domingo, abril 28, 2024
Home Cultura Programação Infantil em Feira Literária

Programação Infantil em Feira Literária

Por Gilberto Romano 

A primeira edição da Feira Literária de Lauro de Freitas acontece nesta semana, entre quarta-feira (08) e sábado (11), e vai ter uma agenda gratuita destinada às crianças, com curadoria da jornalista e pesquisadora baiana Patrícia Bernardes e a discussão de temas como diversidade racial, o uso da escrita braille como ferramenta de inclusão literária, o luto infantil, a ancestralidade como ferramenta pedagógica e a chegada cada vez mais constante do QR Code nas obras literárias.

A Arena Flilaurinha vai acontecer a partir da quinta-feira (09) na Praça Matriz, no centro da cidade, com abertura às 09h da escritora e autora dos livros infanto-juvenis “Alika” e “Eva”, Regina Luz. Às 10h, a escritora Palmirinha Heine assume a programação, seguida de um lançamento coletivo de autores infantis. Já no campus da UNEB em Lauro de Freitas, entre 09h e 11h acontece a “Contação de Histórias: Literatura Infantil Afro Brasileira”, com os monitores da brinquedoteca Ludarte.

Na sexta-feira (10), a Arena Flilaurinha recebe um novo lançamento coletivo de autores infantis às 9h. Às 10h é a hora de Eliana Oubinã assumir a programação. Ela é autora de livros infanto-juvenis como “Os Sons da Esperança” e fundou a editora Pé de Pitanga, que desenvolve projetos para a construção de conteúdos voltados para a transformação do ser humano. Às 11h, a escritora e atriz Cássia Valle, membro do colegiado do Bando de Teatro Olodum, estará na Arena. Ela é autora de livros como “Calu: uma menina cheia de histórias”, lançado pela editora Malê, ao lado da amiga Luciana Palmeira. Neste ano, Cássia lança na Bienal do Livro do Rio de Janeiro a versão em braille do livro “Felipa – Maria Felipa”, outra parceria com Luciana Palmeira, que conta a história de Maria Felipa de Oliveira, personagem lendária do movimento contra os portugueses pela independência da Bahia. 

A programação, neste dia, segue pela tarde, e às 14h a escritora independente Sandra Jesus participa do evento na Arena. Já às 16h, a Flilaurinha segue para o Parque Shopping Bahia, onde a contadora de histórias Liliane Pires se apresenta para os pequenos.

Sábado (11), entre 09h e 10h, acontece um bate-papo com a pedagoga e arte educadora Denise Santos, do Teatro Lambe-Lambe . Às 11h, a coordenadora do projeto “Baobá de Histórias – por Literaturas Decoloniais”, Helena Nascimento, assume a programação. Ela é escritora, contadora de histórias de Literatura Negra para Infâncias e pesquisadora de literatura, escrita de mulheres negras e memórias. Às 11h, um novo encontro com a escritora Cássia Valle. Pela tarde, entre 14h e 17h, a brinquedoteca itinerante assume a praça, encerrando a programação.

A programação será marcada também por apresentações teatrais do Pólo de Atores, que atua frente a temas como a educação pública, regionalismo e a preservação do meio ambiente, entre tantos outros.

Programação Simultânea

Enquanto os encontros com as escritoras acontecem marcando a Flilaurinha, outros eventos estarão abertos ao público para visitação. Mostra estudantil de arte com a rede de ensino de Lauro de Freitas, e exposições literárias das escolas acontecem nos dias 09 e 10. Também no dia 10, a apresentação artística do grupo “Criando Asas”, que tem foco na inclusão e na arte, assume a programação. No dia 11, está marcado a palhaçaria com Edvaldo Palhaço e apresentação cultural do “Cangaceiro de Ipitanga”.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Bahia ganha trilhas turísticas na Chapada e sul do Estado

Por Redação  A Bahia ganha trilhas turísticas para observação de cogumelos na Chapada Diamantina e sul do estado.  Além das paisagens naturais que despertam a atenção...

Não consigo cair nos braços de Morfeu: saiba como dormir bem

Por Paulo Roberto Reis Instagram: @psipaulorobertoreis Segundo a mitologia grega, Morfeu era considerado o filho do deus do sono, chamado Hypnos – palavra que, no...

Heteronormatividade

Por Ramon Henrique            É um termo usado para descrever situações nas quais orientações sexuais diferentes da heterossexual são marginalizadas, ignoradas...

Sétima Rodada do Brasileirão Feminino neste último fim de semana de abril

Por Fernando Francisco  Neste final de semana no futebol brasileiro vamos ter a sétima rodada do Brasileirão Feminino com os seguintes jogos no sábado dia...