Por Psicólogo Paulo Roberto Reis
Instagram: @psipaulorobertoreis
A saúde mental é uma das pautas mais discutidas no momento. Falar sobre saúde mental é tratar sobre qualidade de vida e bem-estar. Através dessa perspectiva, a alimentação não exerce influência apenas na saúde física, mas, também na saúde mental. É preciso compreendermos melhor como esses dois fatores se relacionam, bem como o impacto de uma alimentação saudável na saúde mental.
O cérebro humano necessita de nutrientes para funcionar bem. Esses nutrientes são responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de alguns neurotransmissores, como, a comunicação neural – exemplos: serotonina e dopamina, que são associadas ao humor. Nesse sentido, a alimentação impacta diretamente na saúde dos neurônios. Quando a alimentação não está saudável, uma série de transtornos mentais podem ser gerados, desde os distúrbios alimentares até mesmo a depressão e a ansiedade.
A carência de determinadas vitaminas pode ocasionar fadiga, letargia, bem como sintomas psicóticos. Alguns estudos sugerem uma relação entre o estado emocional e os hábitos alimentares, apontando que deficiências nutricionais podem contribuir para o desenvolvimento de vários transtornos mentais, desregulando o sistema emocional e gerando dificuldades de atenção, pensamento, memória e linguagem.
Assim, para tratarmos de transtornos mentais não basta apenas o uso de medicamentos e a psicoterapia. Precisamos entender que o ser humano é um todo. Esse olhar integral deve contemplar o estilo de vida da pessoa, sobretudo sua alimentação. Diante disso, destacamos a importância de uma alimentação saudável, pois ela pode auxiliar tanto na prevenção quanto no tratamento de transtornos mentais.
Um padrão de alimentação saudável é uma das chaves para uma boa saúde mental. Uma alimentação diversificada, equilibrada e longe de produtos ultraprocessados pode fazer a diferença na vida de quem busca qualidade de vida e bem-estar físico, psíquico espiritual e social. Cuide-se!
Reflexão autoral de Paulo Roberto Santos Reis Soares, mestrando em Estudos de Linguagens (UNEB), graduado em Psicologia e Teologia (UCSAL), pós-graduado em Gerontologia e Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC), e pós-graduando em Neuropsicologia. Atua como psicólogo clínico, com foco na saúde mental da pessoa idosa prestando atendimento online e presencial; psicólogo das organizações e do trabalho e palestrante.
Referência
Mattos, Ana Carolina Einsfeld; Rocha, Luciana Silva da; Rodrigues, Lovaine. Dialogando sobre alimentação e nutrição na saúde mental: Ações promotoras de saúde por meio de oficinas de horticultura. RASBRAN – Revista da Associação Brasileira de Nutrição. São Paulo, SP, Ano 9, n. 2, p. 17-24, Jul-Dez. 2018 – ISSN 2357-7894 (online).
IMAGEM: produzida via Inteligência Artificial (IA).