Por Paulo Roberto Lima Silva
Ao longo dos anos de carreira como professor de inglês tenho atendido muitos alunos em aula e em mentorias preparatórias para entrevistas de emprego, viagens ao exterior, provas e outros objetivos.
Mas percebo em muitos um sentimento comum: pensar que não conseguem aprender inglês.
Ouço perguntas como: Por que não consigo aprender inglês? Por que não faz sentido para mim o que está escrito? Por que não entra na minha cabeça? ou frases como: É muito difícil! Não consigo entender nada! Dentre outras… e em consequência disso muitos desistem de aprender, desistindo também de grandes projetos e objetivos, como viajar ao exterior, buscar novas carreiras ou viver grandes experiências em suas vidas.
Aqui trago reflexões importantes para você que tem interesse em aprender inglês, mas em algum momento já se deparou com algum destes questionamentos:
“Por que não consigo aprender inglês?” : É comum pensarmos no inglês como tendo as mesmas regras gramaticais e concordâncias da língua portuguesa. Em outras palavras, tentar “encaixar o inglês dentro do português”.
Para que você possa estudar com eficiência, é preciso entender que são línguas construídas de formas distintas. Português é língua latina, assim como espanhol, italiano e francês. Inglês tem origem Anglo-Saxônica, e por isso segue outras diretrizes. Minha sugestão: foque em aprender as regras básicas do inglês sem pensar tanto no português neste momento.
“Não consigo entender nada do que é dito”: Quando crianças, aprendemos a falar nossa língua apenas ouvindo, mas não escrevendo. Temos contato frequente com exemplos do que estamos lidando e com aproximadamente 7 a 9 anos começamos a ter mais contato com a língua escrita ou falada. Para aprender inglês somente ouvindo precisaríamos ter contato 24 horas por dia com as coisas das quais ouvimos, para auxiliar na memorização. Em outras palavras, não dá para aprender uma palavra nova somente a ouvindo, sem entender como se escreve e o que ela significa na prática. Por isso temos muita dificuldade em assistir a um filme em inglês, com ou sem legenda. Porque não conseguimos interpretar o som das palavras que não conhecemos. Para resolver isto, aprenda vocabulário primeiro. Busque ampliar seu vocabulário escrito e ouvido, depois aprenda a pronunciar estas palavras. Isto vai te ajudar.
“É muito difícil”: Tudo que precisamos aprender no início apresenta desafios e nos desafia a saírmos da nossa zona de conforto, o que é desconfortável. Por isso tendemos a recuar e desistir. Agora imagine tudo que você já aprendeu em sua vida, como andar de bicicleta, dirigir, usar um computador, cozinhar, cuidar e educar um filho, administrar uma casa… Hoje com certeza você faz a maior parte delas com facilidade, certo? Isto acontece porque você aprendeu um modo “mecânico e repetitivo” de fazer, e isto se tornou habitual para você. Faça o mesmo com o inglês: Torne-o parte da sua vida, rotina, hábitos e principalmente dos seus planos e sonhos. Então se dedique a aprender e não desista. Vai ficando mais fácil com o tempo.
“Não sou inteligente o bastante para aprender inglês”: Esse é maior erro que você pode cometer ao pensar sobre si mesmo. Todos somos inteligentes para aprender outra língua, mas precisamos ter um MÉTODO compatível com nossa maneira de aprender. Eu por exemplo, além de escrever, sou muito visual e auditivo (Aprendo mais vendo e ouvindo atentamente). E você? Qual é a forma de aprender mais eficiente para você?
CONSELHO DO PROFESSOR: Tenha uma meta! E em seguida, busque o método. Crie seus sonhos e objetivos, então coloque-os no papel e procure a melhor maneira que executá-los. Tendo metas bem definidas e métodos compatíveis, você vai conseguir realizar seu sonho e objetivo em aprender inglês para a vida!
Gostou desta matéria? Deixe-nos um comentário e acompanhe o portal Som de Papo e a mim, @pauloroberto.teacher, nas redes socias. Até a próxima semana! See you there!