Por Nelsinho Toledo
Dedico minha coluna de hoje à minha amiga de Votorantim SP ( minha cidade ) , a professora Heide Belini, que sempre adorou os filmes de Shirley Temple , a mais famosa estrela mirim do cinema.
Shirley Temple nasceu em abril de 1928, em Santa Mônica, na Califórnia ( minha falecida mãe , Grácia , também nasceu em abril de 1928 e era fã de Shirley Temple).
Na década de 1930, a Grande Depressão Americana afetou profundamente a indústria cinematográfica norte-americana . Dezenas de pequenos estúdios de cinema de Hollywood faliram e fecharam suas portas.
Os oito grandes estúdios existentes na época conseguiram sobreviver, cada um tendo uma “arma secreta” para isso. Diz a lenda, que a pequena Shirley Temple , sozinha, com seus filmes , conseguiu salvar a Fox da falência na época.
Em 1935, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood concedeu a Shrirley Temple um Oscar especial.
Quando ficou adulta, Shirley perdeu seu encanto e não conseguiu o mesmo sucesso que tinha quando era criança. Já adulta, seu filme mais famoso foi “Forte Apache”, também conhecido no Brasil pelo título “Sangue de Heróis” . Os três primeiros nomes de astros que aparecem nos créditos de abertura do filme são os de John Wayne, Henry Fonda e Shirley Temple.
“Forte Apache” foi lançado em 1948. Três anos antes , Shirley Temple casou-se com o ator John Agar , que também está presente no filme. O casamento de Shirley com John Agar terminou em divórcio no ano de 1950. Eles tiveram uma filha : Linda Susan Agar, nascida em janeiro de 1948.
O filme “Fote Apache” foi lançado em DVD no Brasil e também está disponível, gratuitamente , no YouTube, em versão dublada em português.
Shirley Temple faleceu em 10 de fevereiro de 2014, aos 85 anos de idade.
Meus amigos, peço a vocês que conheçam e se inscrevam em meu canal no YouTube www.youtube.com/nelsontoledofilho e acompanhem meu programa Falando de Cinema pela Rede SDP TV, toda sexta-feira, às 23h, horário de Brasília. Sigam nas redes sociais @redesdptv e @portalsomdepapo. Um abração a todos.
Créditos das fotos : Fox.