Por Andréa Alvarenga
Gestora de RH, Consultora, Palestrante
@andreaalvarenga.rh
Quando buscamos emprego nem sempre temos os conhecimentos e as atitudes necessárias que favorecem nossa entrada no mercado de trabalho. E tudo o que queremos é impressionar o (a) profissional de seleção.
Costumo dizer que são quatro os fatores que, interligados, causarão uma boa impressão se forem bem executados.
1- Seu Currículo (que será moldado de acordo a vaga, a empresa e exigências do cargo).
2- Seu contato na triagem (quando te ligam ou mandam mensagem).
3- Sua Apresentação Pessoal e Postura Profissional.
4- A entrevista.
Hoje vamos falar sobre como elaborar um CURRÍCULO que cause interesse e curiosidade na pessoa que vai triar e selecionar candidatos.
Basicamente, deve ser bem escrito e objetivo, porém, esclarecedor. Até duas folhas no máximo. Não precisa foto a não ser que solicitem, e se for colocar, escolha uma que impressione positivamente. Cite no rodapé, o mês e ano da atualização do currículo, que deve ser atualizado sempre que houver acréscimos ou alterações. Não informe número de documentos. O currículo pode ser escrito em primeira pessoa, mas não faça muito uso do pronome EU para não causar impressões opostas ao desejado. Se optar por colocar Objetivo, os currículos sem experiência podem elaborar pequena frase se colocando como alguém que busca conhecimento, aprendizagem e desenvolvimento profissional que favoreça a empresa. Os que possuem experiência podem ir direto ao cargo pleiteado ou citar áreas de interesse.
Existem modelos básicos e elaborados no Word, CANVA, e alguns gerenciadores de currículos, que podem te ajudar. Veja como é dividido um modelo básico:
1- Dados Pessoais
2- Resumo Profissional
3- Formação Acadêmica
4- Experiências Profissionais
5- Habilidades
6- Outras Informações
1- Deve constar em seus Dados Pessoais:
– Nome completo em letras maiores em negrito (fontes 16 a 20);
– Contato de celular (sugiro que pelo menos um dos números nunca mude);
– Whatsapp, E-mail, LinkedIn;
– Não é obrigatória a foto, a não ser que seja exigida, porém, se optar por colocar, tenha uma com roupas e aparência que impressionem positivamente.
Dica: Você não precisa escrever o título Curriculum Vitae, Currículo, Dados Pessoais, e nem escrever em frente a esses Dados, do que se trata. Ex: Celular: 71 99999-9999. O nome celular é redundante. Se quer colocar, opte pelos símbolos correspondentes ao Whatsapp, Instagram, LinkedIn, Celular etc.
2- Resumo Profissional ou Síntese de Qualificações (um ou outro):
Neste espaço cite basicamente seus pontos fortes, como tempo de experiência, algumas conquistas ou destaques relevantes que você teve onde trabalhou, duas ou três habilidades que serão interessantes para a empresa, e que de fato você as tenha. Depois que finalizar o seu currículo, volte neste campo, porque provavelmente vai querer acrescentar algo importante.
3- Formação Acadêmica
A ordem de suas formações é decrescente, do mais atual para o mais antigo. Exemplo: Mestrado, Pós-Graduação, e por último a Graduação. Se você já está na faculdade não cite mais o ensino médio.
Cite a formação concluída, trancada ou ainda cursando. Coloque o ano de conclusão ou ano que vai concluir. Se está no ensino médio, fundamental, supletivo, coloque o ano (série) que está cursando.
Dica: não deixe de colocar o que fez e não continuou, escreva ao lado trancado ao invés de desistente. Coloque também os cursos técnicos, se houver, após as formações acadêmicas.
4- Experiências Profissionais
Este espaço deixa muita gente confusa, inclusive os selecionadores. Veja o que é importante:
– O período, citando o mês e ano de entrada e saída; o nome da empresa (use o nome fantasia, mais conhecido), a cidade e UF, os cargos que você ocupou e as atividades principais que você exerceu.
Sempre do mais recente emprego para os mais antigos.
Destaque em negrito período, empresa, cidade e o cargo exercido. As demais informações, não destaque em negrito, nem sublinhado ou itálico.
Não caia na tentação de colocar todas as suas experiências profissionais. Coloque no máximo as últimas quatro. E se quiser citar mais, após finalizar essas quatro, crie um campo abaixo com o título Outras Experiências Profissionais, e coloque apenas as empresas seguidas dos cargos, num parágrafo único. Ex: Empresa -Supervisor de Vendas; Empresa – Analista Comercial.
Dica: escreva o que você fazia, mas não exagere quando for falar das atividades desenvolvidas, coloque apenas o que for relevante, que represente bem o cargo que ocupou: conquistas, prêmios, atividades importantes da função. Coloque também experiências que não estão na Carteira de Trabalho. Elas são muito importantes.
5- Habilidades
Nesse espaço você citará o desenvolvimento de suas habilidades. As básicas, como Informática (se tiver um bom conhecimento em Excel, destaque), e Língua estrangeira. Depois disso coloque tudo o que já fez de relevante para desenvolvimento de suas habilidades, como cursos técnicos, comportamentais, de gestão, das formações acadêmicas. Não coloque só o que for referente a vaga pleiteada, a não ser que você tenha muitos cursos na área e precise escolher, pois cursos em outras áreas abrem portas. Se for exigência a carga horária e Instituição ou se lhe favorecer em Status, pode citar, mas se não exigir, apenas cite os nomes dos cursos.
6- Outras informações
Este espaço é reservado para acrescentar informações importantes que mostram um pouco mais de seu perfil. Ex: Desenvolvimento de atividades comunitárias de apoio às crianças em condições socialmente vulneráveis; Viagens para conhecer culturas diferentes e comportamentos no segmento de empresas de alimentos para entender formas de atendimento. Outras informações que sejam de fato relevantes.
Busque desenvolvimento constantemente, e esteja pronto (a) para o Mercado de Trabalho. Sucesso!
Referências: https://exame.com/carreira/17-modelos-de-curriculos-para-conseguir-seu-emprego-dos-sonhos-em-2023/