segunda-feira, maio 20, 2024
Home Destaques Os aspectos psicológicos decorrentes do Coronavirus

Os aspectos psicológicos decorrentes do Coronavirus

Por Auxiliadora Paiva

Os Coronavírus representam uma grande família viral, que são conhecidos pelo mundo científico desde meados dos anos 60. Eles causam infecções respiratórias em seres humanos e também em animais, e se assemelham a um resfriado comum. Alguns deles podem causar síndromes respiratórias graves, a exemplo da SARS, sigla em inglês de “Severe Acube Respiratory Syndrome”, que traduzindo significa Síndrome Respiratória Aguda Grave. Essa síndrome surgiu entre 2002/2003 e matou cerca de 774 pessoas, na China. Esse vírus possui essa denominação, devido ao seu perfil na Microscopia, que se parece com uma coroa.
Atualmente o novo agente do Coronavírus foi descoberto em 31 de dezembro de 2019, após registro de casos ocorridos também na China. Esse novo vírus q é uma mutação, provoca uma doença chamada COVID-19. É essa doença que vem se alastrando em todo o planeta, deixando as populações em pânico pela sua forma avassaladora de contágio. Em decorrência do crescimento desordenado dessa doença, a OMS- Organização Mundial da Saude, decretou que estamos vivendo uma verdadeira PANDEMIA.
O pânico invadiu as cidades e está deixando as pessoas em estado de medo e terror, temendo contrair a doença, devido ao seu grau de letalidade e a consequente rapidez do seu contato. Muito embora os esclarecimentos sejam intensos e grandiosos, a população vem sofrendo com o avançar desse vírus. Isso porque a sua rapidez de contágio, fez com que cidades se isolassem, que fronteiras fossem fechadas, e que pessoas passassem a viver em quarentena. Com todo esse caos instalado por vários continentes, é natural que as populações sintam os reflexos psicológicos decorrentes, dessa enfermidade.
A COVID-19, despertou nos seres humanos, o medo, o pânico e o terror, visto que ainda não existe uma vacina que combata a sua instalação. As únicas formas de precaução e prevenção, são os cuidados com a higienização das mãos, narinas, e a forma de evitar locais de grande aglomeração, assim como os lugares fechados sob climatização, os apertos de mãos, beijos e abraços. Esse Coronavírus é um ermitão, pois convida as pessoas a se distanciarem umas das outras, com o medo do contágio.
Um dos sintomas mais clássicos a se despertar nessa PANDEMIA, é o da Solidão e do Isolamento. Para algumas pessoas essa situação é o password para a Depressão, o mal do século. As redes midiáticas a todo o instante vem divulgando os números de pessoas, que estão vivendo sob o impacto da doença COVID-19. Uma recomendação é que se evite o contato com grandes aglomerações. E como a nossa mente é facilmente influenciável, a qualquer espirro, as pessoas estão entrando em pânico e se desestruturando completamente. Com isso elas se afastam do convívio pessoal, provocando o chamado Isolamento Social. Sabemos que a situação requer cuidado e muita atenção de todos, principalmente por que as pessoas estão entrando na faixa do desequilíbrio e ao mesmo tempo entrando na fase perigosa do estresse e da desorientação.
Outra sintomatologia que vem sendo detectada nas pessoas, é a Ansiedade, que traz em seu bojo uma série de outras situações. A Ansiedade vem tirando a tranquilidade de algumas pessoas, ao ficarem compulsivamente frente aos telejornais, estão deixando de alimentarem-se, não conseguem dormir um sono reparador e tranquilo. Outras pessoas estão vivendo a base de medicamentos ansiolíticos. Outros estão desenvolvendo uma espécie de Compulsão, onde o principal sintoma, é o estocar alimentos com o objetivo de não manter o contato com pessoas. Precisamos sim, ouvir as notícias e ficar por dentro dos fatos, porém o que não podemos é deixar que o nosso descontrole, venha afetar o nosso organismo e a nossa forma de ser.
O que nos diz a orientação médica, é que devemos ter o máximo de cuidado com a nossa higienização das mãos e também das narinas. Não esquecendo de lavar também as unhas, esfregando as mesmas na palma da mão. Buscar manter a calma e a tranquilidade, é primordial pois esse descontrole instalado, irá repercutir em nosso organismo, provocando em nós uma baixa na nossa imunidade. E se essa nossa imunidade baixar, aí sim haverá uma grande possibilidade de contrair a COVID-19, pois dessa forma estaremos expostos a uma série de patologias, principalmente às infecções respiratórias.
Por isso o que necessitamos no momento, é de ficar em domicílio, estando longe das multidões, sem o fantasma de pensar que estamos em isolamento. Estamos em momento de preservação da nossa vida e da nossa saúde. Que esse momento seja de tranquilidade e de solidariedade. Vamos ter precaução com a nossa integridade física e emocional. Vamos ouvir as autoridades competentes e deixar de ser influenciado pelas Fake News, que a todos os instantes surgem como notícias, provocando a Histeria coletiva. A COVID-19 é grave,sabemos disso. É alarmante, temos consciência dessa situação. É muito perigosa, mas não é o fim do mundo, e nem será desde que tenhamos a devida maturidade, para o enfrentamento da situação. Em outros tempos, já enfrentamos outras epidemias tão perigosas e fatais, porém conseguimos reverter a situação, com o auxílio da Ciência e dos pesquisadores incansáveis e persistentes na busca da tão sonhada Cura.
Calma. Muita calma se faz necessário neste momento. E para aqueles que possuem uma grande fé religiosa, que busquem também o ajuste emocional, o equilíbrio pessoal através das orações e do pensamento positivo em torno de tudo e todos. E temos uma certeza absoluta, que após a passagem do COVID-19, muitos precisarão de um acompanhamento psicológico/ terapêutico, para retornar ao seu ponto de equilíbrio e normalidade. Vamos controlar a nossa ansiedade e a nossa histeria. Vamos nos concentrar nas normas corretas para enfrentamento dessa enfermidade. Faça do seu recolhimento, do seu momento de Isolamento Social, uma etapa de conhecimento das suas potencialidades e das suas grandes possibilidades. Leia mais. Exercite o corpo e a mente. Alimente-se corretamente e viva a vida que pulsa em você. Namastê.

Pesquisa: www.saude.sp.gov.br
Imagem: www.catracalivre.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

A Biodiversidade e o futuro do Planeta

Por Dôra Paiva A BIODIVERSIDADE, é um termo que vem sendo atualmente, muito veiculado nas Mídias e por todos os segmentos da sociedade. Diante de...

Investimentos de construtora sergipana no mercado imobiliário baiano

Por Redação  A Construtora Sergipana Stanza tem movimentado a cena da construção civil em Salvador e pretende ampliar as ações ao longo de 2024, com...

A Psicoterapia e os medicamentos não são inimigos: entenda como funciona o tratamento para Transtornos Mentais

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis O nosso estilo e hábitos de vida ajudam a determinar a qualidade da nossa saúde. A todo instante somos exigidos...

Futebol Feminino é destaque neste fim de semana

Por Fernando Francisco  Em virtude do campeonato brasileiro masculino ter a rodada adiada em virtude das enchentes no Rio Grande do Sul,mas o Brasileirão Feminino...