Por Gilanio Calixto
“Quem vigia sua boca, guarda sua VIDA, mas quem muito abre seus lábios se perde” – Proverbios 13; 3
Que conselho para todos nós esse hein?
Não há como descrever tamanha riqueza de sabedoria na citação biblica acima descrita.
Uma das maiores fraquezas do ser humano é não controlar sua língua, é falar e falar sem refletir por um instante, é reclamar sem nem perceber, é pensar negativo sem necessidades.
Muitos de nossos males ocorrem porque não temos controle em nossas palavras, “aprendemos a voar como os passarinhos, a nadar como os peixes”, mas ainda não conseguimos domar a nossa língua.
Deus quiçá tem uma visão, uma perpectiva diferente sobre a fraqueza humana, basta estudarmos a Biblia que teremos essa dedução, ou seja, o homem só é considerado fraco quando existe a ausência de consciência, a ausência de DEUS em seus pensamentos, sentimentos e atitudes. Quando estamos conectados com Ele da nossa boca só fluirá bons frutos, positividade, esperança, alegrias, VIDA e tudo que é proveitoso.
Entre esses e outros motivos, é que Deus age muitas vezes de forma claramente opostas ao que Lhe pedimos ou aquilo que esperamos.
Ele não dispõe só aquilo que é virtude em nós, mas também utiliza de nossas fraquezas para nos ensinar, para nos transformar, nos fazer pensar, embora por vezes estamos fechados em nós mesmos e nem percebemos.
É um grande erro achar que você não é capaz de superar e alterar suas fraquezas. Examine suas palavras e seus pensamentos. Elas dirão muito sobre você. Inúmeras ocasiões não crescemos, não prosperamos, não evoluimos em sabedoria porque falamos demais, lamentamos demais.
Se você estiver considerando sua vida turbulenta, insatisfatória, ou até mesmo “infeliz” convido-o a refletir sobre as suas palavras ditas e os seus pensamentos repentinos.
O mundo foi criado pela palavra, pela ordem delas – “ e a palavra se fez carne e habitou entre nós” – (João 1;14) – portanto é evidente que as nossas palavras podem “maldizer” ou “bendizer” as intenções. Elas têm o poder de criar, mas ao mesmo tempo tem de destruir, que se dar através das nossas escolhas.
Podemos “matar” alguém ou ferir profundamente apenas com palavras, machucar e ferir a nós mesmos sem percepção disso.
Convido você a fazer reflexões: Suas palavras são na maioria das vezes construtivas ou destrutivas? Elas edificam ou destroem? Elas bendizem ou maldizem?
Quantas vezes você já errou por não refletir sobre as suas palavras? Já sentiu o efeito de palavras indevidas que proferiram a você? O que sentiu ou ainda continuas sentindo?
Pense nisso!!!
Gilanio Calixto Velez
Advogado e Professor
Trecho do livro: “Degraus de Deus para uma Vida Nova” – Editora: Bailer Books
Autor: Gilanio Calixto
Advogado especialista em Direito Previdenciário e em Direito de Familia
Professor Universitário em Direitos Humanos e Educação Emocional
Palestrante Motivacional e de Carreira Profissional
Fundador do Instituto de Desenvolvimento Humano – Crer & Ser – Metodologia e Projeto de Vida – Campina Grande – PB e Queimadas – PB
Perfil no Instagram: @gilaniocalixtoadv; @mcrereser
Email: [email protected] ; fone: (83).9.9866.3639