terça-feira, abril 23, 2024
Home Destaques Redes Sociais: a utopia da vida moderna

Redes Sociais: a utopia da vida moderna

Por Renato Camargo

Praias paradisíacas, mulheres lindas, corpos exuberantes, jantares sofisticados, viagens incríveis, vidas luxuosas e relacionamentos amorosos de dar inveja caracterizam o perfil virtual de milhares de pessoas pelas mídias sociais. Com a onda dos filtros, o padrão de beleza tornou-se requisito indispensável para ganhar ‘likes’ e seguidores, pessoas que se iludirão com um mundo de fantasia.
A vida ostentada nas redes sociais atrai pessoas que desejam corpos perfeitos, a riqueza fácil, o status de celebridade e um padrão de vida luxuoso que só o mundo virtual proporciona.
Nesse Mundo Digital, onde mais da metade da população brasileira sobrevive com apenas 1 salário mínimo (R$ 1.089,00) e somente 1% desta população ganham mais de 27 mil reais mensais, que muitos blogueiros, youtubers, coaches e influencers surfaram na onda e ficaram milionários. A exposição de suas vidas os tem tirado do anonimato para o estrelato, de pobre à milionários com rendimentos que somam milhões de reais, com direito a jatinho particular, mansões e viagens de luxo. À medida que estes vão se destacando nas mídias sociais e se tornando referência para uma população carente de referencial, mais famosos, ricos e influentes se tornam, mas de fato, a concentração da riqueza acaba beneficiando uma minoria, enquanto a maioria favorece esse movimento patrocinando e fortalecendo essas personalidades.
Entretanto, como na vida real, as máscaras tendem a cair. Com o tempo, a vida camuflada perde força e consistência, e a verdade vem à tona.
Relacionamentos conjugais vendidos nas mídias como modelo de casamento perfeito, mas que sucumbem diante de uma vida ‘real’ que as redes sociais não mostram. Personalidades carismáticas sendo desmascaradas publicamente e vidas de mentira sendo reveladas.
Enfim, a realidade é aquela que a gente dá de cara todo dia, com pessoas imperfeitas, com cotidiano cheio de problema e tristezas que toda alma carrega dentro de si. A vida exposta nos ‘feeds’ é cheia de maquiagem, recortada e falsificada, que não condiz com a realidade. Muitas pessoas expõem o que elas não são para não evidenciar o que elas, de fato, são.
Uma gordurinha saliente aqui e uma mentira ali são imediatamente extraídos das redes sociais, filtrando e camuflando as verdades que ali existem, promovendo uma vida que não é real, muito menos sincera.
Você deve ter já se perguntado: Como essa pessoa pode ser tão linda assim? Onde estão essas pessoas perfeitas que não vejo no dia a dia? Por que não prospero se segui corretamente os passos do programa ‘vença já”?
Certamente que, a vida não é uma receita de bolo e que a mesma fórmula sirva para todos. A felicidade pregada na internet é carregada de subjetividade, ou seja, não é o mesmo para todos. Uns se sentem felizes vivendo de um jeito, outros sentem a mesma felicidade vivendo de forma oposta. O que o outro faz, não necessariamente, precisa ser reproduzido pelo outro como se fosse a fórmula mágica para resolver todos os problemas da vida.
Os filtros utilizados nas redes sociais mascaram não só a aparência, mas escondem as sujeiras e as imperfeiçoes da vida real, mas que tem conquistado milhares e milhares de pessoas que também compram e vendem esse padrão utópico de existir, mas que só existem na vida virtual.
Não se engane com as redes sociais, nem tudo é verdade, grande parte de tudo aquilo é FAKE. Não se engane com personalidades midiáticas, eles enriqueceram absurdamente com a ilusão que a internet também proporciona. Se afaste da vida virtual e viva intensamente a realidade. Substitua milhares de seguidores por laços de amizades reais e palpáveis, troque likes por elogios sinceros e não tenha medo dos seus defeitos, não se camufle tanto e não viva fingindo. Você é REAL.

“A realidade é para os fortes, por isso muitos vivem sob ilusões”. (Júlio Pattuzzo)

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...

Diferenças entre Auxiliar Administrativo e Financeiro

Por: Andréa Alvarenga Consultora de RH, Palestrante, Multiplicadora Muitos não conhecem os diferentes setores e funções administrativas de uma empresa, que podem ser muito abrangentes. No...

Dependência Emocional: como combater?

Por Dôra Paiva A DEPENDÊNCIA EMOCIONAL, é caracterizada por conta do apego em excesso, de alguém para com uma outra pessoa. Essa DEPENDÊNCIA pode ser...