quinta-feira, maio 2, 2024
Home Destaques São Paulo: Um Século de Evolução Hoteleira e o Luxo do Presente

São Paulo: Um Século de Evolução Hoteleira e o Luxo do Presente

Por Alinne Assunção 

Embarque comigo em uma viagem através do tempo e descubra como o setor hoteleiro de São Paulo se transformou ao longo dos anos, moldando-se em um dos pilares do desenvolvimento econômico mundial. Das simples estalagens do século XVII aos suntuosos hotéis de luxo do século XXI, a hotelaria paulistana traz consigo uma história rica e fascinante.

 

O Pioneirismo dos Taberneiros

 

Nos primórdios do turismo em São Paulo, a atividade hoteleira era conduzida por donos de estalagens conhecidos como taberneiros. Essas hospedarias eram classificadas em diferentes categorias, desde um simples pouso de tropeiros até estalagens e hotéis. A partir da iniciativa do inglês Charles Burton, a organização desse tipo de negócio começou a tomar forma.

 

O Surgimento dos Grandes Hotéis

 

No final do século XIX, grandes hotéis começaram a se destacar no Brasil, como o famoso Grande Hotel, inaugurado em 1878, considerado o “melhor hotel do Brasil” à época e abrigava hóspedes ilustres, incluindo o príncipe Henrique da Prússia e a renomada artista Sarah Bernhardt. Embora o prédio tenha sido demolido em 1964, seu legado permanece vivo na história.

 

Sucursal do Grande Hotel/ Fonte: Guilherme Gaensly

 

Expansão Hoteleira no Século XX

 

O século XX trouxe uma expansão significativa para a hotelaria em São Paulo. Novos empreendimentos, como o São Paulo Railway e o Hotel Esplanada, impulsionaram o desenvolvimento do setor. Este último, inaugurado em 1924, tornou-se um ícone da cidade, sendo considerado por muito tempo o “melhor hotel da cidade” e um ponto de encontro para a elite paulistana.

 

Arranha-céu e Elegância: O Grande Hotel São Bento

 

No decorrer do século XX, o Grande Hotel São Bento foi uma das joias da hotelaria paulistana. Instalado no imponente edifício Martinelli, o primeiro arranha-céu da cidade construído em concreto armado, marcou o início da verticalização da cidade e representou a ascensão do imigrante. Recebendo ilustres personalidades, o hotel escreveu seu nome na história da capital.

 

O Othon Palace Hotel e seus Hóspedes Ilustres

 

Já na metade do século, o Othon Palace Hotel entrou em cena. Construído entre 1952 e 1954, o edifício foi tombado como Patrimônio Histórico e recebeu celebridades como Charles de Gaulle e Yuri Gagarin. Além disso, o presidente Juscelino Kubitschek tornou-o seu hotel preferido.

 

Inovação e Mezzanino Artístico

 

A década de 1950 também viu o surgimento do Hotel Comodoro, uma inovação para o público de médio poder aquisitivo. Cada apartamento possuía uma decoração única e seguiam o conceito norte-americano de “studio”, transformando-se em salas de estar durante o dia e quartos à noite. Com um mural de autoria de Cândido Portinari no mezzanino, o hotel foi um importante ponto de encontro na vida noturna paulistana.

Hotel Comodoro na década de 1950/ Fonte: Estadão

 

O Luxo Contemporâneo e a Hotelaria do Século XXI

 

A partir das décadas de 1970 e 1980, São Paulo viu o surgimento de hotéis que redefiniram o conceito de luxo, como o Maksoud Plaza, o Caesar Park, o Sheraton e o Metropolitan Plaza. Estabelecimentos que até hoje encantam e atraem hóspedes do mundo todo.

Elevador panorâmico da cidade no hotel Maksoud Plaza/ Fonte: Maksoud Plaza

 

 

A Consolidação no Novo Milênio

 

Nos anos 1990 e 2000, a indústria hoteleira brasileira consolidou-se, impulsionada pelo Plano Real. Hotéis de luxo como o Meliá, Renaissance e Sofitel surgiram em São Paulo, assim como um complexo de cinco hotéis na Costa do Sauípe, Bahia. Grandes cadeias internacionais também investiram no país, como a aquisição da rede Caesar Park pelo grupo mexicano Posadas e a inauguração do novo Hotel Hilton em São Paulo.

 

Assim, São Paulo continua a evoluir como um polo de hospitalidade, combinando a tradição de seus icônicos hotéis históricos com o luxo contemporâneo e as comodidades dos novos empreendimentos.

 

Seja você um viajante em busca de experiências únicas ou um turista de negócios em busca de conforto e sofisticação, São Paulo certamente oferecerá a estada perfeita para você.

 

Até o próximo destino de nossas aventuras!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Madonna: superação e dedicação

Por Teo Gelson  A cantora Madonna, quando estava com seus 64 anos, passou por um período delicado de saúde que a levou a ser internada...

Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada

Por Redação  Teatro Gamboa tem temporada de peça premiada com relato de personagem LGBTQIAPN+ ao longo de maio Em maio de 2019, estreava em Salvador, no...

Dia do Auditor Fiscal no Estado da Bahia agora é oficial

Por Redação Agora é lei: Governo da Bahia sanciona Dia do Auditor Fiscal no estado O Diário Oficial da Bahia publicou, na sexta-feira (26), a lei...

Dia do Trabalhador: tem futebol? Sim, senhor

Copa do Brasil é o destaque do futebol    Nesse meio de semana o destaque é a terceira fase da Copa do Brasil, que em virtude...