sexta-feira, abril 19, 2024
Home Destaques Saiba como reverter uma (Des)harmonização facial

Saiba como reverter uma (Des)harmonização facial

Por Dr Vinicius Said

Através da enzima “Hialuronidase”, procedimento estético pode ser revertido em dias ou semanas.
Entre 27 de setembro a 3 outubro, a ferramenta de estatísticas “Google Trends” registrou um pico recorde de pesquisas para o termo “harmonização facial”. A alta — não observada desde 2015 pelo buscador — desponta o tratamento estético não cirúrgico como um dos procedimento mais cobiçados pelos brasileiros.
Adeptos a nova tendência, celebridades brasileira não ficaram de fora da “harmonização facial”. Embora o tratamento estético some elogios por parte da comunidade artística, o relato recente do cantor e compositor Lucas Lucco via ‘stories’ do Instagram alertou a população sobre a possibilidade de reversão, caso o procedimento não tenha alcançado o resultado ideal.
“(…) No meu caso, eu achei desde os primeiros momentos que ultrapassou o limite do que eu pensava (…). O que eu falo para vocês, cuidado; cês (sic.) que querem fazer harmonização, etc, olhar bem o profissional que vai te aconselhar a fazer algo que fique natural, suave, porque as vezes nem sempre a quantidade de produto que se coloca é o que vai fazer a harmonização ficar legal. Tem também a questão da perda de identidade da gente”, relata o cantor, que recorreu a reversão do procedimento.
Para o “Speaker” em Harmonização Facial pela Harvard Medical School — Boston (NA) —, e especialista em Biomedicina Estética, Vinicius Said, o problema está na quantidade excessiva de produto que vem sendo utilizada por profissionais, devido a uma possível falha no planejamento do tratamento. O biomédico explica que há um exagero na aplicação das seringas — quantidade excessiva —, que pode resultar na perda das características dos pacientes.
“Para se ter uma ideia, uma seringa com Ácido Hialurônico contém 1 ml de produto, que é insuficiente para fazer a harmonia de toda uma face. Então, quando nós (profissionais) buscamos o equilíbrio, espera-se, para um resultado sutil, que seja colocado uma pequena quantidade de produto em pontos específicos do rosto, para de fato trazer simetria e proporção. O que acontece, no entanto, é que alguns profissionais vêm exagerando na dose, trabalhando com 18, 23, 25 e até mais de 28 seringas, uma quantidade, que em alguns casos se torna excessiva. A consequência disso são relatos sobre a insatisfação de alguns pacientes com o resultado de alguns profissionais”, explica.
Said destaca que todo procedimento de preenchimento a base de Ácido Hialurônico (correção do nariz, preenchimento do queixo, mandíbula, região malar, sulco nasogeniano) é passivo de reversão caso aja algum tipo de erro por excesso. Para reverter uma “harmonização facial”, o biomédico afirma que pode ser utilizada a “Hialuronidase” — enzima capaz de fazer a degradação do Ácido Hialurônico, com variação de tempo estimado entre dias ou semanas.
“Existem outros tipos de produtos usados para preencher e harmonizar a face como a ‘Hidroxiapatita de Cálcio’ (CaHA) e o ‘Ellansé’ (Caprolactona), porém, como eles não tem “antídotos” específicos, os profissionais utilizam mais o Ácido Hialurônico até pelo fato do nosso próprio corpo o produzir, o que minimiza o risco de rejeição do produto após ser implantado na face. Existem também equipamentos da eletroterapia e algumas técnicas que podem ajudar a auxiliar na degradação do produto”, comenta.
Referência em harmonização facial na Bahia, o biomédico responsável pela “Clínica Dr. Vinicius Said”, na Pituba — Empresarial TK Tower, Térreo, Av. Prof. Magalhães Neto, 1856 — explica que harmonizar não é só trabalhar com preenchimento. Para o revisor da “Revista Brasileira de Estética”, procedimentos como peeling químico, microagulhamento, bioestimuladores de colágeno e outros que induzem a firmeza, elasticidade, tônus e luminosidade da pele também englobam a “harmonização facial”.
“O objetivo da harmonização é alcançar uma proporção entre os terços superior, médio e inferior da face, sem tirar os traços naturais do paciente, portanto, eu busco sempre a naturalidade. Minha linha de trabalho é buscar uma proporção dentro de um resultado que seja sutil ao natural, onde as pessoas percebam também a melhora da qualidade da pele, sem que aja exagero ou necessidade de reversão do procedimento estético”, conclui.
Para mais informações sobre harmonização facial, tratamentos corporais e a Clínica Dr. Vinicius Said, entre em contato através do telefone 71 3035–1085 e 71 9 91908415, ou acesse o perfil do Instagram @viniciusaid.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Axé pra sempre na Micareta de Feira

Por Gilberto Romano  Sexta-feira a micareta de feira traz diversas atrações pra animar o público: Araketu, Alinne Rosa, Psirico, Olodum, dentre outras. O destaque deste dia...

Zé Honório comanda Micareta de Feira no sábado

Por Redação  Neste final de semana acontece uma das tradicionais micaretas do Brasil, a de Feira de Santana. O Carnaval da "Princesinha do Sertão" promete...

Cidade de Deus: vamos recordar?

Por Teo Gelson  Lá se vão 20 anos desde que "Cidade de Deus" foi lançado nas salas de cinema, pontuando um período áureo da produção...

Aonde seu time joga no Brasileirão 2024 neste meio de semana?

Por Fernando Francisco  Neste meio de semana começou a segunda rodada do campeonato de futebol mais disputado do mundo, nessa terça dia 16/04 tivemos Bahia...