sexta-feira, maio 3, 2024
Home Destaques Os Dez Mandamentos para o Coronavirus: como manter-se no equilíbrio e no...

Os Dez Mandamentos para o Coronavirus: como manter-se no equilíbrio e no controle da doença?

Por Auxiliadora Paiva

Um panorama de incertezas e desconhecimento diante da situação emergencial gerada pela ascensão meteórica da COVID-19, milhares de pessoas estão enfrentando uma situação de descontrole emocional, e esta estrutura vem provocando um verdadeiro mal estar, um verdadeiro caos psicológico. Mesmo quem ainda (graças a Deus), não foi afetado pela doença, tem manifestado uma série de distúrbios psicológicos, que estão modificando o dia a dia da população.
Um dos maiores problemas adquiridos pelo Coronavírus, é a ANSIEDADE. Ela se manifesta através da agitação e do nervosismo, devido ao estado de alerta, que está sendo acionado mundialmente. Com isso, as pessoas não conseguem pensar em outras coisas, que não seja na doença que avança. Elas querem constantemente obter informações sobre o vírus e consequentemente, sobre a sua expansão pelos continentes. Esse estado de ANSIEDADE vem ocasionando nas pessoas, alguns distúrbios tais como a INSÔNIA, pois elas não param de pensar, por um instante qualquer, sobre os graves perigos que envolvem essa doença, e também sobre o perigo que os seus familiares estão correndo.
Baseando-me nesta desorganização emocional gerada pela COVID-19, listamos como forma de apoio e orientação, os chamados DEZ MANDAMENTOS PARA O CORONAVÍRUS. Uma estrutura despretensiosa, mas que poderá servir de apoio e orientação para as pessoas que estão vivenciando essa qualidade de mal estar. Vamos apresentá-los a seguir:
PRIMEIRO MANDAMENTO: buscar modificar o teor dos pensamentos sombrios e aterrorizantes, pois eles podem ampliar consideravelmente o seu estado emocional, provocando a sua desestruturação e desequilíbrio psicológico.
SEGUNDO MANDAMENTO: procurar evitar ao máximo as informações alarmistas, buscando se inteirar de dados científicos confiaveis. Ouvir opiniões de profissionais comprometidos com a causa e totalmente voltados para a seriedade do momento.
TERCEIRO MANDAMENTO: evitar excesso de informações, estar todo o tempo acessando esses canais, não te deixará mais informado. Pelo contrário, estará aumentando o seu estado de nervosismo e agitação. É muita informação para o seu HD CEREBRAL. Pegue leve com ele, nesse momento.
QUARTO MANDAMENTO: ter o cuidado de verificar a autenticidade das informações. Fuja das FAKE NEWS, tão presentes nesta hora. Aprenda a identificá-las, afastando assim, as inverdades que servem para disseminar o pânico entre as pessoas.
QUINTO MANDAMENTO: apoiar-se na família e nos amigos, mantendo-se calmo e consciente da situação, sem alimentar o medo dos outros. Os amigos e familiares neste momento, servem com ponto de referência para a nossa harmonia e integridade emocional.
SEXTO MANDAMENTO: se fizer parte de um grupo de risco, adote calmamente as devidas medidas de prevenção, que serão determinadas pelas autoridades médicas e sanitaristas. Eles são os maiores divulgadores das verdadeiras informações sobre os casos, sejam eles graves ou moderados.
SÉTIMO MANDAMENTO: procurar informações realistas, encarando a situação corretamente, sem grande apreensão pela doença, nem tão pouco ampliação do medo. Seja cauteloso e prudente. Essa é receita do momento.
OITAVO MANDAMENTO: se houver necessidade do ISOLAMENTO SOCIAL, tente manter-se ocupado com alguma atividade que seja prazeirosa para você. Uma boa música relaxa, diminui a irritabilidade, o estresse e a ansiedade. O ISOLAMENTO, é uma medida preventiva que visa desacelerar o contágio da doença. Não é uma prisão, onde a SOLIDÃO será a sua fiel companheira.
NONO MANDAMENTO: criar uma rotina diária, procure fazer as coisa que você gosta e que geralmente o seu dia a dia, não lhe permite realizar, tais como a leitura de um bom livro ou assistir um filme, de preferência uma comédia. O riso fortalece a AUTO ESTIMA e diminui a ANSIEDADE.
DÉCIMO MANDAMENTO: não fique apavorado se estiver desenvolvendo a doença. Procure seguir os protocolos determinados para o seu caso. Seja otimista, não traga os pensamentos negativos para junto de si. Ore. Mentalize a cor VERDE, de acordo com a CROMOTERAPIA, o verde está associado a NATUREZA, e consequentemente a CLOROFILA, substância energética que favorece a cura dos males. A NATUREZA tem a grande capacidade de possuir as propriedades curativas e regeneradoras.
Então, seguindo esses Dez Mandamentos, temos a certeza absoluta, que os seus dias serão mais amenos, e menos estressante. Confie. Acredite. Busque a sua força interior. Acenda a luz divina que mora em seu ser. Acione o poder da Solidariedade e da Perseverança. Estamos juntos, depois do Coronavírus, seremos pessoas diferentes. Pense nisso.
Namastê.

Texto autoral da colunista. Salvador/ Bahia – 2020-
Imagem: www.veja.abril.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

O que é a Liberdade de Imprensa?

Por Dôra Paiva  Hoje, 03 de Maio de 2024, é celebrado em todo o planeta, O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa. Essa data foi...

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...