sexta-feira, agosto 19, 2022
Home Destaques Você está cultivando as Raízes da Estagnação?

Você está cultivando as Raízes da Estagnação?

   Por Dôra Paiva

 

Quando falamos de Estagnação, estamos nos referindo a uma qualidade de energia, que tem como significado: a ausência completa de movimento ou atividade; paralisação.  Ela é sinônimo de Marasmo e de Inércia. Na Estagnação, ficamos parados no tempo e na incapacidade de evoluir. Seja na vida amorosa, profissional e ou emocional. E o mais interessante de tudo isso, é que no momento em que as coisas mais simplórias, se tornam mais difíceis e sacrificiais, é que nos damos conta da sua presença.

Momentos de Estagnação durante a nossa vida, podem acontecer principalmente, quando buscamos a superação de um grande desafio. Porém é preciso que fique bem claro para todos, que nós não poderemos, de forma alguma e sob qualquer pretexto, cultivarmos as chamadas Raízes da Estagnação. Esses processos de Estagnação, quando instalados, carecem imediatamente do auxílio precioso de um profissional da área da Psicologia.

Os psicólogos, são verdadeiramente aqueles devotados e incansáveis trabalhadores, dessa seara. Eles desempenham a difícil tarefa de manter o equilíbrio e o centramento das pessoas, através das diversas técnicas, a serem aplicadas, a depender de cada caso. Eles são os verdadeiros Despertadores, que irão nos auxiliar, na implantação das devidas e necessárias mudanças, visando a obtenção de resultados positivos e satisfatórios.

Uma pessoa que cultiva e alimenta as Raízes da Estagnação, fica travada, parada no tempo. Nesse processo, ela não evolui e também não se organiza para reverter a sua situação.  Daí, percebermos que há uma necessidade emergencial, da utilização do trabalho desse profissional, para que ele “destrave” esses bloqueios e tenha condições de acionar os “gatilhos” da mudança.  Comparamos a pessoa que alimenta em si, as Raízes da Estagnação, ao trabalho dos Hamsters em sua roda gigante, onde eles correm, sem saírem do lugar.

As Raízes da Estagnação, surgem e se instalam sorrateiramente, sem serem identificadas de forma imediata.  Isso acontece por que elas estão, logo abaixo da superfície, escondidas no subsolo, que nesse caso concreto, essa superfície nada mais é, que o nosso Corpo. Corpo esse que apresenta os resultados, desse procedimento. Assim sendo, essas Raízes, são elementos deveramente perigosos e ardis. Por isso, é que perguntamos de forma clara e objetiva: Quais são as consequências que surgem nas pessoas, que cultivam as Raízes da Estagnação?

Vamos listar aqui, algumas das consequências que se apresentam constantemente para as pessoas que cultivam as Raízes da Estagnação.  Essas são consideradas as mais comuns e mais frequentes. Entre elas poderemos citar: a Frustração; a Irritabilidade; a Queda da autoestima; a ausência de Autoconfiança e a temida Depressão.

  1. Frustração: essa é uma situação que se configura, quando acontece algum evento e admitimos ser preciso tomar decisões organizadas. Assim como também, em função das escolhas que fizemos e que não foram as mais acertadas.
  2. Irritabilidade- ela surge com o descontentamento devido a algumas questões que poderíamos ter elaborado e trabalhado com maior atenção, para que elas fossem mais estruturadas.
  3. Queda da autoestima – é preciso pensar positivamente e fazer o melhor desempenho. É fundamental nessa situação, parar de sentir-se incapacitado para as resoluções a serem administradas.
  4. Autoconfiança – vamos buscar os pensamentos positivos e encorajadores, para solucionar algumas situações. Acredite no seu potencial e faça a virada da chave, da sua vida.
  5. Depressão- seja realista, encare a sua vida com coragem e precisão. Saia da sua zona de conforto e busque novas perspectivas. Tome uma atitude correta e coerente. Arrisque sem medo e sem restrições. Seja firme e não se deixe abater por algumas adversidades. Entrar em Depressão, não vai auxiliar e nem amenizar o seu processo.

 

Quebrar a energia da Estagnação, poderá levar algum tempo, porém será preciso perseverar e buscar com muita atenção, as soluções para as situações que estão presentes na vida que se tem. Ou seja, repense os seus objetivos, esse sim é um excelente e eficaz elixir para sair da Estagnação. Uma outra estratégia a ser adotada é: libertar-se do passado, não se apegue aos fatos que já aconteceram. Livre-se das crenças limitantes e viva a vida que se deseja viver.  Pense nisso carinhosamente. Namastê.

 

Referências bibliográficas:

Texto: www.psicologoeterapia.com.br; www.sbcoaching.com.br

Imagem: www.amentemaravilhosa.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Marisa Monte

Nascida no Rio de Janeiro, no dia 1º de julho de 1967, Marisa Monte desde cedo demonstrou interesse por música e, ainda criança, fez...

A importância da escovação dos dentes dos pets

A escovação dos dentes é de suma importante na fase inicial da vida. É desde pequeno que devemos criar o habito, a rotina de escovar....

uma mensagem de cura emocional no novo clipe de Sylvestra Bianchi!

A cantora curitibana lançou no seu canal do YouTube o vídeo da música “Adoça a Alma”. Criadora do Rock Cósmico, chega com a primeira música...

FILMAGENS PELAS RUAS DE LOS ANGELES

Por Nelsinho Toledo As filmagens das produções realizadas pelos Estúdios de Cinema de Hollywood não se limitam ao interior dos estúdios . Na verdade , toda...