sábado, abril 20, 2024
Home Decoração e Paisagismo Quer saber de uma Tiny House?

Quer saber de uma Tiny House?

Por Angelica Schianta

Como já vimos nesta coluna, o Minimalismo está em destaque, e não somente ao decorar as nossas casas, sendo que, na vertente de uma vida simples, com mais proximidade com a natureza, áreas livres e verdes, e na possibilidade de desfrutar desses ambientes, apareceram as “Tiny Houses”.

Destacamos que se trata muito mais do que projetar moradias com espaços reduzidos.

O fundador da Tiny House Brasil e mentor do movimento Pés Descalços, Robson Lunardi, diz que “Uma Tiny House é onde tem alguém vivendo e colocando em prática a filosofia de um consumo consciente”.

A partir de uma construção modular, as Tiny Houses podem ter uma base de trailer e sua estrutura pode ser realizada por steel frame ou wood frame, por exemplo. Sua área total não ultrapassa os 40m². A grande aliada desses projetos é uma marcenaria primorosa que traz ambientes confortáveis e práticos.

A grande mensagem das Tiny Houses é sua responsabilidade socioambiental. Uso racional de recursos e baixíssima produção de resíduos orientam o plano de construção desse tipo de moradia.

Surgido nos Estados Unidos, o movimento Tiny House ganhou impulso na grande crise de 2008. Em um ritmo caótico nesse país, a vida em uma casa, mesmo que seja em dimensões mínimas, e que não se cobre taxas, impostos ou mesmo a posse de um terreno, chegou como uma alternativa viável naqueles tempos. Incluindo, então, a possibilidade de um estilo de vida mais despojado e singelo, utilizando os recursos da natureza de forma responsável, ganhou, viva (!), relevância.

O conceito se espalhou rápido, e países como Canadá, Austrália e o Brasil passaram a ver esse “evento social” e arquitetônico como uma forma de morar econômica e sustentável.

As Tiny Houses já se expandiram para os países citados acima, e mais, a Nova Zelândia e a Europa, já estão aderindo a essa temática. No Brasil, o estilo Tiny House ainda é modesto, mas há potencial, além de já existirem empresas estabelecidas para construir esse tipo de casa.

Vamos entender quais seriam as vantagens e desvantagens desse modelo de casa.

Vantagens:

Sustentabilidade no modo de vida, e na construção da casa;

Qualidade de vida;

Estresse mínimo;

Isento de impostos (os modelos móveis);

Construção rápida (a depender do tipo, tempo médio de 3 meses para toda a obra);

Desvantagens:

Alto custo construtivo;

Número reduzido de profissionais no Brasil que dominem essa construção;

O mínimo necessário que pode ser acumulado no interior da casa;

Para quem se habilitar, a vida em uma Tiny House é, indiscutivelmente, algo inusitado, surpreendente e revigorante.

Caro leitor, então, você conseguiria se adaptar a esse estilo de moradia de reduzidas medidas, mas que se poderia transportar para qualquer lugar? Dê a sua opinião, sua participação é bem-vinda, bem como sugestões de temas para nossa coluna. Até a próxima!

 

Angelica Schianta é Artista Plástica, Arquiteta, Urbanista e Conservadora de Bens Culturais.

@angelica_schianta

@turmalina_estudio

Legenda das imagens:

Capa: Tiny House I Foto: Wood Frame

01: Tiny House I Foto: Tammy Strobel

02: Tiny House /cozinha I Foto: Pinterest

03: Tiny House Interior I Foto: AACMM

04: Tiny House I Foto: CABN

05: Tiny House I Foto: Abreu Digital

Fontes de pesquisa:

https://casacor.abril.com.br/sustentabilidade/tiny-house/

https://www.archdaily.com.br/br/947852/vida-e-morte-das-tiny-houses

https://www.vivadecora.com.br/pro/curiosidades/tiny-house/

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Previsão que se tornou Precisão

Por Cigana Érica Dias Sensitiva  @ciganaericadiassensitiva Muitas pessoas são avisadas através de previsões e não acreditam de imediato e só percebem que o que um dia...

Will Sampaio, Ruanda Santos e Kantares se apresentam em Salvador

Por Redação  Fim de semana na capital de baiana com apresentação com muita música e dança ao som das atrações: Will Sampaio, Ruanda Santos e...

Comunicação: você sabe como trabalhar?

Por Dôra Paiva A priori a COMUNICAÇÃO é uma troca de informações entre as pessoas. É uma capacidade que possuímos para receber e passar informações...

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...