assina o cenário, composto por projeções, e Juarez Farinon a luz do espetáculo, com supervisão do próprio Ney.
Ney Matogrosso (1941) é um cantor e compositor brasileiro. Surgiu nos palcos como vocalista do grupo de rock Secos & Molhados, em 1973, quando se apresentava com figurino, maquiagem e performances extravagantes. Ney Matogrosso também é dançarino, ator, diretor, coreógrafo e iluminador. Em1992 dirigiu o show Sou Eu, da cantora Simone que foi considerado o melhor show do ano.
Ney de Souza Pereira, conhecido como Ney Matogrosso, nasceu em Bela Vista, Mato Grosso do Sul, cidade fronteira com o Paraguai, no dia 1 de agosto de 1941. Filho de militar teve uma educação bastante rígida. Em 1971, Ney Matogrosso foi para São Paulo onde conheceu o produtor musical João Ricardo que o convidou para ser o vocalista do grupo Secos e Molhados. Passou então a adotar o nome artístico de Ney Matogrosso, uma referência a seu estado de nascimento. Os integrantes do grupo de rock, Secos e Molhados, se apresentavam maquiados e com roupas extravagantes. Ney dançava e fazia performances que chamavam a atenção do público. Fizeram sucesso com as músicas Rosa de Hiroshima, O Vira e Sangue Latino.
CARREIRA SOLO
Em 1975, Ney Matogrosso saiu dos Secos & Molhados e iniciou sua carreira solo. Nesse mesmo ano lançou o disco “Água do Céu – Pássaro” apresentado em uma capa de papelão cru no qual Ney aparece pintado e adornado com chifres e dentes de animais. O reconhecimento de Ney Matogrosso só veio com o lançamento do segundo disco “Bandido”, lançado em 1976. A canção “Bandido Corazón” composta por Rita Lee se tornou um grande sucesso na voz do cantor.
Na época em que Ney já fazia sucesso com o grupo Secos e Molhados, conheceu Cazuza, que ainda não cantava, e os dois tiveram uma breve relação.
Parabéns e vida longa a essa grande personalidade brasileira!
Por Rony Cysney
Fonte das fotos e pesquisa: classichall.com.br / www.ebiografia.com
Parabéns Rony Cysney, pela reportagem sobre Ney Matogrosso. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏