sexta-feira, abril 19, 2024
Home Destaques Projetos Sociais do Ministério do Esporte

Projetos Sociais do Ministério do Esporte

Por Mirla Leite

Veja alguns relatos do esporte que podem servir de inspirações, sendo eles projetos que rondam o Brasil. O ministério do esporte tem o dever de inspirar o cidadão a práticas de esportes como forma de incentivos e a qualidade de vida. Melhorando então o rendimento cognitivo, integridade, autocontrole e perseverança, segue alguns projetos que é importante conhecer.
Projeto Esporte e Cidadania

Projeto piloto realizado no estado do Rio de Janeiro, o Esporte e Cidadania já atende mais de 15 mil crianças e adolescentes, dos 6 aos 21 anos. São 156 núcleos que oferecem atividades como judô, jiu-jitsu, futebol, recreação e vôlei, todas voltadas para o exercício da cidadania. O objetivo é atender a demanda de jovens em locais de vulnerabilidade social, estimulando o ensino da disciplina e do respeito ao próximo. É aberto a todos: quem mora perto dos núcleos pode participar ou inscrever seu filho para fazer parte das atividades.
Projeto Brincando com Esporte

Com o fim do período letivo, as crianças param de ter acesso ao esporte? Com certeza, não. O Ministério do Esporte também conta com programas que oferecem práticas esportivas durante os meses de férias regulares. Esse é o papel do projeto Brincando com Esporte, planejado para dezembro e janeiro. Com maior tempo livre, as crianças continuam a aproveitar os benefícios de fazer exercícios. As modalidades esportivas variam conforme a estrutura do núcleo que recebe o projeto.
Programa Esporte e Lazer da Cidade

Conhecido como Pelc, o Programa Esporte e Lazer da Cidade reúne toda a comunidade em torno de atividades esportivas. Também lançado em 2003, atende desde crianças até idosos. As atividades são implantadas em núcleos dentro dos municípios, áreas rurais e também em regiões onde moram povos indígenas. O objetivo do Pelc é democratizar o lazer e o esporte para todos os cidadãos, de forma inclusiva. Com 690 núcleos em todo o país, a iniciativa oferece aulas de jazz, artesanato, futebol e outros esportes e atividades de recreação. Além de promover o acesso ao esporte, o Pelc resgata a cultura de cada município ou comunidade onde os núcleos são instalados.

Em entrevista Antonio Edmundo da Cruz Filho Licenciado/Bacharel em Educação Física, (CREF 002831-G/Ba) sobre a importância do esporte na vida do cidadão e a influência de projetos incentivadores ele diz:
“O esporte tem poder de salvar vidas. Principalmente no Brasil, um país em que muito jovens nascidos em condições desfavoráveis viram heróis e referências dentro de suas casas e seus bairros. A prática regular de esportes e atividades físicas gera diversos benefícios ao corpo e à mente das pessoas em seu dia-a-dia, podendo funcionar como uma válvula de escape do estresse da rotina do trabalho e dos afazeres domésticos e prevenindo o envelhecimento precoce, evitando o sedentarismo e a obesidade, diminuindo a ansiedade e ajudando na regularização do sono, colaborando com melhorias ao bem-estar comunitário.”
O esporte possibilita que o cidadão experimente a socialização do trabalho em equipe, exercitem a disciplina e o senso de responsabilidade, tenham controle emocional, sejam criativos e encontre nele uma forma de superação, sem falar na alegria e energia que o próprio exercício gera na sua autoestima.
O esporte é considerado o oficio dos sonhos para muitos, pois se transformam em verdadeiros heróis, mesmo com muitas dificuldades estão superando a cada dia, muitos relatos marcantes e emocionantes que servem de exemplos pra todos.

Fontes: estadao.com.br/esporteparatodos/7-projetos-gratuitos-que-incentivam-praticas-esportivas-no-brasil.
Educador físico Antônio Edmundo da Cruz Filho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Previsão que se tornou Precisão

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  @ciganaericadiassensitiva Muitas pessoas são avisadas através de previsões e não acreditam de imediato e só percebem que o que um dia...

Will Sampaio, Ruanda Santos e Kantares se apresentam em Salvador

Por Redação  Fim de semana na capital de baiana com apresentação com muita música e dança ao som das atrações: Will Sampaio, Ruanda Santos e...

Comunicação: você sabe como trabalhar?

Por Dôra Paiva A priori a COMUNICAÇÃO é uma troca de informações entre as pessoas. É uma capacidade que possuímos para receber e passar informações...

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...