Por Wescley Farias
No período de 27 a 29 de setembro deste ano a Associação Brasileira das Agências de Viagens realizou no Rio de Janeiro uma das maiores feiras de negócios para o trade turístico. O Rio Centro foi o palco de grandes ações voltadas aos agentes de viagens e outros atores do cenário turístico.
O evento contou com uma programação extensa de três dias, contendo palestras, treinamentos e exposições de diversos estados do país e também de outros países como Marrocos, Peru, Argentina, dentre outros. No primeiro dia do evento, inclusive, teve um show do Diogo Nogueira marcando a abertura do evento na cidade carioca.
A ABAV expo é o momento onde todos os agentes do turismo se reúnem para trocar experiências e firmar as parcerias comerciais para garantir o melhor atendimento ao cliente final. Foram mais de 60 palestras divididas em 06 arenas envolvendo temas como a sustentabilidade, turismo LGBT, desenvolvimento de novos produtos e destinos turísticos, inovação, o metaverso e a inteligência artificial no turismo, empregabilidade no setor, dentre outros.
O evento foi um sucesso de público que lotou os dois pavilhões de exposição durante os três dias de realização. Marcou também um novo momento para os agentes de viagens, que nos últimos dias acabou ganhando uma certa desconfiança do cliente, devido aos fatos recentes de algumas empresas do segmento que vendiam passagens e hospedagens com preços bem abaixo da maioria do mercado.
Por outro lado, alguns agentes de viagens estão super satisfeitos, pois com o atendimento diferenciado e o acompanhamento na consultoria de turismo, desde a cotação até o retorno do cliente para sua residência, inclusive em agências Home Based que estão começando a dominar o mercado por ter um custo bem menor de operação, os últimos acontecimentos levou o cliente a querer uma conversa mais próxima na hora de fechar sua viagem, o que não acontecia nessas empresas que vendiam serviços turísticos com preços “promocionais”.
Para o cliente fica a seguinte reflexão: Quando você vai comprar um celular de uma marca bem famosa, por exemplo, e o aparelho custa em torno dos cinco mil reais e aparecem páginas vendendo por dois mil, logo há uma desconfiança, certo? Com o mercado do turismo é a mesma coisa, sempre que houver uma diferença exorbitante de valores nas cotações de pacotes de viagens com as mesmas características, certamente o cliente precisa se aprofundar na pesquisa, pois no final as contas não fecham e o resultado pode ser uma catástrofe como a que ocorreu nos últimos dias com alguns clientes que perderam seus investimentos em viagens, pensando que estavam em vantagem adquirindo esses tais “pacotes promocionais”.
Wescley Farias
Turismólogo, Consultor de Turismo e Guia de Turismo Nacional
Matéria enviada para coluna de Turismo do Som de Papo em 06/10/2023
Fontes:
• https://abavexpo.com.br
•https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/comecou-a-50a-edicao-da-abav-expo-2023-uma-das-maiores-feiras-de-turismo-da-america-latina