quarta-feira, abril 24, 2024
Home Destaques Você já ouviu falar em Eneagrama? Sabe o que é ele?

Você já ouviu falar em Eneagrama? Sabe o que é ele?

Por Auxiliadora Paiva

ENEAGRAMA é uma figura geométrica com capacidade de permitir e auxiliar, a todos nós, que buscamos o entendimento dos nossos pontos de fraquezas e das nossas limitações. Assim como também, ele atua sobre os nossos pontos fortes, na busca da grande descoberta de quem SOMOS. Ele é mais uma ferramenta terapêutica, que nos convida a fazer um grande mergulho na SEARA DO AUTOCONHECIMENTO.
Afinal, o que é o ENEAGRAMA? Qual é a sua composição real?
Ele é uma estrutura que se apresenta, com a seguinte configuração: 1. um CÍRCULO EXTERNO, que representa a UNIDADE; 2. um TRI NGULO EQUILÁTERO, representando a TRINDADE; 3. uma HEXADE, que é uma figura de 6 pontos.
2. 3. O ENEAGRAMA
Qual é a origem do ENEAGRAMA? Como ele surgiu?
A palavra ENEAGRAMA, deriva do grego ENNEA, que significa NOVE, e de GRAMMOS, que é figura ou desenho. Portanto traduzindo, temos Figura de Nove Pontas. Há registros que afirmam que ele foi criado há mais de 5 mil anos. Porém a sua utilização como estudo dos comportamentos humanos, é datado a partir do século IV. Os estudos foram aprimorados pelos monges do Cristianismo, entre eles Antônio Alexandria e Evagrius Ponticus. Porém foi o filósofo boliviano Oscar Ichazo, quem identificou o simbolismo da natureza humana. Com o surgimento da Psicologia, por volta de 1870, é que ele passou a ser utilizado como avaliador da personalidade das pessoas.
Quais são os tipos de ENEAGRAMA que conhecemos? Já sabemos que são 9 arquétipos conhecidos. Vamos descrevê- los resumidamente, logo abaixo:

1.O PERFECCIONISTA: como o seu próprio nome diz, é aquele que sempre está em busca da Perfeição. Tem disciplina, porém é muito exigente consigo e com os outros. Acabam machucando alguém, mesmo sem querer, em razão desse traço. Seu lema “Tenho Razão”.
2.O AJUDANTE: gosta de ajudar nas necessidades do outro, porém adora ser reconhecido e agradecido por isso. Pensa mais no outro, do que em si. Seu lema: “Eu Ajudo”.
3.O REALIZADOR: vencer é o seu maior objetivo, pois está sempre em busca do sucesso e das realizações. Muito vaidoso, preocupa-se muito com a forma de transmissão da sua imagem. Seu lema: “ Tenho êxito”.
4.O INDIVIDUALISTA: se isola para obtenção de boas idéias. Acredita que consegue fazer tudo, sem a ajuda do outro. Por esse detalhe, ele acaba se isolando e tornando-se bastante introspectivo. Seu lema: “Sou diferente”.
5.O INVESTIGADOR: é aquele que observa muito, as coisas que acontecem. Antes de se envolver, prefere compreender e entender a situação. Por isso, em várias vezes, peca por omissão de opinião. Seu lema: “ Eu Sei”.
6.O GUARDIÃO: gosta de alcançar resultados com segurança. É um grande observador das coisas e situações. É sempre uma pessoa muito confiável. Seu lema: “Faço o meu dever”.
7.O ENTUSIASTA: vive afirmando que nada lhe abala. Está sempre alegre e em disponibilidade para encarar novas idéias e novos planos. Tem um alto astral reinante. Seu lema: “Sou Feliz”.
8.O ESTRATEGISTA: são líderes natos. Costumam querer ter o controle de todos e de tudo. Criam estratégias bastantes elaboradas, para obtenção de bons resultados. São grandes gestores. Seu lema: “Sou Forte”.
9.O MEDIADOR: busca veementemente a paz e a harmonia. A resolução dos conflitos, é a sua principal meta. Não são muito favoráveis ao processo de mudanças. Apreciam a manutenção das estruturas vigentes. Seu lema: “Estou Satisfeito”.
Resumidamente, listamos os assim denominados ENEATIPOS. Eles são aquelas características da Personalidade, que desenvolvemos durante a nossa trajetória de vida. É claro que precisaremos investir com muita seriedade, na busca dessa descoberta. O processo de AUTOCONHECIMENTO, é uma tarefa que vai requerer de todos nós: DEDICAÇÃO- SERIEDADE- COMPROMISSO-INVESTIMENTO. Para que essa descoberta seja plenamente efetivada, precisaremos inicialmente, REALIZAR O TESTE ENEAGRAMA. Esse teste é composto de 40 perguntas pessoais, bastantes diversificadas.
QUEM PODE APLICAR? Os Psicólogos, são os profissionais capacitados para essa tarefa. Tarefa que requer bastante habilidade na sua aplicação. Pois os resultados carecem de maiores esclarecimentos.
QUAIS SÃO OS MAIORES RISCOS? O risco maior fica por conta da nossa curiosidade, quando partimos para fazer uma avaliação desse quilate, através de testes da Internet. Eles são apenas, um resumo, uma pequena mostra do real conteúdo. Assim como também, é um risco muito grande, fazer a aplicação do teste por pessoas não habilitadas para tal. Fuja dos denominados profissionais NESCAFÉ. Que são aqueles que estão prontos INSTANT NEAMENTE.
Segundo George Gurdjieff, filosofo armênio, que apresentou a figura do ENEAGRAMA, ao mundo moderno, no início do século passado, como uma proposta de filosofia do AUTOCONHECIMENTO PROFUNDO. Para ele: “O Eneagrama é o caminho para quem quer verdadeiramente Ser e Viver a sua natureza”. Pense nisso.
Namastê.

*Auxiliadora Paiva atua como Terapeuta Holística.
Referências.
Texto: www.segredosdomundo.r7.com
www.meueneagrama.com
Imagem: www.segredosdomundo.r7.com

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui

Mais Lidas

Campeonatos Continentais neste meio de semana

Por Fernando Francisco  Nesse meio de semana é de campeonatos continentais ou seja de Sul Americana e Libertadores. Pela Sul Americana tivemos na terça dia 23/04...

Conversa com a Plus: Jéssica Aparecida de Lucas

Por Paula Furtado  Hoje o Portal conversou com a linda e atuante Jéssica, estudante de psicologia, que trouxe ideias sensíveis para que todas nós possamos...

Miss Marple: dos livros de Agatha Christie para os filmes

Por Nelsinho Toledo    Na literatura policial há um predomínio de detetives homens. Mesmo em menor número, as detetives mulheres também brilham nos livros ,...

A Cultura Indígena no Brasil e sua importância existencial

Por Rogério Raimundo Vieira (ROGÉRIO FORMIG@) Os povos indígenas têm habitado o território brasileiro por milênios, desenvolvendo sociedades complexas, línguas, tradições e sistemas de conhecimento. A...