Por Cida Lopes
Ingredientes:
– 02 litros de caldo de legumes
– 150 ml. de vinho branco
– 200 gramas de ARROZ ARBORIO
– 150 gr. de ervilha fresca
– 150 gr. de bacon cortados em cubos
– 01 cebola branca picadinha
– 02 dentes de alho amassados
– 150 gr. de queijo parmesão ralado
– Azeite de oliva a gosto
– Sal e pimenta a gosto
– 150 gr. de manteiga gelada
Modo de Preparo:
Para preparar o caldo de legumes, coloque 01 cenoura picada, 01 cebola, 01 talo de salsão e cozinhe por 20 minutos e reserve,
Frite o bacon até dourar e reserve
Na mesma gordura do bacon, frite a ervilha até ficar macia por 03 minutos e reserve
Tempere com sal e pimenta
Numa panela acrescente a manteiga com um fio de azeite e frite o arroz até ficar transparente
Junte o vinho e deixe evaporar, e vá acrescentando caldo de legumes, aos poucos, até você ver que está bem cremoso e ao dente,
Nesse momento coloque a ervilha e misture bem, reserve um pouco para decorar os pratos
Sirva em um prato bonito, decore com as ervilhas restantes e coloque queijo parmesão por cima
Sugestão de acompanhamento:
Uma boa taça de vinho
– Tempo de preparo: 20 a 30 minutos
– Serve 04 pessoas
BOM APETITE!!!
CURIOSIDADES: O risoto de ervilhas frescas tem suas raízes no norte da Itália, especificamente na região da Lombardia, onde a tradição do risoto se estabeleceu a partir do século XI. Embora o risoto seja uma técnica antiga trazida pelos sarracenos, as versões com vegetais frescos como a ervilha são muito associadas à cozinha de primavera da região.
Raízes Lombardas: A Lombardia é conhecida como a “terra do risoto” devido à abundância de água na planície do Vale do Pó, ideal para o cultivo de arroz.
Influência da Primavera: O risoto de ervilhas frescas é considerado um prato clássico da culinária de primavera/início do verão, aproveitando a doçura das ervilhas recém-colhidas.
Contexto Italiano: Tradicionalmente, as ervilhas são escaldadas brevemente em água fervente antes de serem incorporadas ao arroz cremoso, muitas vezes finalizado com queijo parmesão e manteiga.
Esta receita foi PREPARADA por Chef Nunes
Receita testada e aprovada por Cida Lopes
Cida Lopes, Apresentadora do Programa Hora Marcada
Data: 26-04-26
Instagram: @horamarcadaa
Instagram: @cidalopesapresentadora
Facebook: Cidalopes
Tik -Tok: cidalopeshoramarcada
Parcerias: (044)-98815-7187



